Trens noturnos para a Sicília: saiba a diferença entre as classes e cabines

Atualizado em

Tenho notado que é uma dúvida de muitos entender a diferença de classes e lugares dos trens noturnos para a Sicília. De fato, ao comprar uma passagem do Intercity Notte no site do Trenitalia, não há uma clara descrição do tipo de lugar que a pessoa está comprando. Por este motivo e para ajudar a quem decide utilizar esse tipo de transporte, vou tentar explicar como são os vagões dos trens noturnos que viajam para a Sicília.

Os trens Intercity Notte que cruzam a Itália e vêm para a Sicília são divididos em duas classes principais, primeira e segunda, mas isto não está tão claro no site do Trenitalia. Na primeira classe estão os vagões com cabines para 1 ou 2 pessoas, na segunda os compartimentos ou “cuccette” para 3 ou 4 pessoas.


Seguros Promo

Ao entrar no site do Trenitalia para comprar uma passagem de trem para a Sicília, a primeira coisa a se fazer é clicar na aba “TUTTI I TRENI”, uma vez que os trens “Frecce” não chegam até aqui. Para ficar mais fácil, simulei uma compra e fiz o print screen das telas.

trenitalia1

Após clicar em “CERCA” (procurar), irá aparecer a seguinte tela com as opções de trens disponíveis:

trenitalia2
Preste atenção ao escolher o trem. Este indicado com a seta foi o que escolhi, por ser direto. Observe que nos outros casos tem escrito “soluzione con cambio”, o que quer dizer que você terá que trocar de trem (no primeiro caso, a troca seria na estação de Nápoles. No segundo, na estação de Messina). Após escolher o trem, clique em “seleziona” (à direita).
trens para a sicília
É no campo indicado pela seta verde que você irá escolher o tipo de lugar que prefere. Indico à seguir quais são as opções disponíveis para o trem InterCity Notte que vem para a Sicília.

 

1) Posto Singolo

É uma cabine privativa, exclusiva para uma pessoa. Por este motivo é o lugar que custa mais caro. Nela há lençóis, um travesseiro e uma pequena pia.

 

2) Posto Doppio

Cabine para duas pessoas com camas sobrepostas, lençóis, travesseiro e uma pia. Se você viaja em dupla, pode comprar a cabine inteira, mas se viaja sozinho, terá que dividí-la com outro passageiro. Na hora de comprar as passagens, há as opções “Posto Doppio Uomo” (cabine para dois homens), “Posto Doppio Donna” (cabine para duas mulheres) e “Posto Doppio Compartimento Intero” (cabine inteira).

 

3) Compartimento 3 Letti

Um compartimento de segunda classe para três pessoas, com camas sobrepostas. Vale a mesma regra de gênero das cabines citadas anteriormente (homens, mulheres, mista) e você escolhe onde quer a cama: na posição mais baixa, no meio ou no alto.

 

4) Cuccette C4 Comfort

As cuccette são cabines de segunda classe e aquelas C4 possuem capacidade para 4 pessoas. Quem viaja sozinho tem a opção de escolher as cabines para homens, para mulheres ou mistas. Neste tipo de cabine, as poltronas se abrem e formam as camas, duas de um lado e duas de outro. Também é possível escolher se prefere a cama de cima ou de baixo.

trens para a Sicília
Uma “cuccetta” com as camas já formadas. Foto: ferrovie.it

Nas cuccette, os lençóis fornecidos são de tnt, não há travesseiros e há a grande desvantagem de ter que dormir com outros três perfeitos desconhecidos (a menos que você não esteja viajando com outros três amigos/parentes!). No entanto, é a cabine mais econômica disponível nos trens noturnos.

Todas as cabines podem ser trancadas por dentro e há um vigilante em cada vagão. As opiniões sobre os trens noturnos são bastante contraditórias, mas ainda são uma boa opção para quem não quer ou não pode viajar de avião.

