Savoca

O fascínio de Savoca, cenário do Poderoso Chefão na Sicília

Atualizado em

Poderoso Chefão (em italiano, Il Padrino) é, sem dúvida, o filme mais famoso sobre a máfia. Quem conhece a trilogia sabe que há algumas cenas ambientadas na Sicília, por exemplo quando, no primeiro filme, Michael (Al Pacino) retorna a Corleone, cidade onde nasceu seu pai, Don Vito. Bem, o fato é que tais cenas não foram realmente gravadas em Corleone (cidade que fica a cerca de 60km de Palermo), mas sim em Savoca, um vilarejo a poucos quilômetros de Taormina, na costa leste da Sicília.

Savoca fica no alto de um penhasco e chegar lá não é a tarefa mais fácil do mundo. Dizer que a estrada é sinuosa é um eufemismo. As curvas são extremamente fechadas, a pista é estreita, é preciso dirigir bem devagar e por isso parecia que não iríamos chegar nunca!

20140413_101601
No centro da foto se entrevê a estrada para chegar até Savoca

Ao chegar à cidade nos deparamos logo com o ponto mais fotografado pelos fãs de O Poderoso Chefão: o Bar Vitelli, no filme o bar do pai de Apollonia, primeira esposa de Michael, e lugar onde este pede a mão da donzela em casamento. A fachada do bar continua igualzinha a como era no filme e dentro dele há várias fotos dos atores durante as filmagens, além de objetos antigos característicos da Sicília na primeira metade do século XX.

20140413_101650
Bar Vitelli. Cheguei cedo e consegui tirar uma foto sem pessoas tapando a visão
Fotografia exposta dentro do bar, que retrata a cena do filme
Fotografia exposta dentro do bar, retratando a tão famosa cena do filme

Outra atração da cidade é a Igreja de San Nicolò, o lugar onde Michael e Apollonia se casaram. É uma igrejinha bem antiga, datada do século XIII.

Igreja de San Nicolò
Igreja de San Nicolò

Independentemente da fama que lhe deu o filme, Savoca é uma cidadezinha muito graciosa. Faz parte do elenco dos burgos mais bonitos da Itália e parece que parou no tempo. Cheguei lá por volta das 10h da manhã de um domingo e o único movimento que vi eram as pessoas que saíam da missa.

Tive a sorte de poder caminhar nas ruas desertas e isso dava um charme a mais ao lugar. Um pouco mais tarde começaram a chegar ônibus com turistas estrangeiros, que começaram a fazer fila no Bar Vitelli para tirar uma foto sentados na mesma cadeira onde sentou Al Pacino.

20140413_103035

Homenagem a Francis Ford Coppola, diretor de O Poderoso Chefão
Homenagem a Francis Ford Coppola, diretor de O Poderoso Chefão

 

Forza d’Agrò também serviu de cenário

Vizinha de Savoca, no topo de outro monte ainda mais alto, Forza D’Agrò também é uma boa pedida para completar o “tour do Poderoso Chefão” porque algumas cenas do segundo e do terceiro filme foram gravadas ali.

A famosa rua onde Michael passeia com Kay, mostrando a casa onde nasceu Don Vito Corleone
Em Forza D’Agrò, a famosa rua onde Michael passeia com Kay, mostrando a casa onde nasceu Don Vito Corleone

O panorama de Forza D’Agrò é incrível, tanto que me fez esquecer a estrada, ainda pior do que aquela de Savoca.

20140413_143852
Deve ser tão “difícil” viver em uma cidade com uma vista dessas

 

Outras dicas de Savoca

– Savoca é tão pequena que dá para percorrê-la completamente em mais ou menos 1 hora;

– Os preços do Bar Vitelli são um pouco salgadinhos, mas a atmosfera e a trilha sonora de O Poderoso Chefão (que toca ininterruptamente)  compensam!

