Dicas de Catania

Dicas de Catânia: Piazza Duomo & Via Etnea

Se eu pudesse definir o que significa a Piazza Duomo e a Via Etnea  para a cidade de Catânia, diria que são, respectivamente, o coração e a aorta da cidade.

A Piazza Duomo é o núcleo do centro histórico de Catânia. É rodeada por edifícios históricos em estilo barroco siciliano: é nela que se localiza a Catedral de Santa Ágata (ou Duomo de Catânia, daí o nome da praça) e também a Estátua do Elefante, o símbolo da cidade desde 1239.

dicas de Catania

A Catedral, dedicada à padroeira da cidade, é a principal igreja de Catânia e foi, ao longo dos seus mais de 900 anos de vida, várias vezes destruída por terremotos e incêndios, e então novamente construída. A igreja que vemos hoje é obra do arquiteto e monge Girolamo Palazzotto, que a reconstruiu após o catastrófico terremoto de 1693. Já a fachada foi projetada em estilo barroco siciliano por Gian Battista Vaccarini e é dividida em três níveis, e em todos há estátuas de Santa Ágata.

Duomo de Catânia, ou Catedral de Santa Ágata
Duomo de Catânia, ou Catedral de Santa Ágata – Foto: Acervo Pessoal

O monumento que se encontra no centro da Piazza Duomo é a união de três elementos bem distintos e de épocas completamente diferentes: a Fonte, que é de autoria de Gian Battista Vaccarini e é datada de 1737; o elefantinho de pedra vulcânica, que remontaria ao período da dominação cartaginesa ou bizantina na Sicília; e o obelisco, que provavelmente foi trazido à Catânia durante as cruzadas, sendo proveniente de Assuã, no Egito. Existem muitas lendas sobre a história da estátua do elefante, e uma das interpretações mais bem aceitas é a do cartógrafo árabe Edrisi, que durante sua viagem à Catânia no século XII, teria escrito que os habitantes da cidade consideravam o elefante uma estátua mágica, capaz de protegê-los das erupções do Etna.

Hoje os degraus ao redor da fonte são ponto de encontro dos jovens da cidade, dos estudantes após a saída da escola, de turistas que param para comer um lanchinho e descansar.

A estátua do elefante. Para os cataneses, "u liotru" - Foto: Acervo Pessoal
A estátua do elefante. Para os cataneses, “u liotru” – Foto: Acervo Pessoal
Outro monumento da Piazza Duomo é a Fontana dell'Amenano, uma espécie de prima pobre da Fontana di Trevi de Roma. Vale jogar uma moedinha lá também! Foto - Acervo Pessoal
Outro monumento da Piazza Duomo é a Fontana dell’Amenano, uma espécie de prima pobre da Fontana di Trevi de Roma. Vale jogar uma moedinha lá também! Foto – Acervo Pessoal

A Via Etnea é a rua principal do centro da cidade e possui este nome porque prossegue no sentido do Etna. Como é fechada para o trânsito de veículos particulares, é possível passear tranquilamente, mesmo no meio da rua. Eu adoro passear na Via Etnea em um fim de tarde de sábado ou de domingo, e parar para tomar um prosecco e beliscar alguma coisa em um dos tantos bares localizados na área (mas confesso que o  meu preferido é o da Piazza Università).  É também na Via Etnea, na altura da Piazza Stesicoro, que se encontram as ruínas do Anfiteatro Romano. Infelizmente resta bem pouco daquilo que era o segundo maior anfiteatro romano da Itália, perdendo somente para o Coliseu, mas é possível visitar algumas partes ruínas e a entrada é gratuita.

dicas de catania
Entrada do Anfiteatro Romano – Foto: Acervo Pessoal

Depois de tanto caminhar, nada como um merecido descanso em meio ao verde. Uns 400m depois das ruínas do anfiteatro, continuando no sentido Etna, se encontra a  Villa Bellini, um jardim bem cuidado e muito querido pelos cataneses.

Villa Bellini vista a partir da sua parte alta – Foto: Acervo Pessoal

 

Outras dicas de Catania

– Absolutamente não perca a oportunidade de comer um arancino” no Bar Savia, que fica bem em frente à Villa Bellini. É, na minha humilde opinião, o melhor do mundo :);

– Não tenha medo de ser feliz e vá tomar um sorvetinho na Gelateria Saint Moritz. Outro dia escolhi o sabor “cioccolato fondente“, que era de comer rezando!

– A Piazza Duomo e a Via Etnea foram imortalizadas no filme O Belo Antonio (Il Bell’Antonio), com Marcello Mastroianni e Claudia Cardinale. O charme de Marcello é inigualável, não? (a partir do minuto 0:50)

 

Veja também as minhas dicas de Catânia no site português Alma de Viajante!

 

Reserve já seu hotel em Catânia!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

Curta o blog no Facebook!

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Veja Também

Teatro da ópera em Catania

Onde assistir a uma ópera em Catania: Teatro Massimo Bellini

Ter a oportunidade de assistir a uma ópera em Catania pode coroar a sua estadia …

4 comentários

  1. Olá, Patricia! Acabei de descobrir seu blog!! pena este seu relato não estar no ar quando fui a Catânia, em set/2013. Super detalhado e informativo. Relatei meu fim de semana na Catania em meu blog. O link é este, caso queira acessar: http://www.profissaoturistaoficial.blogspot.com.br/2015/01/na-rota-do-vulcao-um-final-de-semana-na.html
    Parabéns pelo blog!! Quero muito voltar a Sicilia para um tour mais completo nos proximos anos.
    Abraços,
    Natália

    • Patricia Kalil

      Oi Natalia,
      Pois é, meu blog só foi criado em 2014. Vou ler seu post e espero que tenha gostado de Catânia.
      Um abraço,
      Patricia

  2. Andrea Coelho

    Oi Patricia, hoje foi nosso segundo dia na Catania e fomos de novo no Bar Savia (tudo delicioso). A cidade eh meio caotica, mas tem muitas coisas boas.
    Fizemos um passeio ate o Aci Castello, a costa eh mesmo linda. Amanha seguimos viagem, proxima parada Agrigento, obrigada por compartilhar tuas dicas conosco.
    Andrea

    • Oi Andrea, o Bar Savia é uma garantia de coisas gostosas. Catânia não é “meio” caótica, é totalmente caótica! rsrs. Infelizmente a cidade é muito mal cuidada e com isso acaba perdendo muito. Quando for a Agrigento, além do Vale dos Templos, visite Scala dei Turchi, uma praia lindissima.
      Um abraço,
      Patricia

Comente!