 

ASICILIA5

Veja Também

aeroporto de palermo

Aeroporto de Palermo: como chegar, sair e outras dicas

Atualizado em 18/10/2019O Aeroporto de Palermo, ou melhor, Aeroporto Internazionale Falcone e Borsellino di Palermo-Punta …

52 comentários

  1. Olá Patrícia, parabéns pelo excelente blog, imprescindível para quem deseja conhecer a Sicília. Estou planejando uma viagem pelo sul da Itália e saio de Salerno para a Sicília – Catania ou Taormina. Pesquisando as opções e levando em consideração a distancia e o tempo de deslocamento, o trem noturno parece perfeito. Por outro lado, tem a questão da segurança e desconforto. Há também a opção dos ônibus noturnos – Salemi e Flixbus. Nunca viajei de ônibus na Itália e a minha pergunta é se seria uma opção segura e um pouco mais confortável. Viajo sozinha. Obrigada!

    • Patricia Kalil

      Oi Maritza,

      Os ônibus são seguros, sim, muito mais que os trens. No caso do trem, se optar por ele, te aconselharia pegar uma cabine individual somente para você. Assim você tem sua privacidade, pode guardar sua bagagem e não fica com a preocupação de ter que dormir num mesmo compartimento com estranhos.

      Um abraço,

      Patricia

  2. Oii Patrícia!
    Primeiramente seu blog é otimo. Me ajuda bastaaaante já que estou morando na Sicília – Messina.
    Eu voltarei para o Brasil final de janeiro saindo por Roma. Dei bobeira de não ter comprado a passagem (CTA- FCO) junto com a minha volta para o Brasil. Aí vem a minha dúvida. Estarei com duas malas de 23kg e uma de mão. Como passagens de avião estou achando bem caras para incluir minhas malas(minha mudança haha) pensei em ir de trem noturno.
    Como posso fazer com minhas malas e para comprar uma das cabines?
    Já li que muitas malas atrapalham ficar em cabines com 4 pessoas e tal.
    Não sei como proceder… Se compro as duas passagens pra ter um doppio intero, mas correndo o risco dos funcionários dos trem colocarem uma pessoa lá vendo que só eu embarquei…
    Você pode me ajudar? 🙂
    Obrigadaaa, beijoss

    • Patricia Kalil

      Oi Lais,

      Te aconselho a comprar o “posto singolo”, que é para uma pessoa só. Vai ficar um pouco apertado, mas você vai sozinha na cabine e é mais seguro também.
      Outra dica que dou é que, se possível saia um dia antes, porque você precisa levar em consideração os atrasos do trem.

      Você olhou os valores com a Vueling e com a Ryanair? Normalmente os preços são bem em conta.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Olá ! ! Li seus comentários sobre trens. Nunca fiz essa viagem, mas gostaria muito de fazer. Porém pretendo sair de Roma para Sicilia com meus pais idosos (80 anos) Você recomendaria a viagem noturna ?
    Meus avós vieram para o Brasil da Sicília, por isso ir com eles lá.E a viagem deverá ser no verão, pois a idade já não permite que façam viagens com temperaturas baixas. Um abraço, obrigada por me responder.
    Malu.

    • Patricia Kalil

      Olá Malu,

      Não recomendo por nada nesse mundo a viagem no trem noturno, principalmente porque você estará viajando com seus pais idosos. Trata-se de uma viagem de 10-12 horas em um trem que não é confortável, portanto é extremamente cansativa. Te sugiro optar pela viagem de avião, que dura apenas 1 hora. Você encontra passagens aéreas com preços ótimos.

      Um abraço,

      Patricia

  4. Alexandre Cardoso

    Olá Patricia, boa noite! Adorei seu tópico sobre os trens noturnos, fantástico. Tire uma dúvida minha, por favor. Estava lendo os comentários e sua reposta, e minha dúvida é sobre o compartimento 3 letti no trem noturno da Trenitalia. A viagem será feita comigo e meu pai, e vou comprar passagens de Roma a Veneza. Essa cabine é privativa, ou seja, comprarei duas passagens, o terceiro lugar ficará vago ou poderá entrar um estranho?