– Em Savoca, no subsolo da Igreja de Santa Maria Assunta, era realizada a mumificação de corpos de pessoas importantes do século XVII e XVIII. É possível visitar o local onde era realizado este procedimento.

– Ainda em relação às múmias, algumas estão expostas na cripta da igreja do Convento dei Cappuccini. Os corpos embalsamados ainda mantém os trajes com os quais foram preparados para a “eternidade”. A cripta fica aberta para a visitação todos os dias, das 9 às 19h.

– No verão não, mas nas outras estações do ano é bom ir agasalhado, principalmente para Forza D’Agrò, pois, devido à altura, o vento pode ser forte e o frio bem mais intenso do que lá embaixo.

 

Como chegar a Savoca

Para chegar a Savoca utilizando transporte público, é preciso ir de trem até S. Teresa di Riva (tanto de Catania quanto de Taormina) e de lá pegar o ônibus da Autolinee Jonica que faz a linha Santa Teresa – Savoca  e que passa mais ou menos a cada hora. Atualmente os horários de ida são os seguintes: 9:30, 11:50, 13:30, 14h, 15:40, e de volta 11:15, 12:35, 14h, 14:25, 15:35, 17:50.

Atenção!!!: os horários descritos acima não são confirmados, eles costumam variar de acordo com o dia da semana, principalmente no período de férias escolares. Aos domingos, por exemplo, não tem ônibus!

De transfer: É possível fazer um passeio para Savoca e Forza d’Agrò, desfrutando do conforto de um transfer particular. Solicite um orçamento clicando AQUI.

Com uma excursão: Você pode também ir a Savoca com uma excursão a partir de Taormina ou de Catania (ativa entre abril e outubro)! SAIBA MAIS.

 

Como chegar a Forza d’Agrò

Infelizmente não há um ônibus que ligue Savoca a Forza d’Agrò. Se você não estiver de carro, não aconselho fazer o passeio para Forza d’Agrò no mesmo dia daquele em Savoca. De Taormina é possível ir facilmente para Forza D’Agrò pegando os ônibus da empresa Intebus. Confira os horários das linhas clicando AQUI.

 

 

ASICILIA5

Veja Também

hospedagem em TAORMINA

Dicas de hospedagem em Taormina: os 10 hotéis mais reservados pelos leitores

Atualizado em 02/09/2018 Uma das coisas que os leitores mais me pedem são dicas de …

15 comentários

  1. Sarah Galvão

    Obrigada Patricia!
    Aproveitando então, acha que é muito complicado ir de carro? A estrada é muito complicada, para parar o carro é difícil? Estariamos de carro porque viríamos de Palermo e dormiríamos em Taormina, então estava pensando em talvez ficar mais um dia de carro para ir para la, mas fiquei com medo da estrada… O que acha?
    Daria para encaixar junto uma visita a alguma vinícola próxima se estivéssemos de carro?

    Obrigada e parabéns pelo blog!

    • Sarau, fiz esse trajeto em 2014. A estrada é sinuosa porém sem desafios. Não deixe de ir. Savoca é linda!

  2. Sarah Galvao

    Ola Patricia!
    EU e meus pais vamos agora em setembro para a Siciia e que pai é muito fa do poderoso chefão. Gostaria de saber se você acha melhor ir em um tour ou com apenas transfer?
    Estaremos sem carro!

    • Patricia Kalil

      Oi Sarah,

      Bem, vai depender do que você espera do passeio. Ir com uma excursão custa bem menos, há um guia (falando inglês e italiano), mas por outro lado é um pouco mais engessada, com horários fixos para tudo. Já no caso do transfer, sendo um serviço privativo, vocês podem dividir o tempo entre Savoca e Forza d’Agrò como acharem melhor, já que o motorista fica à disposição, porém não teriam um guia.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Silvia Giordano

    Patricia, Savoca e Forza D’agrò nunca mais sairão do meu coração! Vale muito a pena ir de carro, para os que gostam de dirigir como eu. A vista é explêndida e dá pra ver até Regio Calabria! Em Savoca, no caminho para a igreja onde foi filmado o casamento do Michael, tem um trailer cujo dono se chama Francesco, um ragazzo muito carino e excelente anfitrião – , e ali se pode tomar um aperol delicioso vendo o por do sol. De tão gostoso voltamos no dia seguinte! Estarei na Sicilia novamente em junho/2017 levando outras 2 amigas. Será a 3a vez e outras virão! Obrigada pelo site, que não deixo de ver. Baci.

