O que comer na Sicília: 5 pratos imperdíveis

Atualizado em

A culinária italiana é tão rica que não só as regiões, mas cada cidade, possui seu prato típico. Eu poderia fazer uma lista quilométrica de comidinhas e especialidades sicilianas, mas acho que ninguém aqui é o Anthony Bourdain para sair comendo tudo que aparecer pela frente, a qualquer hora e em qualquer lugar. Por este motivo, selecionei alguns dos principais pratos típicos da Sicília para você ter uma ideia do que pedir nos restaurantes quando estiver aqui na ilha. A ordem é meramente casual.

 

1. Caponata

o que comer na Sicília
Foto: Mauro Cassinam (WikiCommons)

Servido como antepasto ou acompanhamento, a caponata é um prato à base de berinjelas, alcaparras, aipo, azeitonas e pinhões, tudo refogado com molho de tomate agridoce. É o clássico dos clássicos da culinária siciliana.

 

2. Pasta alla Norma

o que comer na Sicília
Foto: Paola Sersante (WikiCommons)

A Pasta alla Norma é um prato típico de Catânia e o nome foi dado pelo poeta siciliano Nino Martoglio, em homenagem à ópera “Norma”, de Vincenzo Bellini, compositor catanês. Nino Martoglio, ao comer um prato do macarrão teria comparado a iguaria à ópera, afirmando que uma seria tão maravilhosa quanto a outra. A Pasta alla Norma tradicional é feita com um molho de berinjelas fritas, tomate e manjericão fresco, e finalizada com ricota dura salgada ralada.

 

3. Couscous di Pesce

o que comer na Sicília
Couscous de peixe que comi em Trapani. Delicioso. Foto: Acervo Pessoal

O couscous de peixe é um prato típico do oeste da Sicília (Trapani, Favignana, San Vito Lo Capo), área que sofreu muita influência da cultura árabe. Este prato é semelhante ao couscous marroquino, porém é servido com um caldinho de peixe, ao contrário do árabe que é feito com vegetais e carne de cordeiro.

 

4. Sarde a Beccafico

Seja como antepasto que como prato principal, as “sarde a beccafico” (sardinhas à beccafico) são uma delícia sempre presente nas refeições à base de peixe das famílias sicilianas. É possível encontrar este prato em todas as partes da Sicília, mas aquele feito em Palermo é o melhor. o “Beccafico” (felosa-das-figueiras) é um passarinho que se alimenta principalmente de figos, e por isso é bem gordinho, assim como as sardinhas deste prato. As sardinhas são abertas e recheadas com farinha de rosca, pinhões, anchovas e passas, então enroladas e assadas no forno. Em Catânia, as sardinhas ao invés de serem enroladas, são dispostas tipo sanduíche, empanadas e fritas.

 

5. Pasta con Acciughe e Mollica

o que comer na Sicília

Este prato possui origens muito antigas e é preparado com poucos e simples ingredientes: anchovas e farinha de rosca, dois ingredientes presentes até nas cozinhas mais pobres. O segredo deste prato está justamente na sua simplicidade e no uso de ingredientes genuínos. Graças a isso, o sabor das anchovas é predominante e se casa muito bem com a farinha de rosca bem tostadinha, tudo regado com um bom azeite extra-virgem. Comer um prato de macarrão com anchovas e farinha de rosca é um deleite!

 

Chego ao fim do post pensando que poderia ter inserido outros pratos, talvez a pasta con le sarde (macarrão com sardinhas), poderia ter falado do pesto siciliano (pesto de tomates secos), das berinjelas à parmigiana, mas acabaria sendo um texto infinito! Quem sabe não viram tema de um próximo post?

Independente do que você escolher para comer, uma coisa é certa: você vai embora da Sicília não só com souvenirs e lembranças inesquecíveis,  mas vai levar também uns quilinhos a mais.

Ah, e depois dessa comilança, lembre-se de deixar espaço para a sobremesa!

 

Reserve já seu hotel na Sicília!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

ASICILIA5

Veja Também

corrado assenza caffé sicilia noto

Caffè Sicilia em Noto: a confeitaria do mestre Corrado Assenza

Atualizado em 29/11/2018 O mestre confeiteiro Corrado Assenza é uma verdadeira instituição na Itália e …

9 comentários

  1. A Itália toda é linda, fantástica !!! Mas quem pensa no sul como um lugar menos desenvolvido ou perigoso muito se engana… Aqui está a melhor culinária italiana e, falando francamente, o povo da Calábria e da Sicília é fraterno e acolhedor !! Obrigado Patricia por divulgar e enaltecer as qualidades do sul italiano !!!

  2. To até vendo… voltarei redonda da Sicília! Tenho q segurar a onda até dia 02/07 pra caber no vestido pro casamento! hahahahahahaha

    • Patricia Kalil

      Ah, mas dá para compensar visitando as cidades a pé! Relaxe e coma tudo que você tem direito! 😀

  3. Carlo Luigi Casalicchio

    Em janeiro faço 40 anos de casado e em final de abril ou final de maio vamos comemorar em uma viagem pela Italia e tenho muita vontade de passar uns 3 a 4 dias na Sicilia. Que cidades voce me sugeriria?
    Parabens pelo Site!

    • Olá Carlo,

      3 ou 4 dias são bem pouquinhos! Não vai dar para ver muito, por isso a minha sugestão é que você prefira a costa leste da Sicília. As cidades de Taormina e Siracusa (e seus arredores) são aquelas mais indicadas para uma estadia curta!
      Um abraço,
      Patricia

  4. MARIA C F TOLEDO

    Achei ótimas suas dicas …Parabéns e obrigado. Vou para a Sicília em poucos dias e certamente experimentarei os pratos que sugeriu. Adoro anchovas , berinjela, tomate, manjericão, enfim, todos os ingredientes e temperos dos pratos!!! Contarei mais quando voltar. Bjo.. M Cecilia

  5. Opa, não sou o Antony Bourdain mas amo comer tudo que posso e aguento hehe
    Adorei o post

    Baci
    Dani Bispo

    http://Www.comerecocaresocomecar.com.br

    • Oi Dani, obrigada!
      Eu tb não sou o Anthony, até porque engordo cada copo de água que bebo! rsrs
      E se a gente não comer de tudo o que o lugar tem para oferecer, a viagem fica incompleta e sem graça, não é? 😀
      Beijos,
      Pati

Comente!