    • Patricia Kalil

      Olá Alexandre,

      Você não conseguirá concluir a compra porque para comprar o compartimento 3 letti, o número de passageiros deve ser três. A Trenitalia não deixa comprar esse tipo de cabine somente para duas pessoas. Você teria que comprar, se quiser uma cabine privativa para dois, o Posto Doppio.

      Um abraço,

      Patricia

  5. Oi Patrícia boa noite tô cheia de dúvidas kk vamos de Roma para Reggio Calabria eu minha nora meu marido é duas crianças meu filho comprou as passagens tá assim economizamos 2° classe carrozza 3 lugares 84/83 eu meu marido é minha nora e as crianças 71/72 como é isso cabine ou poltrona ? Vamos ficar longe ? Dá para alterar ? Temos as malas ainda para cuidar kkk este carrinho posso alugar no aeroporto já pego o primeiro trem lá após este pode me ajudar ?

    • Patricia Kalil

      Olá Katia,

      Não posso te ajudar sem saber o que tava escrito na sua passagem. Se tiver escrito “posti a sedere”, quer dizer que são poltronas (6 lugares em uma cabine). Se tiver escrito “compartimento 3 letti”, é uma cabine com três camas. Se tiver escrito Cuccette, são cabines com cama mas não privativas.

      Se for um trem diurno, certamente se trata de poltronas.

      Um abraço,

      Patricia

  6. Olá Patricia.
    Você poderia me explicar um pouco a diferença de cobertas e lençóis entre C4 e a Cabine Tripla? O que vem na Coucette C4? Qualidade?

    Outro ponto.. estamos viajando em 3 pessoas, seleciono super econômica nas primeiras duas e na terceira a tarifa muda para BASE. Você sabe porque isso?

    Obrigado ^^

    • Patricia Kalil

      Olá Maicon!

      A diferença básica entre a Cuccette C4 e a Cabine tripla é basicamente uma: PRIVACIDADE. A cabine tripla será somente de vocês, privativa, enquanto a quarta cama da cuccette será ocupada por um desconhecido (a menos que o trem esteja vazio). Além disso, vocês poderão se trancar na cabine tripla, sendo por isso mais segura.

      Quanto à tarifa, certamente há somente dois bilhetes de super economica disponíveis, por isso a terceira vai pra base. Eles colocam pouquíssimas passagens com esse tipo de tarifa.

      Espero ter ajudado!

      Um abraço,

      Patricia

  7. Nora Corrêa

    Patrícia, estou indo com um amigo de Milão para Sapri e vou tentar comprar duas cabines individuais comunicantes. Até aí tudo bem né? Então a minha dúvida é a seguinte: Pelo que eu entendi em cada cabine há uma pequena pia, mas e o vaso sanitário??? Onde fica??? Num banheiro para todas as cabines??? E em geral é sujo ou limpo??? Aguardo notícias e muito obrigada, Nora

    • Patricia Kalil

      Oi Nora!

      Eh, infelizmente os banheiros são para todo mundo. E, por isso, depois de muitas horas de viagem (visto que é muito longa), eles ficam sujos sim.
      Uma pergunta: você cogitou a possibilidade de ir de trem de alta velocidade até Napoli e de lá seguir para Sapri com outro trem? A viagem dura bem menos e comprando com antecência há ótimas promoções.

      Um abraço,

      Patricia

  8. Lucas Monteiro da Silva

    Ajudou imensamente! Desconsidere a minha última pergunta pois quando formulara, nao havia visto a tua resposta!

    Concordo contigo de que o melhor seja comprar dois “compartimento 3 letti”. No campo “COMPARTIMENTI COMUNICANTI” está marcado, como padrão, a opção “NO”.
    a) Devo deixar assim? rs

    Por fim, o site do trenitalia nao deixa eu comprar passagens diretamente para 6 (limita ao maximo de 5). Entao imagino que o melhor seja comprar primeiro para 3, e depois, para os outros 3.

    Mudando de assunto:
    Olha só que interessante. Quando selecionava “compartimento 3 letti intero” ele alterava para “Offerta Economy” e ficava por 59 Euros. Simplesmente troquei para “Offerta Super Economy” e ficou por 49 Euros. (Com euro a R$ 4,00 ja da uma diferença enorme)… rs

    Muito obrigado Patricia 😉

    • Patricia Kalil

      Oi Lucas,

      Imagino que você tá comprando as passagens com antecedência, porque esse preço tá ótimo!

