As 5 guloseimas que você não pode deixar de comer na Sicília

Atualizado em

Se você está fazendo dieta, ao vir para a Sicília, esqueça-a. Aliás, quem viaja pela Itália e não experimenta os pratos e produtos típicos desta terra, é como se tivesse feito uma viagem incompleta. A comida está enraizada na cultura e nas tradições italianas.

A pasticceria siciliana é muito rica e por muitos é considerada a melhor da Itália, tanto que é possível encontrar confeitarias especializadas em doces sicilianos em todo o país. A vontade que dar ao ver aquelas vitrines das confeitarias cheias de docinhos convidativos é sair escolhendo um de cada, mas como não dá para sair devorando tudo em poucos dias de férias, decidi escolher cinco doces típicos da Sicília que você pode e deve experimentar ao passar por aqui.

 

1) Cannolo

doces típicos da Sicília
Foto de Megan Chromik (Wiki Commons)

O cannolo é o mais popular doce siciliano. É uma massa modelada em forma de tubo, frita, crocante, recheada com um creme. O cannolo clássico é recheado com ricota de leite de ovelha açucarada e pedacinhos de chocolate, mas pode ser também recheado com creme de chocolate ou de pistache. Nas confeitarias podem ser encontrados em versão mini, assim, se não conseguir escolher entre o recheio de chocolate ou de ricota, dá para pedir um de cada.

 

2) Cassata

doces típicos da Sicília

A cassata é uma torta de pão de ló, ricota de ovelha (olha a ricota mais uma vez), marzipã e fruta cristalizada, geralmente decorada em modo bem suntuoso e colorido. É um doce que possui origens árabes e remonta ao período do domínio árabe na Sicília. Não é uma sobremesa nem um pouco leve, é praticamente uma refeição completa, mas nas confeitarias são encontradas também do tamanho de cupcakes.

 

3) Pasta di mandorla (biscoito de amêndoas)

doces típicos da Sicília
Foto de Giovanni dall’Orto

Vou logo me entregar: eu amo os biscoitos de amêndoas. São durinhos por fora e macios por dentro e caem super bem depois de uma refeição, com uma tacinha de vinho Passito ou Moscato. Os ingredientes são poucos e as amêndoas são protagonistas, por isso os biscoitos são tão deliciosos. Há ainda a versão dos biscoitos com pistache ou aromatizados com frutas cítricas. Os biscoitos são vendidos dentro de saquinhos fechados e as confeitarias os vendem também em embalagens para presente.

 

4) Granita

Granita de amêndoas acompanhada por um  brioche
Granita de amêndoas acompanhada por um brioche

Café da manhã por excelência durante o verão, a granita siciliana não tem nada a ver com a granita produzida no resto da Itália. Enquanto nos outros lugares é gelo raspado, aqui na Sicília é quase um sorvete, mas um pouco mais líquido e menos cremoso. Os sicilianos adoram tomar uma granita de café (ou metade café e metade amêndoas) para começar o dia. Sei que pode parecer estranho tomar esta espécie de sorvete no café da manhã, mas eu garanto que nos dias ferventes do verão siciliano, uma granita geladinha de manhã cedo vai te encher de energia. Ah, e não esqueça do pãozinho brioche para acompanhar.

Caso prefira tomar uma granita em outro horário do dia, minha dica é tomar uma de limão no meio da tarde, só para matar a sede!

 

5) Brioche e gelato

 doces típicos da Sicília

Nunca vou me esquecer a primeira vez que vi essa gulodice: foi no Fantástico, quando o Maurício Kubrusly viajava o mundo mostrando as curiosidades de cada país. Eu era uma menina, mas o Maurício comendo pão com sorvete ficou marcado na minha mente. Ele estava percorrendo a Sicília e parou em uma sorveteria para comer “brioche e gelato”. Gente, o que era aquilo? Que pecado da gula é esse? O pãozinho é super macio, você vai comendo o sorvete às colheradas e dando mordidinhas no pão. Coisa que é para comer uma vez no ano, mas quando a gente tá de férias, quem é que pensa em dieta?

 

Reserve já seu hotel na Sicília!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Curta o blog no Facebook!

ASICILIA5

Veja Também

corrado assenza caffé sicilia noto

Caffè Sicilia em Noto: a confeitaria do mestre Corrado Assenza

Atualizado em 29/11/2018O mestre confeiteiro Corrado Assenza é uma verdadeira instituição na Itália e seu …

10 comentários

  1. Sonhando muito com tudo isso!!! Minhas férias serão de gordices.

  2. Obrigada pelas dicas. Estarei pela primeira vez na Itália em julho próximo. Estou amando seu blog. Sou mineira de Pouso Alegre e adoramos esperimentar comidas diferentes. Obrigada

  3. Ai, meu santooo. Que vontade de comer um cannoli siciliano de novo!! Morei em Torino e lembro que a ricota que eu comprava lá é a melhor que já comi até hoje. Delíiiicia seu post!

    • Patricia Kalil

      Oi Viagem Cult!
      Se você achou boa a ricota de Torino, imagina então a da Sicília… não tem pra ninguém! rsrs
      Um abraço,
      Patricia

  4. aff…
    já trabalhei numa confeitaria siciliana, que espetáculo!
    parabéns pelo site, amiga.

  5. Oi Patricia,
    Desse jeito você me deixa louca de vontade de dar uma escapinha até a Sicilia…
    Não sou muito doceira e na verdade não gosto da ricota dos doces sicilianos. Mas não tem nada que me faça mais feliz do que uma bela granita ou uma brioche com sorvete. E claro, um biscoitinho de amêndoas cai sempre muito bem…

    • Eu gosto de ricota, já meu marido que é siciliano, odeia. Caso raro rsrs. Imagine que os siracusanos comem ricota às colheradas. Os doces com ricota não são os meus preferidos, também prefiro a granita e o sorvete! 😉

  6. Ola, não existe doce na italia mais gostoso que cannoli!!!!! A granita também é bom, mas brioche com gelato tenho que provar!!!

Comente!