Como ir de Malta para a Sicília

Como ir de Malta para a Sicília

Atualizado em

Malta fica tão pertinho da Sicília ao ponto de serem chamadas “ilhas primas”. Em dias claros, de uma ilha se avista a outra, uma vez que distam somente 90km. Ir de Malta para a Sicília – e vice-versa – é muito simples e rápido, você só precisa escolher o meio de transporte que mais se adequa às suas exigências.

Quando você está em Malta, mas gostaria de vir para a Sicília para visitar o Etna, Taormina, Siracusa, é para Catânia que você tem que ir. Já quando seus planos são visitar o oeste da Sicília, ou seja, as praias mais famosas como San Vito Lo Capo, Castellamare del Golfo,  a ilha de Favignana, etc., você tem que chegar por Trapani.

Como ir de Malta para a Sicília por via áerea

 

Ir de Malta para a Sicília de avião

Ir para Malta de avião convém, é o melhor modo, na minha opinião. Do Malta International Airport, situado em Luqa, saem voos diários para Catânia com a companhia Air Malta (www.airmalta.com). A viagem dura cerca de 40 minutos e, comprando com antecedência, os preços são bastante acessíveis. Outra opção é a companhia low cost Ryanair.

De Malta para Trapani (durante o verão) há 3 vôos por semana com a Ryanair. Neste caso, a viagem dura 50 minutos.

Já para Palermo, há dois voos semanais com a Air Malta. A viagem dura 50 minutos.

 

Veja opções de passeios e transfers em Malta. Clique AQUI.

 

Como ir de Malta para a Sicília por via marítima

como ir de malta para a sicilia

Os catamarãs da Virtu Ferries ligam Malta a Pozzallo e vice-versa. A empresa também oferece um serviço de conexão Pozzallo-Catânia / Catânia-Pozzallo via terrestre, o que é muito prático, pois você não precisa se preocupar com os horários dos ônibus intermunicipais. Se a sua ideia é visitar Taormina e outras cidades do leste da Sicília, ou se você vai de uma delas para Malta, na hora da reserva do catamarã escolha esse serviço!

A viagem de La Valletta para Pozzallo (e vice-versa) com o catamarã dura 1h45min e há uma frequência de 6 dias por semana (só não há catamarãs às quintas-feiras) no verão, e de 5 dias por semana de outubro em diante, quando os catamarãs passam a não efetuar viagens também às terças-feiras. As embarcações têm capacidade para até 800 passageiros e 230 veículos (carros e motos).

 

Veja também:

Leia mais dicas sobre Pozzallo
Relais Torre Marabino: Dica de hotel próximo a Pozzallo

 

Dicas úteis:

  • Para evitar surpresas, a Virtu Ferries aconselha que a compra das passagens seja efetuada no mínimo três dias antes da viagem.
  • Reserve um transfer privativo de/para o porto de Pozzallo ou aeroportos da Sicília. Saiba mais clicando AQUI.
  • Clique AQUI para ver opções de passeios em Malta.

 

Reserve já seu hotel na Sicília ou em Malta!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Veja Também

aeroporto de palermo

Aeroporto de Palermo: como chegar, sair e outras dicas

Atualizado em 15/10/2017O Aeroporto de Palermo, ou melhor, Aeroporto Internazionale Falcone e Borsellino di Palermo-Punta …

69 comentários

  1. Marina Barros

    Olá! Qual o valor da passagem do catamarã de Malta para a Sicília?

    • Patricia Kalil

      Olá Marina,

      Essa informação você encontra no site da Virtu Ferries que eu menciono no texto. O valor não é fixo, depende de uma série de fatores.