      Bem, essa parte do “compartimenti comunicanti” serve quando a pessoa compra duas cabines e quer que elas sejam interligadas, mas você vai comprá-las separadamente, então não sei como funcionaria nesse caso, não sei mesmo. Tente colocar “sim” pra ver se consegue comprar um compartimento ao lado do outro! (não tenho certeza se isso dá certo rsrs).

      Verdade, tem esse limite de 5 pessoas, então é melhor comprar primeiro um compartimento, depois o outro.

      Um abração e boa viagem!

      • Oi Patricia,
        Continuo encantada com seu carinho com os viajantes. Não esqueço do seu carinho conosco em 2017. Penso em retornar a Sicilia para conhecer a outra parte q não conheci. Amei essa explicação sobre os trens.
        Beijos até a próxima

        • Patricia Kalil

          Oi Vera,

          Que bom ver você por aqui.
          Retorne mesmo, ainda há muito para conhecer!

          Um abraço,

          Patricia

  9. Lucas Monteiro da Silva

    Ao simular no TrenItalia uma compra de compartimento 3 letti intero para cada um de nós 3, sairia 59 Euros por pessoa. Total: 187 Euros.

    Mas eu acho estranho uma coisa: Se uma pessoa, sozinha, comprasse um “compartimento 3 letti intero”, ela ficaria sozinha no compartimento? Porque no site consta que ela pagaria os mesmos 59 Euros.

    Pelo que entendi, mesmo sobrem “assentos” no compartimento, o valor pago é o mesmo?

    Rss… como voce percebe, tenho muitas dúvidas…mas agora vou parar te parar de te bombardear de perguntas.

    Obrigado.

  10. Lucas Monteiro da Silva

    Patrícia, muito obrigado pelas dicas, mas ainda tenho algumas dúvidas ao comprar passagem pelo trenitalia. Talvez você possa me auxiliar.

    Viajaremos em 6 pessoas e a intenção é viajarmos todos juntos. Pelo que vi, seria possível viajarmos de três maneiras:

    a) 2 de nós no “Posto Doppio” e os outros 4 no “Cuccette C4 Comfort”
    b) 3 de nós no “Compartimento 3 Letti” e os outros 3 em outro “Compartimento 3 Letti”.
    c) 3 de nós no “Compartimento 3 Letti” e os outros 3 no “Cuccette C4 Comfort”

    A minha dúvida seria no momento da compra:
    1- Se quero, por exemplo, comprar tickets para 3 de nós no “compartimento 3 letti”. Devo selecionar compartimento 3 letti intero para cada um de nós ?

    2- Em outro caso, se quisesse comprar para 3 de nós no “Cuccette C4 Comfort” (portanto, sobrando um lugar), bastaria que selecionasse a opção “Cuccette C4 Comfort compartimento intero” para cada um de nós? Não precisaríamos pagar pelo assento extra que viria a sobrar ?

    Desde já sou imensamente agradecido. Muito parabéns pelo blog!

    Lucas Monteiro

    • Patricia Kalil

      Oi Lucas!

      Vamos ver se consigo responder a todas as suas perguntas:

      R1) Sim, você DEVE selecionar compartimento 3 letti intero para cada um dos passageiros. Assim, todos ficarão no mesmo compartimento. A mesma coisa funciona se você for comprar o posto doppio (tem que selecionar posto doppio para as duas pessoas).

      R2) O site do Trenitalia não vai deixar você comprar o inteiro compartimento C4 somente para 3 pessoas. Quando você passar para a página seguinte, vai aparecer uma mensagem de erro dizendo que o número de passageiros deve ser igual ao número de lugares na cabine, ou seja, 4. Por isso, só te resta escolher entre as opções “a” e “b” que você citou acima. E se posso dar uma sugestão, o melhor é comprar 2 compartimentos 3 letti, porque assim vocês ficam perto. Se comprarem um doppio e um cuccette, é provável que vocês fiquem até em vagões diferentes.

