Museu do Desembarque das Tropas Aliadas em Catania

Dica de Museu em Catânia: o “Museo dello Sbarco in Sicilia”

Atualizado em

Desconhecido até mesmo por quem vive em Catânia, o “Museo dello Sbarco in Sicilia” é, até hoje, o museu mais emocionante e melhor construído que já visitei na Sicília. Confesso que sou apaixonada pela história das duas Grandes Guerras, mas mesmo vivendo somente a 20km de Catânia, demorei 6 anos para me dar conta da existência do Museu do Desembarque das Tropas Aliadas na Sicília.

O Museu está situado dentro do complexo “Le Ciminiere”, que é uma espécie de centro de convenções originado a partir uma antiga refinaria de enxofre (ciminiere significa chaminés). Achar o complexo Le Ciminiere é fácil, pois fica a poucos metros da estação central de Catânia e as chaminés podem ser vistas de longe. Já encontrar a entrada do museu não é tão simples assim (daí o motivo de eu nunca ter notado que ali havia um museu, mesmo tendo passado por aquele lugar inúmeras vezes). Há um portão e uma placa bem pequena indicando o museu.

City tour em Catânia

City tour em Catânia

Faça um passeio privativo em Catania com uma guia que fala português! SAIBA MAIS.

A visita ao museu é dividida em duas partes: a primeira é guiada, e somos conduzidos a um cenário onde foram reconstruídas algumas casas sicilianas antes da guerra. Depois disso o guia nos leva para dentro do simulador de um refúgio antiaéreo, as luzes se apagam e começamos a ouvir as explosões. É uma sensação terrível. Ao sair de lá, nos deparamos com a reprodução de uma casa destruída por uma bomba.

Dica de Museu em Catania

Na segunda parte do percurso do museu, continuamos sem o guia e começam as exposições de objetos da época, fotografias e filmes sobre o desembarque das tropas aliadas na Sicília, além de estátuas de cera de soldados e dos principais personagens envolvidos na II Guerra Mundial, como Mussolini, Hitler, Roosevelt e Churchill.

Museu em Catânia: Museo dello Sbarco
Soldado americano com um guia sobre a Sicília. Imaginem que neste guia, fornecido pelos americanos e ingleses a seus soldados, existiam “informações” sobre os hábitos, costumes e características dos sicilianos. Algo do tipo: “os homens sicilianos são muito ciumentos, podendo recorrer à faca em alguns casos.” Oi?

Museu em Catânia: Museo dello Sbarco

A Operação Husky

As tropas americanas e inglesas invadiram a Sicília entre 9 e 10 de julho de 1943 e desembarcaram no sul da ilha, entre as cidades de Licata e Cassibile. Começaram então os combates contra os alemães para a conquista do território siciliano, e então ir avançando para o resto do país, dando. Foi assim que iniciou o processo de liberação da Itália dos Nazi-Fascistas.

Museu em Catânia: Museo sobre a 2ª Guerra
Soldados descansando nos campos sicilianos

A invasão da Sicília foi decisiva para a saída da Itália da guerra, além de ter influenciado na destituição de Mussolini e, consequentemente, a queda regime fascista. Em 8 de setembro de 1943, na cidade de Cassibile, que fica a cerca de 20km a sul de Siracusa, foi assinado o armistício em que a Itália se rendia incondicionalmente aos Aliados, cessando, portanto, de lutar ao lado das tropas alemãs.

Museu em Catânia: Desembarque das Tropas Aliadas
Reprodução do momento em que o General Badoglio assinava o Armistício de Cassibile, com a rendição incondicional das Forças Italianas e a cessação das hostilidades contra os Aliados.
No fim do percurso de visita do museu há uma homenagem aos soldados mortos durante a Operação Husky, sem distinção de nacionalidade, e alguns capacetes expostos na parede.
No fim do percurso de visita do museu há um monitor que vai mostrando os nomes dos soldados mortos durante a Operação Husky. Há também alguns capacetes expostos na parede.

 

Informações úteis:

– O museu funciona de terça à domingo, das 9 às 16:45, sendo a última entrada às 15:45. A entrada custa 4 euros.

– São necessárias pelo menos duas horas para visitar o museu com calma.

– Há outros dois museus no complexo Le Ciminiere: o Museu do Cinema e o Museu do Rádio.

ASICILIA5

Veja Também

Palácios nobres de Palermo

Palácios nobres de Palermo: conheça o Palazzo Mirto

Atualizado em 18/10/2019Palermo é repleta de antigos palácios nobres, as antigas residências da aristocracia siciliana. …

4 comentários

  1. Mafalda Mestriner

    Parabéns como você descreve os lugares para visitação e como a melhor forma de chegar ao destino….estou curtindo seu blog

  2. Muito interessante. Também gosto muito da história das guerras mundiais.

Comente!