outono na sicília

Outono na Sicília: temperaturas e o que trazer na mala

É muito difícil prever como será o outono na Sicília. A cada ano temos outonos diferentes, uns mais chuvosos, outros quentes ao ponto de permitir um banho de mar. No entanto, uma coisa é certa: se você viaja para a Sicília nos meses de outubro e novembro, e espera encontrar aquelas paisagens em tons de amarelo e vermelho, o chão coberto por folhas secas, saiba que elas são raras.

As clássicas paisagens de outono existem, mas somente nas regiões montanhosas, como no vulcão Etna, por exemplo. Normalmente, até meados de outubro, as temperaturas ainda estão bastante altas durante o dia, tanto que os sicilianos aproveitam cada dia ensolarado para curtir as praias da ilha. Apesar disso, depois que o sol se põe, as temperaturas caem consideravelmente.

 

Temperaturas da Sicília em Outubro

As cidades litorâneas, como Taormina, Palermo, Catânia e Siracusa, possuem uma temperatura média máxima de 25º e mínima de 14º. Outubro costuma ser o mês mais chuvoso do ano, mas é muito difícil que chova por vários dias consecutivos.

Graças a esses vinte e poucos graus de temperatura durante o dia, se a sua viagem acontece em outubro, aposte em:

– Camisetas, blusas de manga curta e de meia manga, saias e vestidos para o dia;

– Jaquetas jeans, boleros, cardigans ou casacos leves para a noite;

– Foulars ou echarpes de tecidos leves;

– Sandálias e sapatos abertos e semi-abertos;

– No caso dos homens, camisetas polo, calças jeans, camisas, jaquetas ou blazers.

look1

 

Temperaturas da Sicília em Novembro

É só em Novembro que nos damos conta que a estação mudou. Os dias estão mais curtos e frescos e só então, para nós que moramos aqui, chegou a hora de tirar do guarda-roupa as peças um pouco mais pesadas. As temperaturas médias máximas ficam em torno de 18º e as mínimas em torno de 10ºC, por isso traga na mala:

– Blusas de manga comprida;

– Cardigans e casacos de tricô;

– Saias e vestidos para serem usados com meia-calça;

– Jaquetas de couro, trench coat ou casacos impermeáveis;

– Echarpes e pashminas;

– Sapatos fechados e botas;

– Para os homens, camisas de manga comprida, calças, casacos de couro ou impermeáveis.

look2

O outono é uma estação de temperaturas muito agradáveis, perfeito para visitar os centros históricos, burgos e sitíos arqueológicos. A Sicília é um lugar que pode ser visitado em todas as quatro estações!

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

23 Mensagens

  1. Agatha Kuiper

    Oi Patricia. Que maravilha seu site!
    Parabéns!

    Moramos na Holanda e vamos em outubro. Queremos curtir alguns dias as cidades e cultura e uma semana curtir só praia. Sabe esse ritmo de acordar de manhã e ir para a praia, comer alguma coisa por lá mesmo em uma barraca e continuar relaxando na praia?
    Minhas perguntas:
    – onde seria ideal, qual seria uma bonita praia com areia e fácil de ir a pé para a praia, sem depender de carro? Estamos abertos a qualquer local na ilha e de preferência praias e locais menores e tranquilos.
    – as praias sempre tem os lidos que tem que alugar cadeiras né? Vc sabe uma média de valores? Ou tb existem barracas que vc pode usar as espreguiçadeiras se consumir no local?

    Te agradeço muitissimo!
    Abraços,

    Agatha

    • Patricia Kalil

      Oi Agatha,

      Desculpe a demora em responder ao seu comentário, mas eu estava de férias. Respondo as suas perguntas:

      – onde seria ideal, qual seria uma bonita praia com areia e fácil de ir a pé para a praia, sem depender de carro? Estamos abertos a qualquer local na ilha e de preferência praias e locais menores e tranquilos.
      R: Eu aconselharia Cefalù. Não é muito tranquila, mas você fez uma pergunta muito difícil, pois praia tranquila sem depender de carro aqui não existe. As praias menores, mais “escondidas” e portanto um pouco menos caóticas só são acessíveis de carro.

      – as praias sempre tem os lidos que tem que alugar cadeiras né? Vc sabe uma média de valores? Ou tb existem barracas que vc pode usar as espreguiçadeiras se consumir no local?