      Ah, o único jeito de comprar um cuccette C4 para 3 pessoas é escolher o “promiscuo”, mas aí o quarto lugar vai ser ocupado por um estranho. 🙂

      Bem, espero ter ajudado!

      Um abraço,

      Patricia

  11. Francisco Costa

    Patricia, estou pegando muitas dicas suas pois vou para Sicilia no final de maio com minha esposa. Estou tentando comprar a passagem do trem noturno de Catania a Napoles. Vi as suas explicações mas ainda não entendi o significado de “posto doppio – compartimento intero”. Isso porque se os dois passageiros vão estar na mesma cabine, por que teria a opção de “COMPARTIMENTI COMUNICANTI”?
    Obrigado pela atenção que vc dá a todas as pessoas que lhe escrevem

    • Patricia Kalil

      Oi Francisco,

      Que bom que o blog está sendo útil!
      Bem, a opção “compartimenti comunicanti” é para quem compra dois compartimentos separados, mas quer que eles sejam comunicantes.Se você está viajando só com sua esposa, basta não escolher essa opção, aí a sua cabine não será ligada a nenhuma outra.

      Um abraço,

      Patricia

      • Francisco Costa

        Obrigado. Eu achava que podia ser isso, mas precisava ter certeza. É uma daquelas questões simples que não se encontra a resposta fácilmente.

  12. Olá, Patrícia. Vou de Nápoles a Taormina com uma amiga. Estamos bem receosas sobre o trem noturno. Há uma diferença de 20 euros entre posto doppio e o cuccette. Você acha que vale a pena uma cabine para nós duas? Coloquei a opção cuceette C4 Comfort Comprt. intero e o valor permaneceu o mesmo de individual. Não quero ficar numa cabine com homens estranhos. Obrigada. O site é ótimo, sempre com boas dicas. 🙂

    • Patricia Kalil

      Olá Marcia,

      Não recomendo o cuccette, principalmente para mulheres. Você nunca sabe quem vai ser seus companheiros de cabine, se pessoas fedorentas, mal educadas, gente que ronca, que tira os sapatos, enfim, já ouvi relatos terríveis sobre isso. Se a diferença não é muita, pegue uma cabine dupla para você e a sua amiga. Vocês se trancam lá dentro e dormem em paz. Pela manhã ainda recebem um lanchinho.

      Um abraço e volte sempre! 🙂

      Patricia

  13. Olá Patricia! Queria muito sua ajuda. Estou indo fazer minha primeira viagem a europa e vou com o meu namorado de Roma à Veneza. Nosso orçamento é baixo e estou tentando escolher a opção mais barata e segura. Se eu pegar dois lugares para nós num vagão de quatro misto será que pode ser perigoso para mim, afinal n sei que tipo de pessoas podem ocupar o vagão?
    Me ajude a escolher, porfavor?!

    • Patricia Kalil

      Oi Paulini,

      Perigoso poderia ser se você estivesse sozinha, mas com seu namorado não. O que vai ser é desconfortável, porque já vi vários relatos de pessoas que não conseguiram dormir nem um pouco porque os companheiros de cabine fediam demais ou roncavam demais. Enfim, a cabine mista é uma caixinha de surpresas! Tenta ver se vocês não conseguem uma boa promoção (comprando com antecedência) de uma cabine dupla!
      Um abraço,
      Patricia

  14. Olá! uma dúvida! eu e meu namorado vamos viajar de veneza a roma! ao comprar o bilhete noturno, na pesquisa precisa colocar a opção de dois passageiros e depois cada um escolher a cabine dupla??? ou se somente eu comprar uma cabine dupla ele vai poder utilizá-la??? e outra, a opção 2ª classe seria somente poltrona?? dá uma diferença de 50 euros na opção de procura com 1 passageiro! obrigada!