      Abs.,

      Patricia

  2. Sandra Albuquerque

    Olá Patrícia!! Parabéns pelas dicas!! Meu filho irá em janeiro para Malta fazer intercâmbio, estou tão preocupada (ele tem 16 anos), que irei com ele ficar a primeira semana. Ficarei no total só 6 dias, quero explorar Malta nesse tempo, mas a Itália está ali tão perto…oq eu vc me aconselha a fazer? Desde já agradeço! Bjs Sandra

    • Patricia Kalil

      Olá Sandra! Te aconselho muito a dar um pulinho aqui na Sicília!
      Visto que você tem pouquíssimo tempo disponível, te aconselharia a reservar uns 3 dias para um passeio na costa leste da Sicília, visitando Taormina, o Etna e Catania!

      Um abraço,

      Patricia

  3. Patricia,
    sou super fã do blog e principalmente da sua gentileza em tirar dúvidas. Eu vou ficar 15 dias na Sicília em junho/julho e pretendo passar 3 dias em Malta, indo de ferry. Estou com dificuldade de achar informações sobre a travessia de carro. Como já estaria com o carro alugado na Sicília, a ideia era atravessar com ele para Malta e depois voltar com o carro pra Sicilia pra seguir viagem. Agora a dúvida: é permitido circular em Malta com um carro alugado na Itália? Fiquei achando que pode ter problema por conta da mão inglesa. Já ouvi tb que a travessia não poderia ser feita com carro alugado. Não estou conseguindo encontrar essas respostas. Se você souber, te agradeço muito!

    • Patricia Kalil

      Olá Fernanda,

      O ferry de Pozzallo a Malta embarca carros. Veja aqui: http://www.virtuferries.com/?page_id=93
      Quer um conselho? Entregue o carro em Catania e vá para Malta de avião ou com o sistema ônibus+ferry. Em Malta você aluga outro, com a direção na direita. Ir de carro da Sicília para Malta vai te custar bem caro (o embarque do veículo não é barato) e fora os perrengues em ter que dirigir um carro com a direção na esquerda em mão inglesa! Vai por mim.

      Um abraço,

      Patricia

  4. Bruna Bueno de Carvalho

    Olá! Vou chegar de Malta/ Pollazzo gostaria de conhecer as praias do leste da Sicilia. Não encontrei aquela opção de onibus Polazzo/Catania que você comentou. É fácil ir de Polazzo a Trapani? Estou perdida

    • Patricia Kalil

      Oi Bruna,

      Quando você compra o ferry, lá no site da Virtu Ferries, tem as informações sobre quais horários inclum o ônibus de Pozzallo para Catania. Acabei de ver lá: http://www.virtuferries.com/?page_id=1539 (é onde está escrito “transfer with Coach”)
      Não tem como ir de Pozzallo a Trapani de transporte público, é muito distante. Se você pretende visitar Trapani e o OESTE da Sicília, te convém pegar um voo para Palermo (os voos de Malta a Trapani só ficam ativos no verão)
      Já se você for visitar o leste da Sicília, pegue o voo para Catania ou essa opção de ferry + bus. De lá você segue para Taormina, porque as praias de Catania não são bonitas.

      Um abraço,

      Patricia

  5. AndreluciFigueiredo

    Voce sabe se as embarcações que saem de Malta para Sicília funcionam em dezembro?

  6. Geraldo Assis

    Ola!! Obrigado pelas dicas. Pretendo passar meu niver (com minha mae e minha filha) na italia ou em Malta. Vou alugar um carro em Roma. Passar uma noite em Pompeia e depois seguir para Malta. Pelo que entendi da para atravessar de carro. Dai fico duas noites em Malta e retorno para Roma (talvez uma noite no caminho), onde vou para Lisboa. Acha esse roteiro viavel? Minha mae tem 76 e minha filha 12. Se puder me ajudar……. e parabens pelo apoio que tem dado aos que tem procurado seu blog. Meu instagram geraldo_assisveg

    • Patricia Kalil

      Olá Geraldo,

      Meu conselho é que você devolva o carro ainda na Itália e alugue outro em Malta. Em Malta utiliza-se mão inglesa, portanto a direção dos carros é no lado direito.
      Uma perguntinha: você iria a Malta sem nem mesmo parar na Sicília? Que pena!

