A Calábria é um paraíso para os comilões. Graças ao clima e à paisagem, tudo o que você prova é delicioso. De fato, assim como aqui na Sicília, lá a hora da refeição é sagrada e não há como sair da mesa com fome!

No entanto, elaborar um menu inteiro de pratos típicos da Calábria não é uma tarefa fácil, seja porque a região tem realidades diferentes (um prato pode existir numa cidade, mas em outra não), seja porque a tradição gastronômica baseia-se, sobretudo, em produtos em conserva e embutidos. 

Assim, selecionei alguns dos pratos típicos da Calábria, de diferentes cidades, para você conhecer.

LEIA TAMBÉM:  12 Curiosidades sobre a Calábria

Stroncatura, um dos pratos típicos da Calábria

Pratos típicos da Calábria

Stroncatura (ou Struncatura no dialeto calabrês) é uma massa repleta de tradição e de origem muito pobre. Nascida em Gioia Tauro, essa longa massa escura era feita a partir de farelo de trigo e grãos que eram literalmente varridos do chão dos comerciantes de massas. 

Portanto, a massa era consumida pelas classes menos ricas e vendida a um preço muito baixo. Por muitos anos, no entanto, por razões de higiene, sua venda foi proibida, embora ainda pudesse ser encontrada em algumas lojas locais como se fossem mercadorias contrabandeadas.

Hoje em dia, redescoberta e aprimorada, a receita de Stroncatura foi adaptada às regulamentações atuais corretas, inclusive de higiene (ainda bem!) e é produzida por algumas fábricas de massas com ingredientes de qualidade, como trigo duro, centeio e farinha de trigo integral.

Enfim, sendo um prato de origens pobres, era temperada com ingredientes simples da cultura camponesa, como azeite, alho, anchovas, azeitonas, farinha de rosca torrada e a inevitável pimenta.

 

Fileja con la ‘nduja

 

Pratos típicos da Calábria

O ‘nduja, sobre o qual falei AQUI, é o ingrediente mais conhecido da gastronomia da Calábria. Trata-se de um salame macio e composto de carne de porco e pimenta. Ele é originário da cidade de Spilinga e pode ser preparado de diversas formas.

Um dos pratos típicos da Calábria é justamente a fileja con la ‘nduja. A fileja é uma massa longo e curva, típica da província de Vibo Valentia, obtida através da rotação da massa em torno de uma varinha de madeira bem fina.

 

Pipi chini – pimentões recheados

Se você acha que um prato feito com vegetais será leve, está enganado! O pimentão recheado de Reggio Calabria não é um prato nada light, mas sim que vale por uma inteira refeição.

Além do pimentão, os ingredientes dele variam de acordo com o gosto da “nonna” de cada um. A versão básica inclui farinha de rosca, ovos, queijo e salsa. Uma versão mais “gorda” adiciona carne de porco picada, mortadela, queijo, presunto e muito mais, como você quiser. Em qualquer caso, a nonna sabe exatamente quais ingredientes usar.

 

Patate e peperoni fritti – Batatas e pimentões fritos

Batatas e pimentões fritos são um típico acompanhamento calabrês. Esta receita, além de ser um prato muito saboroso, é caracterizada por cores vivas: o amarelo da batata alterna com o vermelho e o verde do pimentão. Os dois vegetais, produtos típicos da zona rural da Calábria, são fritos em uma panela junto com um delicioso azeite, que, pegando o sabor forte dos pimentões, transfere-o para as batatas, criando assim uma mistura única.

Receita de sabores rápida, fácil e deliciosa, adequada para combinar com um prato de carne.

 

Pratos típicos da Calábria: Vrasciole

Pratos típicos da Calábria

Vrasciole é um dos pratos típicos da Calábria. Essas almôndegas fritas de vitela, com a adição de farinha de rosca, são reconhecíveis por sua típica forma alongada. Uma receita difundida em toda a Calábria, o vrasciole é servido quente, geralmente como entrada, para estimular o apetite enquanto aguarda o prato principal.