    • Patricia Kalil

      Olá Vanessa,

      Para comprar uma cabine para vocês dois, é necessário selecionar “posto doppio – compartimento intero” e colocar a opção 2 passageiros. Se você tentar colocar um passageiro só, vai ver que vai dar erro na hora de comprar a cabine dupla, vai aparecer uma mensagem dizendo que o número de passageiros deve ser igual ao número de leitos da cabine.
      Sim, a segunda classe é somente a poltrona.

      Espero ter ajudado!

      Patricia

  15. Oi Patricia
    Obrigada pela ajuda!
    Achei agora a opção tre letti. Nossa estou numa dúvida incrível sôbre o retorno da Catânia….
    Vou pensar melhor e depois te conto….
    Agradeço a grande ajuda que você está me dando no planejamento dessa viagem.
    Suas dicas e esclarecimentos foram cruciais pra nós.
    Um grande abraço
    Beatriz

  16. Oi Patricia
    Tudo bem?
    Olha eu aqui de nôvo!
    Já tenho a ida pra Sicília de navio e resolvi voltar de trem até Roma.
    Como somos três pessoas e não achei cabine noturna tripla, pensri em pagar 4 lugares na Cuccete 4, dessa forma evito estranhos no espaço.
    Você acha boa opção? Tem outra sugestão?
    Nesse caso repito um nome na hora da compra ou coloco algum nome de uma pessoa conhecida q não vai?
    Mais uma vez muito obrigada pela grande ajuda
    Beatriz

    • Patricia Kalil

      Oi Beatriz!

      Imagino que você tenha escolhido um trem noturno (Intercity Notte). É estranho que não tenha mais disponível a cabine tripla (o nome no site é compartimento tre letti). Outra opção é você comprar um posto doppio + posto singolo (comunicantes), assim ficam duas cabines juntas com uma porta entre elas.
      Eu ouvi falar em um fórum (não é uma afirmação certa porque não posso comprovar se é verdade ou não) que, caso alguém compre os 4 lugares na Cuccette e um dos passageiros não viaje, existe a possibilidade que o funcionário do trem coloque lá outro passageiro qualquer. Isso porque a Cuccette C4 não é uma cabine privativa.
      Eu, no seu lugar, não encontrando o compartimento de três lugares, compraria a cabine dupla + a individual.

      Um abraço,

      Patricia

  17. Será que eu dou a sorte de dividir uma cabine com uma italiana bem bonita? hehehe! Brincadeirinha! Bom, Patricia querida … Explique-me, per favore, como funciona a travessia do estreito para a Sicília, para quem vai de trem. Obrigado!

    • Patricia Kalil

      Oi Tadeu!

      Não tem segredo! O trem vai entrar na balsa (uma especial, com trilhos), bem devagarzinho. Depois que tiver parado, os passageiros podem sair dos vagões e subirem até o deck do ferry. No entanto, na saída, todo mundo tem que tá dentro dos vagões de novo. Daí o trem continua até o destino final.
      Um abraço,
      Patricia

  18. Larissa Catossi

    Patricia!!!! De novo!!! Kkkkkkkk
    Comprei 2 bilhetes “doppio intero ” pra mim e meu marido, porém quando apareceu a confirmação os números são diferentes, então mesmo fazendo a compra de nós 2 de uma só vez, caiu em cabines separadas 🙁
    Aparece assim: carrozza 9 posto 45 alto
    E do meu marido: carrozza 9 posto 41 basso

    Será que tá separado mesmo??? Ou a numeração é diferente??? Bjo

    • Patricia Kalil

      Oi Larissa, não, vocês estão na mesma cabine. Seu marido está na cama de baixo e você na do alto! 😀

  19. Larissa Catossi

    Muito bom seu post!!!!
    Vi também que existe a opção 2 classe, seria uma poltrona tipo avião? vc sabe se reclina bem tipo de ônibus? se é seguro?

    • Patricia Kalil

      Oi Larissa,

      Nos trens diurnos, dá para viajar tranquilamente, mas eu não recomendo as poltronas para quem viaja com os trens noturnos, por dois motivos: 1) Não, elas não reclinam, o encosto fica na vertical mesmo; 2) Eu já viajei nas poltronas e não consegui fechar os olhos com medo que alguém roubasse as minhas coisas. Digamos que as poltronas à noite não são recomendáveis, principalmente se você estiver viajando sozinha.