      Um abraço,

      Patricia

  7. ANTONIO CARLOS CORDEIRO

    Patricia,
    Li a maioria dos comentários mas não consegui chegar a uma conclusão .
    Pretendo ir à Sicilia no inicio de junho de 2018 e me hospedar lá durante 9 noites , para ter 8 dias inteiros lá. Chegarei via aérea por Palermo. Minha idéia é alugar um carro e assim poder melhor percorrer os pontos principais da Sicilia , Depois disso tomarei um catamarã de Catania para Malta. Você poderia me sugerir um roteiro continuo de 4 cidades base para me hospedar , a partir das quais eu faria alguns bate voltas ?
    Antecipadamente agradeço
    Antonio Carlos

  8. Ester Ribeiro de Andrade

    Olá Patrícia

    Estarei fazendo um intercâmbio em Malta e tenho um final de semana para conhecer outros lugares perto. O que você recomenda? Gostaria de ir de Catamarã.

  9. Aymeé Helena

    Olá Patricia, Estarei fazendo intercâmbio em Malta e gostaria de passar um final de semana em Sicilia. Meu objetivo é visitar o vulcão Etna em um dia, no outro conhecer o que eu conseguir conhecer.
    Você acha que vale a pena?
    Ouço pessoas falando que fazem bate – volta Malta – Sicilia onde vão apenas para visitar o vulcão.

    • Patricia Kalil

      Olá Aymeé,

      É uma pena vir para a Sicília para conhecer somente o Etna, visto que é uma ilha imensa, com tanta coisa maravilhosa para ver (olha a quantidade de material que tenho aqui no blog!). Mas se você só tem um fim de semana disponível e deseja fazer esse bate e volta, então além do Etna você pode tentar visitar também Taormina.

      Um abraço,

      Patricia

  10. Oi querida, adorei as dicas!

    Eu pesquisei bastante sobre os ferrys mas encontrei um voo mais barato e com mais tempo para aproveitar a regiao de Catania
    Seria um bate e volta a partir de Malta… (das 6h30 às 22h)

    Você acha que vale a pena? O que teria pra fazer com um dia só nessa região de Sicilia?
    Beijos!

  11. Olá Patricia,
    Saio de Malta dia 2/9 em direção á Catania por catamarã. Ficarei na Sicíla até 12/9. Onde tomarei um avião em direção á Roma.
    Portanto ficarei 10 dias.Sempre sonhei em ir para a Sicília.
    Gostaria que você me desse orientações precisas .Me orientando o que é melhor eu fazer .Como distribuir os meus dias. é fácil eu chegar e arrumar passeios e hotéis? Tenho 60 aos.
    Um grande beijo!
    Marina

    • Patricia Kalil

      Olá Marina!

      Eu te aconselharia a ficar em mais de um lugar, não somente em Catania, porque você aproveitaria melhor a Sicília. Como a ilha é muito grande, pode não ser viável fazer alguns passeios a partir de Catania, como Palermo, por exemplo.

      Meu conselho é que você saia de Malta já com o roteiro todo planejado e hotéis reservados. É uma tranquilidade a mais!

      Leia meu texto com dicas de bate e volta a partir de Catania, pode te ajudar! -> Dicas de passeios bate e volta saindo de Catania

      Um abraço,

      Patricia

  12. Olá!! Vou para Malta em setembro…ficarei 4 semanas para estudar inglês e gostaria de ir à Sicília num fim de semana…vc acha melhor ir p o lado da Catania ou Palermo?

    • Patricia Kalil

      Oi Tatiana,

      Os dois lugares são interessantes, mas numa primeira visita à Sicília, talvez seria melhor Catania, pois assim você poderia conhecer dois lugares imperdíveis, como Taormina e o Etna.

      Um abraço,

      Patricia

  13. ola, tudo bem? primeiramente, parabens pelo seus posts. Gostaria de uma ajuda. Vou ficar em Malta de férias e quero passar uns 5 dias na sicília. Pelo que ja pesqueisei, parece que favignana é a mais espetacular e gostari muito de ir. já vi q tem voo de malta para trapani a preço bom. O que vc mais me recomendo estando ali em favignana. alguem lugar próximo?