      R: Há praias livres e lidos. Todas as praias, por lei, têm que ter uma área livre onde a pessoa pode chegar e estender sua própria toalha. A parte do lido é delimitada por cordas. Em algumas praias não ha lidos propriamente ditos, mas áreas de aluguel de cadeiras. Tanto os aluguéis quanto os lidos custam de 15 a 30 euros por casal, vai depender da praia.

      Um abraço,

      Patricia

  2. betina amado Feminino longo

    Olá PATRICIA! IREI NO INÍCIO DE OUTUBRO. CONSIGO IR À PRAIA? QUAL TEMPERATURA? OBRIGADA

    • Patricia Kalil

      Olá Betina,

      Nas cidades no nível do mar, normalmente as temperaturas no início de outubro, durante o dia, ficam por volta de 26/27 graus, por isso quase sempre dá para ir à praia.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Olá Patrícia, chego em catania dia 18/11/2018, as coisas aí na Sicília vão estar abertas? Como hotéis, restaurantes…. tirando a temperatura tudo estará em ordem ? Rs
    Obrigado!

    • Patricia Kalil

      Olá Felipe,

      A Sicília é uma ilha de 5 milhões de habitantes que vivem aqui o ano todo, então a vida segue normal independentemente da estação do ano rsrs.
      Só nas localidades de veraneio (ilhas menores e San Vito Lo Capo, por exemplo) é que alguns hotéis fecham, porque não é mais período de praia. Alguns, não todos. No restante da ilha tudo fica em ordem, inclusive as temperaturas, que em novembro ainda são super agradáveis.

      Um abraço,

      Patricia

  4. Oi Patrícia, chego na Sicília por volta do dia 9/11. Que roupa devo levar?

    • Patricia Kalil

      Olá Cida,

      Traz mais ou menos o que eu escrevi aqui no texto. Veja o tópico “Temperaturas da Sicília em Novembro”.

      Um abraço,

      Patricia

  5. Myriam Chimenti

    gostaria de saber de seria bom alugar um carro em novembro na Sicilia para visitara Catania, Taormina,Siracusa e Agrigento incluindo o Outtlet Village

    • Patricia Kalil

      Olá Myriam,

      Se você tem a possibilidade de alugar um carro, é sem dúvida uma ótima ideia porque você não fica dependente de horários e linhas de ônibus/trens. É tranquilo visitar essas cidades em novembro.

      Um abraço,

      Patricia

  6. Marcelo Carvalho Rivello

    Boa noite Patricia.
    Estou pretendo ir em setembro para a festa da colheita em Ortigia.
    O que vc pode me dizer?
    Muito grato pela sua atenção.
    Marcelo

    • Patricia Kalil

      Oi Marcelo,

      Não tenho a menor ideia do que você está falando! Que tipo de festa seria?

      Um abraço,

      Patricia

  7. Patrícia, estou achando extremamente útil seu site! Viajaremos em setembro para Sicília. Quero aproveitar muitas dicas que dá nele.

    • Patricia Kalil

      Oi Christianne!

      Que bom! Se tiver dúvidas é só postar aqui que eu respondo com prazer.

      Um abraço,

      Patricia

  8. Nancy Bellio

    Oi, Patrícia
    E o que levar para o final de agosto e meados de setembro?
    Obrigada, um abraço
    Nancy

  9. Oi, Patricia, estou com viagem marcada para Sicila na ultima semana de maio. O que indica de roupa – tipica do verao brasileiro em cidades do litoral? A noite esfria um pouco? obrigada pelas dicas, seu blog esta ajudando muito nas minhas decisoes e programacao. obrigada

  10. Oi Patrícia, ótimo post! Eu estou meio apreensiva de passar frio! Obrigada pelas dicas.

    Thais

  11. Olá Patrícia,
    Boas dicas, mas minha mulher e eu estaremos na Sicília, além de Roma e Nápoles (já reservamos todos os hotéis), no inverno.
    Especificamente, estaremos em Palermo nos dias 30 de dezembro de 2014 a 1º de janeiro de 2015, Siracusa nos dias 2 e 3 de janeiro e Taormina nos dias 4 a 6 de janeiro.
    Você poderia fazer um post semelhante?
    Obrigado e um abraço.
    Walther

  12. Parabéns pelas dicas, Patrícia. Adorei!!!

    Beijos,

    Maria

Comente!