Além disso, existe também vrasciole de batatas (croquetes de batata), de berinjela e muito mais.

 

Pesce Stocco alla Calabrese

Pratos típicos da Calábria

Pesce Stocco é um dos alimentos mais populares na Calábria. Para quem nunca ouviu falar, o “Stocco” é a merluza (uma merluza inteira pendurada do lado de fora para secar naturalmente) que é reidratado e usado como base para centenas de pratos diferentes.

Introduzido na Calábria pelos normandos no início do século XII, hoje em dia é considerado uma iguaria. Além disso, é a base de muitos pratos da Calábria.

Um dos mais famosos é o pesce stocco alla ghiotta, um prato originário de Reggio Calabria e é feito com azeitonas, batatas e alcaparras.

LEIA TAMBÉM:  Vinhos da Calábria

Alici scattiate

Foto: Vincenzo Forniti – FlickR

 

As aliches “scattiate” são uma receita típica da Calábria e basicamente se trata de aliches refogadas com bastante azeite, orégano e pimenta. Enfim, é muito simples e saboroso, assim como muitos outros pratos típicos da Calábria. Além disso, reflete os sabores genuínos dos ingredientes sem grande processamento.

O termo “scattiate” significa literalmente salpicado, e esse nome provavelmente deriva dos salpicos de óleo causados ​​durante o cozimento,  quando se adiciona o vinagre.

Prato mediterrâneo com um forte sabor do mar, as aliches scattiate são para quem gosta muito dos sabores de peixe, casados ​​com uma ótima pimenta.

 

Morzello

Morzello (ou morzeddhu, em dialeto calabrês) é um sanduíche forte, recheado com tripas e miudezas bovinas. De fato, a carne praticamente nada no molho de tomate picante e é normalmente servida no pão pitta. Devido à baixa quantidade de miolo, este pão acolhe o molho com um abraço caloroso.

Por fim, os trabalhadores rurais consumiam este sanduíche como um lanche da manhã. Afinal, às 10h, eles já tinham quatro ou cinco horas de trabalho nas costas.

E você, gostaria de enfrentar este suculento café da manhã?

 

Tartufo di Pizzo – Trufa de sorvete

Foto: Gelateria Enrico

 

O tartufo di Pizzo, uma trufa gelada típica da cidade de Pizzo, que fica perto de Tropea, foi o primeiro sorvete do mundo a obter a denominação IGP (Indicação Geográfica Protegida). A forma irregular e o sabor suave são inconfundíveis, assim como sua história peculiar.

Como na melhor tradição culinária, ele também parece ter nascido por acaso. A princípio, parece que no ano de 1952, o jovem sorveteiro Giuseppe De Maria – mais conhecido como Don Pippo – no buffet de um casamento se viu em dificuldade. De fato, os copos onde ele deveria servir o sorvete tinham terminado.

No entanto, Don Pippo não desanimou e improvisou o copo com a palma da mão, criando uma esfera de sorvete de chocolate e avelã, recheada com chocolate derretido. Depois, embrulhou o produto em uma folha de papel para alimentos e o colocou no freezer.

E foi assim nasceu essa delícia e que rendeu à cidade de Pizzo inúmeros prêmios na Itália e no exterior.

 

Pitta Mpigliata

Doce típico da Calábria

Se nos contos de fadas os mocinhos se casam e vivem felizes para sempre, encerramos nossa lista de pratos típicos da Calábria com a pitta mpigliata, originária da província de Cosenza.

Nascido como um bolo de casamento no vilarejo de San Giovanni in Fiore, este doce feito de massa folhada e recheado com frutas secas está sempre presente também nas mesas da ceia de Natal, especialmente em Catanzaro, onde leva o nome de “pitta fechada”.

A pitta mpigliata sempre aparece quando há algo para comemorar! A propósito, vamos comemorar o enorme tesouro que é a culinária típica da Calábria?

 

Comente!