    • Patricia Kalil

      Oi Lia, te recomendo passar uns três dias em Favignana, para aproveitar bem a ilha e também Levanzo. Além de Trapani, você poderia conhecer também Erice, que fica próximo. Te recomendo ficar esses cinco dias somente nessa área, não ir a Taormina.

      Um abraço,

      Patricia

  14. MÁRCIA LAGO

    Olá Patricia
    Em outubro estarei em Malta estudando inglês. Gostaria de passar um fim de semana na Sicilia
    Pretendo ir de ferry. O que você me indica para conhecer neste pouco tempo?
    Obrigada

  15. Alessandra Azevedo

    Bom dia
    Vou pra Malta em Fevereiro e dia 12 começo meu curso. Gostaria de saber se em um fds consigo conhecer Sicília?

  16. Helene Salim

    Olá, estou lendo seu blog e admirando sua disposição… quem sabe você pode me ajudar. Venho a Messina e Malta por navio Holland America no início de outubro/17 e estou perdida nas ofertas de passeios. Os oferecidos no próprio são extorsivos. Temos um dia em cada porto. Sugestões??

  17. Olá Patricia, estou tentando locar um veículo em Pozzallo para passar um fds na Sicilia e estou tendo dificuldades. Teria alguma indicação a me dar? Obrigado

    • Patricia Kalil

      Oi André,

      Não tenho nenhuma indicação para te dar sobre locadoras em Pozzallo, nem sei se tem!

      Você vem de Malta, correto? Se você ainda não comprou sua passagem, compre com destino final em Catania, é muito melhor. Aí você aluga um carro lá.

      Um abraço,

      Patricia

  18. Estou estudando ingles em malta e gostaria de aproveitar o feriado do dia primeiro para conhecer um pouco a Sicilia. Tenho como ir sabado dia 29 a tarde e tenho que voltar terca feira dia 2 a tarde. Ou seja, sao praticamente so dois dias liquidos (domingo e segunda), acha que vale a pena? Se sim, qual seria uma boa ideia de roteiro? Pensei em gastar a primeira tarde em Catania, o primeiro dia inteiro no etna e em Taormina, o segundo dia em agrigento, o ultimo dia so da uma manha liquida, pois o voo e 15h25, nao sei o que seria interessante fazer nesse dia. Grata.

    • Patricia Kalil

      Olá Vyrginia,

      Só dá para fazer bate e volta a Agrigento se você estiver de carro ou se contratar uma excursão. De transporte público fica complicado.
      Visto que você terá tão pouco tempo, poderia substituir Agrigento por Siracusa. O que acha? Você também faria Etna e Taormina com excursão?
      Na sua última manhã você poderia aproveitar para continuar passeando em Catania.

      Um abraço,

      Patricia

  19. Olá, Patricia. Muito bacana seus posts. Estou indo para Malta, Sicilia e Napóles com minha bebê de 2 aninhos. Minha ideia é ter uma base na Sicilia e poder passear por cidades próximas. Qual cidade você indica? Estou na dúvida se vale a pena ir de carro para Napoles, passando pela Costa Amalfitana. O que acha? Estaremos lá em Outubro, por 7 dias (Sicilia/Napoles). Nesta época ainda tem praia, quero dizer, o tempo permite ficar na praia, mergulhar ou já está frio? Muito obrigada!

    • Patricia Kalil

      Olá Tatiana,

      Sinceramente acho pouco fazer Nápoles, Costa Amalfitana e Sicilia em apenas 7 dias. É que a Sicília é muito grande e para ver as principais atrações são necessários pelo menos 8/10 dias. Se mesmo assim você desejar fazer um roteiro incluindo esses lugares, então te aconselho a fazer o trecho Nápoles-Sicília de avião, para economizar tempo, e escolher se ficar na costa oeste ou leste da Sicília.
      O tempo varia muito em outubro. Houve anos em que ainda dava para ir à praia tranquilamente, outros não. Provavelmente ainda dará para tomar sol, mas o banho de mar não posso garantir.