      Um abraço,

      Patricia

  20. Oi Patricia! Estou ótimo!

    Obrigado pela resposta tão rápida. rs

    Eu vou viajar com 3 pessoas (são 4 no total). Eu ia comprar a cuccete com 4 lugares, mas não li boas recomendações sobre a mesma na internet, então resolvi que comprarei 2 cabines duplas. Existe a possibilidade que essas duas cabines se comuniquem entre si?

    Eu vou viajar com minha mãe, uma tia e minha namorada.

    E sim, ajudou! hahaha

    Esse seu blog é muito legal, acho que vou mandar outras perguntas em outras sessões daqui a pouco. rs

    Abraço,

    Victor Menezes

    • Patricia Kalil

      Ah Victor, entendi!
      Compre mesmo as cabines duplas porque as cuccete são péssimas. E compre-as “comunicanti”, assim, se por exemplo sua mãe precisar de você, ela não terá que sair da cabine dela, só terá que bater na porta interna!
      E se tiver mais dúvidas, pode perguntar mesmo!

      Um abraço

      Patricia

  21. Oi Patricia, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo blog. Eu vou pra Catania no fim do mês e vou usar vários conselhos seus na minha viagem. By the way, muito obrigado por disponibilizar tanta informação!

    Vc poderia me tirar uma dúvida?

    Na hora de comprar a cabine inteira do trem noturno aparece uma opção chamada “COMPARTIMENTI COMUNICANTI”. Eu já rodei a internet inteira e não consegui descobrir o significado prático dessa opção.

    O que seria isso? Vc poderia me ajudar?

    Desde já sou muito agradecido.

    Att,

    Victor Menezes

    • Patricia Kalil

      Oi Victor!

      Estou bem e você?

      “Compartimenti comunicanti” significa uma cabine com acesso a outra, comunicantes. Por exemplo, quando viajam 3 amigos, só que dois querem privacidade, mas ao mesmo tempo não querem ficar distante da 3ª pessoa, então compram duas cabines comunicantes. Quantas cabines você está comprando? Se não quer “comunicar” com ninguém, então escolha “compartimenti adiacenti”, ou se for uma opção a ser marcada, não a marque.

      Ajudei?

      Um abraço,

      Patricia

  22. Patyy, help!
    hehehe
    Fui comprar o posto singolo e apareceu assim : Biglietto modificabile prima della partenza con integrazione e non rimborsabile. Soggetto a disponibilità posti.
    Cotei a ofertta economy

    No caso só terá problema se eu quiser remarcar,né?E ta falando que é direto, pq antes desse cliquei em um q tinha cambio em napoles , esse apareceu palermo, roma sem cambio 09/01 !

    To pirando com esse trem hahaha!
    Brigada !Bjoos

    • patriciakalil

      Oi Nat,

      Isso. Ele pode ser modificado mas não reembolsado.
      Vc já comprou ou ainda vai comprar?

      • Ainda nao comprei …achei melhor falar com você primeiro, vc acha que vale a pena esse economy, não tenho intenção de alterar pq já ta engessado os hotéis !

  23. Demais,Paty!
    Seus posts sempre completos e essenciais pra quem está montando tudo !
    Eu tinha muitas duvidas sobre as classes , agora da pra emitir mais tranquila!
    Bjoos

    • Então advinhei, Nat! Que bom! 😀

      • Juliano Tonidande

        Poderia me dar uma ajuda. Eu queria uma cabine para 3 pessoas. Devo colocar 3 passageiros mais a opção 3 pers

        • Patricia Kalil

          Olá Juliano,

          Não sei se entendi sua pergunta, porque aparentemente saiu cortada.
          Quando você faz a busca de passagens, colocando 3 adultos, já vai aparecer todas as opções possíveis.
          A cabine para 3 pessoas chama-se “Compartimento 3 letti – intero”. Aí vc vai escolher a mesma opção para todos os passageiros.

          Espero ter ajudado!

          Um abraço,

          Patricia

Comente!