    • Patricia Kalil

      Olá Silvia,

      Fiquei tão feliz ao ler o seu depoimento! Adoro quando os leitores vêm aquo me contar como foi a viagem. Tenho certeza que a próxima, com as suas amigas, será ainda mais interessante.

      Um abraço grande,

      Patricia

  4. Oi Patricia!

    Estou na Sicília ( adorando tudo!!!)e gostaria de saber se o bar do viteli abre todos os dias?

    Abraço

    Bruno

    • Patricia Kalil

      Oi Bruno!

      Sim, atualmente abre todos os dias. Para eles é alta estação, tem que abrir! 🙂

      Um abraço e boa estadia na Sicília!

      Patricia

  5. Lúcia Pinho

    Em agosto passado, em minha primeira viagem à Sicília (sim, haverá muitas outras!) fizemos esse passeio sem guias e foi muito tranquilo. Tudo é apaixonante. Almoçamos em Forza d’Agrò em um restaurante muito simples, mas com que vista e que pratos! Insalata di agrumi. Prove isso!!!!

    • Patricia Kalil

      Olá Lúcia, meu passeio em Savoca foi como o seu. Também fui sem guia e almocei em Forza D’Agrò. Foi um dia delicioso!
      Um abraço,
      Patricia

  6. Certamente, Patricia! Mas até lá “conversaremos” muito por aqui..rss. Abraço e obrigado!

  7. Oi Patricia! Muito obrigado mesmo pelas suas informações! De alguma forma iremos ao Etna mas agora vai ficar muito mais fácil planejar como depois de suas dicas. Abraço e mais uma vez obrigado!!

  8. Oi Patricia! Mais uma dica valiosíssima e que só encontramos aqui. Bem… desde que tomamos contato (eu e minha esposa) de seu blog, através do Viaje na viagem, tudo que fazemos é ler tudo detalhadamente para planejarmos melhor nossa viagem à Sicília em setembro próximo. Esse tour do “Poderoso Chefão’ é uma dica fantástica. gostaria também de te perguntar sobre o Etna, mais especificamente sobre um tour mais abrangente, o que leva realmente às crateras mais altas. Tem alguma dica desse passeio? melhor fazer com operadoras ou podemos ir até o Refugio Sapienza? À partir de lá, como é a Funivia do Etna e os passeios de 4×4 ás crateras? Agradeço todas as suas informações. Muito obrigado mesmo!!!

    • Olá Ademir,
      Fico muito contente que o blog esteja te ajudando a planejar sua viagem pela Sicília!
      Olha, sinceramente eu nunca estive nas crateras mais altas do Etna. Uma excursão até lá faz parte das milhares de coisas que ainda tenho que fazer por aqui rsrs.
      Pesquisei na internet sobre o melhor modo de chegar lá no topo e cheguei à conclusão que, para aproveitar de verdade e conhecer mais a fundo os segredos do Etna, é melhor fazer uma excursão com as operadoras. Até porque sem guia você não poderá fazer muita coisa porque a área é muito vasta. Leve em consideração também que o Etna é um vulcão ativo e que quando ele está em erupção ou emitindo cinzas, não é possível visitar aquelas crateras.
      Entrei em contato com duas operadoras e pedi informações sobre as excursões. Quando eles me responderem entro em contato com você novamente, ok?
      Um abraço,
      Patricia

Comente!