      Um abraço,

      Patricia

  20. Olá Patrícia, estou amando as tuas informações. Iremos para Sicilia e Malta em setembro, e pretendemos ficar uma semana em cada lugar.
    Estamos pensando em alugar um carro, assim que chegarmos na Sicilia, e gostaria de saber a tua opinião: vale a pena ir com o mesmo carro até Malta, ou vale a pena entregar o carro na Italia e alugar outro em Malta?

    • Patricia Kalil

      Olá Leticia,

      Sem dúvida alguma seria melhor entregar o carro na Itália e alugar outro em Malta. Lembre-se que em Malta vige a mão inglesa, portanto o volantes dos carros é no lado direito! 😀

      Além disso, você não pagaria pelo embarque do carro no ferry e nem pagaria a taxa que as locadoras cobram quando a entrega do veículo é feita em um país diferente de onde ele foi retirado. Outra vantagem ainda é que você pode pensar em ir a Malta de avião.

      Um abraço,

      Patricia

  21. Olá Alessandra! Tambem irei para Malta passar 4 semanas.
    Se possivel me mande um email para trocarmos informacoes a respeito da escola escolhida e acomodação.

    tenmafra@hotmail.com

    Eriksen

  22. Olá, tudo bem?
    Ficarei 4 semanas em Malta estudando Inglês e gostaria de saber como conseguiria explorar a Sicília como você fez aos fim de semanas, é possível? Ficaria muito caro? Pois, depois do curso terei 5 dias de folga, na qual gostaria de conhecer a Toscana e Roma, acha possível?

    • Patricia Kalil

      Oi Alessandra,

      Faça as cotações de passagens aéreas e de catamarã para a Sicília, para ver se cabem no seu orçamento (coloquei os links das companhias aérea de e de navegação no post acima). Além disso, normalmente os cursos em Malta oferecem excursões para a Sicília, em grupo.

      Cinco dias é muito pouco para a Toscana e Roma, mas você pode escolher uma cidade só da Toscana, como Florença e dividir o tempo entre as duas cidades.

      Um abraço,

      Patricia

      • Oi Patricia, tudo bem?

        Obrigada por seu breve retorno, tive uma boa e uma má notícia, rsrsrs
        A boa é sobre as excursões para Sicília e a má, é não conseguir conhecer Roma, Toscana e Venezaaa, na verdade serão 7 dias que terei para conhecer essas cidades, inclusive gostaria de saber se de trem seria a melhor forma de me locomover de uma cidade para outra?

        Tenha uma ótima semana!!

        • Patricia Kalil

          Oi Alessandra,

          Não sei se entendi bem. Você gostaria de se locomover de trem entre Roma, Toscana e Veneza? Se for isso,é possível sim e o trem é um bom meio de transporte . Você pode optar pelos trens de alta velocidade, para economizar tempo. Dá uma olhadinha nos valores das passagens aqui> http://www.raileurope.com.br/

          Um abraço,

          Patricia

  23. Oi Patricia,
    Estamos montando viagem para Malta e Sicília , passagens compradas ! (Chegamos em Malta dia 09/10 e voltamos ao Brasil de Palermo dia 18/10).
    Pergunto se podes ajudar a montar um roteiro bacana que inclua as cidades mais legais ,já que temos pouco tempo…Taormina não pode ficar de fora né?
    Obrigada.

    • Patricia Kalil

      Oi Alessandra!

      Taormina não pode, assim como Siracusa… e Palermo e Catania e Cefalù e Agrigento… rsrs
      Aqui na Sicília há muita coisa para ver e, para poder sugerir alguma coisa, precisaria saber quantos dias vocês pretendem ficar por aqui!

      Um abraço,

      Patricia

  24. Bom dia Patricia!
    Estarei na Catania em setembro e a minha duvida é saber onde pegar esse transfer para Pozzallo, pois irei para Malta de ferry e com bagagens.
    Desde já agradeço.
    Carla Nascimento.

