Calamosche, um cantinho de paraíso no sudeste da Sicília

Atualizado em

Muitas das praias da Sicília são famosas no mundo inteiro. No entanto, ainda há algumas preciosidades que se mantêm longe dos guias de viagem e não fazem parte do roteiro clássico dos turistas que visitam a ilha no verão. Uma dessas praias é Calamosche, um pequeno paraíso a poucos quilômetros de Noto.

Calamosche (pronuncia-se calamôske), faz parte da Reserva Ambiental Oasi di Vendicari e, portanto, é uma praia protegida. Na área da praia não há nenhum tipo de estabelecimento comercial, bar, restaurante. Nada. É natureza em estado puro. Além disso, não é permitido jogar frescobol, levar bolas ou rádio, que é para ninguém ser incomodado (ah se toda praia fosse assim!).

Como grande parte das praias paradisíacas, o acesso a Calamosche não é dos mais fáceis. A entrada que conduz à praia é indicada por uma escrita em um muro, ao longo da estrada SP19. Ao  sair da rodovia. é necessário percorrer cerca de 2,5km em uma estrada muito estreita de chão batido, levantando muita poeira. Depois de deixar o carro no estacionamento e seguir as pessoas que vão carregando suas bolsas térmicas, cadeiras de praia e guarda-sóis, começa uma caminhada de cerca de 30 minutos em meio à vegetação nativa, plantas de alecrim e oliveiras.

20140813_101348
Trilha que conduz à tão preservada praia de Calamosche. É preciso levar tudo, porque não há nenhum estabelecimento comercial na praia.
Após uma caminhada bem desgastante para quem está fora de forma e debaixo de um sol de 40º, eis que avistamos o mar.
Após uma caminhada bem desgastante para quem está fora de forma e debaixo de um sol de 40º, eis que avistamos o mar.
Praia de Calamosche, Sicilia
A vista do mar e seus diferentes tons de azul já compensa cada gota de suor.

Calamosche fica em uma pequena enseada delimitada por rochas e é graças a isso que a praia é uma verdadeira piscina natural, um pedaço de Caribe na Sicília. Um mar tão limpo e transparente, que não dá nem vontade de sair da água.

Em 2005, Calamosche recebeu o título de “praia mais bonita da Itália”.
Praias da Sicília: Calamosche
Nenhuma onda, só uma imensa piscina criada pela natureza

Muitas pessoas praticam snorkel nos arredores das rochas, na parte mais profunda, pois ali há pequenas grutas e cavidades cheias de peixes coloridos, polvos e outras criaturas que vivem nas proximidades dos recifes.

Como a faixa de areia tem apenas 200m de comprimento, no mês de agosto – o pico da alta estação na Itália – a praia acaba lotando. Por isso, se você escolher esse mês para ir a Calamosche, chegue cedo. Após as 11h da manhã se torna difícil encontrar um lugar decente para estender a toalha.

20140813_102337
Calamosche por volta de 9h30 da manhã de 13 de agosto de 2014. Ao meio dia já não havia mais lugar na areia.

 

Como chegar a Calamosche

Só de carro. Seguir as indicações para Noto e de lá prosseguir pela estrada SP 19. O acesso a Calamosche é indicado por uma escrita à mão em um muro.

Dicas e info úteis:

– O estacionamento é fechado e possui o preço único de 3 euros para automóveis;

– Use um calçado adequado para caminhar em trilha de areia;

– Leve seu lanche e bastante água;

– No estacionamento há um restaurante e banheiros.

– A multa para quem não respeita a regras e decide jogar frescobol ou bater uma bolinha pode chegar a 200 euros!

 

 

ASICILIA5

Veja Também

Foto: Reprodução

Calendário de Representações Clássicas no Teatro Grego de Siracusa

Atualizado em 19/07/2019 Todos os anos, no Teatro Grego de Siracusa, acontece o ciclo de …

Um comentário

  1. Que absurdo de lindo isso!!!Uma só viagem não vai ser suficiente pra conhecer tudo !!!!!

Comente!