Praia de Pozzallo

Pozzallo, curtindo uma praia antes do embarque para Malta

É de Pozzallo que saem as embarcações que ligam a Sicília à Malta. Mas muito mais que um porto, a pequena cidade possui 2 km de praias limpas, livres, espaçosas e dotadas da infraestrutura necessária para receber turistas e veranistas.

Pozzallo está situada a 18km de Modica e 30km de Ragusa, naquela parte da Sicília banhada pelo Mar Mediterrâneo e caracterizada por praias de areia fina e dourada. O mar de Pozzallo desde 2002 tem recebido todos os anos a famosa Bandeira Azul (Bandiera Blu), um título (antes somente europeu, agora mundial) atribuído pela Fundação para Educação Ambiental àquelas praias que cumprem uma série de rígidas normas de qualidade ambiental, segurança, infraestrutura, etc.

Dica de Hotel perto de Pozzallo: Relais Torre Marabino

Graças à sua posição geográfica, com o porto que serve de “barreira” para as correntes marinhas, o mar é geralmente bastante calmo e é daquele tipo que você caminha metros e metros e a água ainda está batendo no meio da sua perna. Isso faz de Pozzallo uma praia muito procurada por família com crianças, pois dá para brincar na água sem problemas.

praia de Pozzallo

A maior parte da praia é livre, ou seja, as pessoas podem chegar com seus guarda-sóis, cadeiras e toalhas e escolher o melhor lugar para “acampar”. No entanto, quem não está equipado com os apetrechos praianos ou simplesmente prefere curtir a praia com mais comodidade, pode escolher um dos “lidos” e usufruir dos serviços de bar, restaurante, banheiros, espreguiçadeiras.

foto deni 067
O calçadão da praia é bem bonitinho e à noite vira ponto de encontro da população e dos turistas. O lugar é repleto de sorveterias, restaurantes e bares, além de lojinhas de utilidades e boutiques. No verão são realizados vários eventos para animar a noite de Pozzallo.
1024px-Pozzallo-TorreCabrera
A Torre Cabrera, construída no século XV, é um símbolo da cidade e tinha a finalidade de defender a costa de Pozzallo dos ataques de piratas provenientes da África. Foto: Wiki Commons

Pozzallo é o ponto da Sicília mais próximo de Malta e, por isso, é do seu porto que saem as embarcações para La Valletta. A única empresa que efetua a conexão via mar Pozzallo-Malta é a Virtu Ferries.

1024px-Porto_di_Pozzallo_giorno
Porto de Pozzallo | Foto: Wiki Commons

Se você pretende passar por Pozzallo no verão para pegar o catamarã para Malta, considere a possibilidade de passar algumas horas na praia da cidade. O mar límpido, calmo e preservado merece uns mergulhos!

 

Outras dicas de Pozzallo

– A cidade oferece conexão wi-fi gratuita na área de Corso Vittorio Veneto e Piazza Municipio;

– Na metade do mês de Agosto acontece o Festival do Peixe (Sagra del Pesce), um evento famoso em toda a Sicília. Há espetáculos de música, artistas de rua e degustação de peixe frito e frutos do mar.

 

Como chegar a Pozzallo

  • De avião/ônibus: O aeroporto mais próximo de Pozzallo é o de Catânia. De lá é necessário pegar um ônibus da empresa AST que faz a linha entre as duas cidades;
  • Para quem chega na cidade de carro e deve embarcar para Malta, há um estacionamento fechado pago nas proximidades do porto.
  • Com um transfer privativo: Clique AQUI para solicitar uma cotação para um transfer privativo a partir de qualquer cidade da Sicília.

 

 

Reserve já seu hotel em Pozzallo!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Veja Também

kitesurf na sicilia

Onde praticar kitesurf na Sicília

Você é um daqueles que não larga mão do kite nem durante as viagens? Que …

10 comentários

  1. OI Patricia! eu e uma amiga estamos montando uma viagem para a Sicilia e seu blog esta nos ajudando muito. chegaremos por Palermo e permaneceremos por 4noites para visitar as cidades ao redor tambem. Depois iremos para Catania, onde ficaremos de base, passando pelo interior da Sicilia. Depois desceremos para Siracusa, Ragusa e Pozzalo para então ir a Malta. Nossa intenção é alugar um carro para termos mais liberdade. Pensamos em pegar o carro em Palermo e devolver em Pozzalo. Mas aí está o problema, não tem como devolver o carro em Pozzalo. Podemos então devolver em Ragusa, cidade proxima. Mas como chegar a Pozzalo? Na conversa que voce postou dos onibus na sicilia procurei e não achei empresa que ligasse as duas cidades e já compramos o ferry. Pode nos ajudar? obrigada.

    • Patricia Kalil

      Olá Regina,

      Tem ônibus de Ragusa para Pozzallo (da empresa AST), mas infelizmente ele não circula aos domingos e feriados. Estou aguardando a resposta do motorista para enviar o valor do orçamento.

      Um abraço,

      Patricia

  2. Que legal ,Paty!!!!!Confesso que nem tava dando bola pra Pozzalo!E agora me empolguei !!!!

  3. Boa tarde! Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo site. Muito bacana, gostei bastante.

    Passarei algumas semanas em Malta agora no final de 2014 e estou com muita vontade de conhecer um pouquinho da Itália, principalmente a Sicília que fica tão próximo à ilha.

    Gostaria de saber quais os pontos na Sicília que vocês acham que mais valem a pena de se conhecer e também qual a melhor maneira de se chegar a ilha vindo de Malta? Ferry mesmo ou Avião? De Pozzallo que é onde chega o ferry de Malta para outros pontos importantes da ilha é pertinho, dá pra ir de bus ou trêm tranquilo?

    Muito obrigado pela atenção 🙂

    • Oi Lucas!
      Obrigada pelo comentário.
      Olha, a melhor forma e a mais popular de vir de Malta para a Sicília é de ferry. A viagem dura menos de 2 horas, então é bem tranquilo. De avião é rapidíssimo, porém bem mais caro.
      Taormina, o Etna, Catania e Siracusa são lugares que valem a pena serem vistos. Uma vez em Pozzallo, você pode aproveitar para conhecer Ragusa também, que é uma cidade lindíssima e fica lá perto.
      De Pozzallo você pega um ônibus para Catânia. Lá você decide se faz só um passeio bate e volta para Taormina ou se decide ficar mais dias. Sempre em Catania, é possível ir, por meio de excursão, até as crateras do vulcão Etna 😉
      Você pode se informar com a Virtu Ferries, a empresa que faz a linha Malta-Sicilia, se eles ainda oferecem o serviço de tranfer para Catania, porque antigamente existia.
      Se tiver mais dúvidas, pode perguntar!
      Um abraço,
      Patricia

      • Muitíssimo obrigado, Patrícia! Dei uma olhada na empresa de Ferry e eles oferecem tanto o serviço de transfer para Pozzallo quanto para Catania.

        Fiquei super empolgado para conhecer a Sicília através deste blog. Vou continuar pesquisando sobre as localidades por aí e qualquer dúvida pergunto sim. Valeu mesmo kkk

  4. Não é preciso ir até as Maldivas para tomar banho em água transparente e areia fina se já temos a Sicília!

    Mais ul lugar na minha lista de desejos italianos.

    Abraços,

    Maria

Comente!