    • Patricia Kalil

      Oi Carla,

      Quando você for comprar as passagens com a companhia de navegação, tem que escolher a opção para Catania, que inclui o transfer. O ônibus sai do próprio porto e normalmente há funcionários orientando as pessoas que têm que seguir para Catania.

      Um abraço,

      Patricia

  25. fabricio lomonaco

    Malta vale a Pena em 1 dia? Vale a Pena ir de carro! Qual o custo?

    E Lampedusa, na vi nada no blog a respeito? E segura ir com crianca? Vale a pena?

    • Patricia Kalil

      Olá Fabricio,

      Acho um verdadeiro pecado passar somente 1 dia em Malta. A ilha é grande e você não conseguiria ver muita coisa. Se você decidir ir mesmo assim, para economizar tempo é melhor ir de avião, não de carro/ferry.

      Eu ainda não escrevi sobre Lampedusa porque infelizmente ainda não a conheço. Espero mudar isso em breve. Sim, Lampedusa é segura (por que não seria?) e vale muito a pena. O único problema é que é distante. Outra ilha que sugiro é Pantelleria (veja aqui: http://italiaparabrasileiros.com/ilha-de-pantelleria-relax-amor-e-vinho/).

      Um abraço,

      Patricia

  26. Puxa, obrigada, Patricia. Vou entrar em contato com eles. Acho que vai ser a minha salvação.
    Abraço
    Adriana

  27. Adriana Barros

    Olá patricia, tudo bom? Vou chegar na Sicília em pozzallo, vindo de ferry de malta. Pensei em alugar um carro lá e seguir viagem pela Sicília mas estou com dificuldade de achar um lugar para alugar carro em pozzallo, só encontro a partir de Ragusa. Voce sabe se tem alguma empresa no porto de pozzallo ou próximo para aluguel de carro?
    Tentei pela rentalcars e não consegui.
    Obrigada
    Adriana

    • Patricia Kalil

      Olá Adriana!

      Dei uma pesquisada na Internet, fora da RentalCars, para ver se encontrava alguma locadora em Pozzallo. Encontrei essa daqui: (http://taxirinzivillo.weebly.com/), que tava até com boas avaliações no Facebook. Tenta um contato com eles!

      Um abraço,

      Patricia

  28. Ola Patricia, tudo bem? vou precisar ir de Palermo para Napoli, qual seria a melhor forma? muito obrigada!!

  29. Esxiste outra empresa que faça este trajeto? Pois as data que eu procure 24 e 25 de fevereiro nao estao disponiveis.

    • Patricia Kalil

      Oi Raphael,

      Que eu saiba, só tem a Virtu Ferries mesmo. O problema é que fevereiro é baixa estação, por isso não tem ferry todos os dias. Se você não puder mudar suas datas, uma solução pode ser ir de avião.

      Patricia

  30. Ola

    Sabe me dizer o preço medio do ticket de malta para sicilia?

    • Patricia Kalil

      Oi Milena

      Se você se refere ao preço da passagem de catamarã, consultei o site da Virtu Ferries e até abril de 2015 o bilhete só de ida está por 59 euros (exceto em algumas datas indicadas). Mas há vários tipos de tarifas com descontos especiais, por exemplo ida e volta no mesmo dia, ida e volta em 4 dias. Enfim, para encontrar aquela que melhor de adequa às suas necessidades, vejá lá no site da empresa (www.virtuferries.com). Clicando em “tariffe” aparece uma tabela com os preços.
      Um abraço,
      Patricia

      • Entendi, muito obrigada vou consultar. E que estarei em Malta então gostaria de visitar apenas por quinta-feira a domingo em Abril. Acho que Catania seria bom, voce sugere algo nesta epoca?

        • Patricia Kalil

          Abril é um ótimo período para visitar a Sicília. De quinta à domingo são 4 dias, então você poderia ver aquela tarifa que falei.
          Uma vez em Catania, você pode fazer passeios para Siracusa, Taormina e se der tempo, o Etna!

Comente!