Semana Santa na Sicília

Se o período da Semana Santa coincide com a sua estadia na Sicília, aproveite a oportunidade para conhecer as tradições, eventos e rituais pascais que são realizados em inúmeras cidades sicilianas. As festas mais famosas são aquelas de Trapani, Marsala, Enna e Caltanissetta.

 

A Semana Santa em Trapani

Em Trapani, na Sexta-Feira Santa, é realizada a Procissão dos Mistérios que se caracteriza por durar 24 horas. Homens vestidos com túnicas pretas carregam vinte grupos de esculturas de madeira produzidas nos séculos XVI e XVII, que retratam as cenas da Paixão de Cristo, chamadas Mistérios. As esculturas ficam guardadas na Chiesa delle Anime Sante del Purgatorio, de onde sai a procissão, às 14h da sexta-feira, terminando sábado no mesmo horário. I 

Semana Santa na Sicília
Procissão dos Mistérios em Trapani – Foto: Wikipedia

Semana Santa em Marsala

Caso você esteja no oeste da Sicília, Marsala é uma boa pedida. Na Quinta-Feira Santa acontece a Via Crucis, onde centenas de atores, todos moradores da região, percorrem as principais ruas da cidade interpretando as cenas da Paixão de Cristo. A Via Crucis de Marsala tem uma tradição secular e ocorre há mais de 400 anos. O evento começa às 14h, saindo da Igreja de Sant’Anna.

Semana Santa na Sicília
Via Crucis de Marsala – Foto: Divulgação

Semana Santa em Enna

A Semana Santa em Enna é uma das mais sugestivas da Sicília. Os eventos começam no Domingo de Ramos, mas o ápice acontece na Sexta-Feira da Paixão, quando mais de dois mil homens encapuzados caminham à frente dos andores com Jesus Cristo Morto e com Nossa Senhora das Dores, iniciando o cortejo que percorre quase toda a cidade. Ao chegar à igreja do cemitério, é dada a benção aos fiéis com a cruz, uma relíquia que contém um espinho da coroa de Jesus. A procissão retorna então à Catedral, onde termina.

No Domingo de Páscoa, às 18h, na praça em frente à catedral, acontece uma cerimônia chamada “a Paci” (a Paz): ao som dos sinos, as estátuas de Cristo Ressuscitado e da Virgem Maria se encontram e, em meio a uma festa, são levadas para dentro da igreja, onde permanecem expostas aos fiéis por uma semana.

Sexta-Feira da Paixão em Enna - Foto: Max Ponzi
Sexta-Feira da Paixão em Enna – Foto: Max Ponzi

Semana Santa em Caltanissetta

Para os habitantes de Caltanissetta, a Semana Santa tem um significado muito profundo. Ao cair da noite da Quinta-Feira Santa, a multidão toma conta das ruas da cidade. Andores com estátuas extremamente realistas, que retratam a Paixão de Cristo, são conduzidos em um cortejo ao som da marcha fúnebre. A procissão começa e termina na Piazza Garibaldi, e percorre as ruas e vielas do centro histórico da cidade, algumas delas bastante estreitas, terminando somente na madrugada da sexta-feira.

Na noite da Sexta-Feira Santa acontece a Procissão do Cristo Negro. Uma imagem de Jesus Cristo esculpida em madeira escura (daí o nome da procissão), colocada dentro de uma grande urna dourada, é carregada por homens descalços que entoam cântigos sagrados.

vare
Estátuas da procissão da Quinta-Feira Santa em Caltanissetta – Foto: Divulgação

 

A tradição dos cordeirinhos de Marzipã

O cordeiro de marzipã é um doce típico da Páscoa na Sicília. Cada cidade tem seu próprio jeito de preparar os cabritinhos, mas o que todos têm em comum é o modo como são dispostos.
A tradição diz que os cordeirinhos devem estar deitados, ter um estandarte vermelho (que indicaria as iniciais de Jesus) e devem ser decorados com detalhes dourados.

Pasta de amendoas
Carneirinhos feitos com pasta de amêndoas, típicos da Páscoa na Sicília.

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Veja Também

Festa de Santa Ágata em Catânia

De 3 a 5 de Fevereiro acontece em Catânia uma das mais famosas festas religiosas do mundo. A Festa de Santa Ágata é o maior acontecimento da cidade, chegando a reunir mais de um milhão de pessoas em procissão pelas ruas para celebrar a santa siciliana.

3 comentários

  1. Marli Gavioli

    Cara Patricia

    Obrigada demais pelo seu maravilhoso blog!

    Eu e meu marido estaremos na Sicília em setembro e gostamos muito de festas populares, religiosas ou não. Descobri um site http://www.siciliainfesta.com/ que dá informações sobre festas o ano todo, mas estou um tanto insegura com as datas, pois não parecem atualizadas para 2014. Por exemplo, dia 15/09 tem uma série de festas e é uma segunda-feira (no ano passado foi domingo). Você tem alguma dica? Já tentei entrar no site de algumas cidades, mas não tive sucesso quanto à datas.

    Obrigada

    Marli-São Paulo

    • Olá Marli!
      Também conheço o site siciliainfesta.com e é o meu guia das festas populares. Ele é sempre atualizado. Provavelmente as datas dos meses que ainda estão por vir, são aquelas fixas, como as festas religiosas por exemplo. Se alguma festa lhe interessar, você me fala e eu verifico que realmente as datas são aquelas indicadas. O fato de não encontrar nada nos sites das cidades é que os programas das festas populares geralmente são publicados poucos dias antes do início da festa. Só no caso dos eventos realmente grandes é que publicam com mais antecedência.
      Continue sempre dando uma olhadinha no Sicilia in Festa, as atualizações dele são publicadas na página inicial.
      Um abraço,
      Patricia

      • Patricia, estarei na Sicília de 12/9 a 7/10 e estou fazendo o roteiro considerando as festas e as seus diversos e esplendidos comentários. São muitas festas, a maioria devem ser pequenas, mas interessam mesmo assim. Uma que particularmente interessou é em Catania, entendi que tem uma procissão de barcos e estou torcendo para ser 14/09. Beijo e super obrigada por sua atenção!

Comente!