Massas típicas da Sicília

10 massas típicas da Sicília


Atualizado em 10/11/2020

A Itália é um país lindo e cada região tem paisagens e lugares fabulosos para visitar. No entanto, quando se trata de comida, a culinária italiana é composta por 20 cozinhas regionais diferentes, cada uma com uma identidade própria.

E, apesar de hoje em dia achar produtos regionais facilmente na internet, muitos italianos ainda têm uma preferência pela culinária de sua própria região e por produtos cultivados localmente. O mesmo vale para os tipos locais de massas e receitas de massas.

Assim, quem está na Sicília dá preferência às massas típicias sicilianas, quem está na Calábria prefere aquelas calabresas, quem está em Milão, aquelas milanesas. E assim por diante!

via GIPHY

 

Mas quais são as massas típicas da Sicília?

A maior parte das massas típicas da Sicília são feitas com trigo duro. O trigo duro dá à massa uma textura firme, que permanece assim mesmo durante o processo de cozimento.

Por outro lado, as massas frescas, à base de ovo, típicas do norte da Itália, raramente são vistas na Sicília, assim como é bem difícil encontrar um prato com massa recheada, como ravioli ou tortellini.

Apesar da culinária siciliana ter como ingredientes-chave peixes e frutos do mar (estamos em uma ilha!), há uma grande variedade de receitas de massas vegetarianas, por exemplo. Por isso, mesmo se você não gostar ou não puder comer peixe, saiba que não irá passar fome.

Todas as receitas são feitas com ingredientes típicos da Sicília e principalmente com massas tradicionais locais, por exemplo busiate, caserecce e anelletti!

Enfim, como há uma infinidade de opções, selecionei 10 massas típicas da Sicília para vocês conhecerem.

 

1. Busiate alla Trapanese

Pestos sicilianos - pesto trapanese
Um prato de Busiate ao pesto trapanese do restaurante 210 Grammi de Trapani

 

Busiate com pesto à moda de Trapani (alla trapanese) é a massa mais representativa desta cidade do oeste da Sicília.

A busiata é um tipo de massa fresca, típica de Trapani, em forma de fettuccine fino torcido, formando tipo um espiral. Seu nome deriva da palavra buso, que é um ferro usado para dar forma a essa massa, torcendo-a.

Nada é mais adequado para combinar esta massa do que o pesto alla trapanese, um pesto vermelho feito com amêndoas e tomates secos. Este pesto nasceu a partir de uma interpretação local do pesto genovês, introduzida por navegadores genoveses que desembarcaram em Trapani. Usando ingredientes locais no início, os pinhões foram substituídos por amêndoas e depois acrescentaram mais e mais tomates (tanto frescos como secos).

Leia também: Conheça os pestos sicilianos

 

2. Pasta alla Brontese

Massas típicas da Sicília

A Pasta alla Brontese é a receita original que se prepara, com pistache, em Bronte e em outras cidadezinhas nas encostas do vulcão Etna.

Para prepará-lo é necessário pistache picado (de preferência pistache de Bronte), bacon e creme de leite. Além disso, usa-se normalmente uma pasta curta, como a farfalle.

Enfim, é um prato rápido, muito fácil de fazer em casa, mas cheio de história, esforço e tradição.

Leia também: O Pistache de Bronte

 

3. Massas típicas da Sicília: Pasta alla Norma

Massas típicas da Sicília

Já perdi a conta de quantas vezes apreciei este famoso prato clássico de massa siciliana. Feito com molho de tomate, berinjela, ricota curada salgada e manjericão fresco, este prato de massa é cheio de sabor mediterrâneo.

O prato teria esse nome em homenagem a La Norma, a famosa ópera composta por Vincenzo Bellini em 1831. A sua origem parece remontar a um determinado jantar realizado em 1920 em que esteve presente o poeta e dramaturgo siciliano Nino Martoglio. Maravilhado com o sabor delicioso deste prato, ele disse que era praticamente “uma Norma”, ou seja, uma obra-prima como a ópera de Bellini.

Veja também: O que comer na Sicília: 5 pratos imperdíveis

 

4. Pasta con le sarde

Massa com sardinhas com bastante erva-doce selvagem. Foto: Umami – FlickR

 

Uma das massas típicas da Sicília mais tradicionais e populares, a pasta con le sarde (massa com sardinha) é uma das receitas de massa mais antigas da ilha.

Trata-se de um prato de massa aparentemente simples e de origens supostamente árabes. É uma combinação incrível de sabores e texturas e representa um exemplo perfeito da herança culinária diversificada da Sicília.

O molho é delicadamente aromatizado com açafrão e feito com as sardinhas mais frescas possíveis, erva-doce selvagem, pinhões e passas.

Quanto à massa em si, os bucatini são a escolha clássica, mas há quem prefira utilizar espaguete. O macarrão com sardinha é frequentemente associado à cidade de Palermo, embora seja encontrado em toda a ilha em suas muitas variedades regionais.

 

5. Anelletti al forno

Ceia de Natal na Sicília: anelletti al forno

Anelletti são pequenos anéis de massa seca com cerca de um centímetro de diâmetro e esta versão feita no forno é típica de Palermo.

Receita tradicional que passa de geração em geração, os anelletti al forno ​​são preparados em muitas variações, pois é aquele tipo de receita onde a gente coloca o que tem na geladeira! Os ingredientes variam de acordo com o gosto, mas um molho de carne moída, assim como berinjelas, são ingredientes tradicionais. Algumas versões levam também pedaços de várias carnes curadas (por exemplo, presunto, linguiça, etc.) ou rodelas de ovo cozido. Há ainda quem adicione também ervilhas.

Em Palermo, os anelletti al forno podem ser encontrados na maioria dos restaurantes e lanchonetes. Esta massa também é preparada muito em casa, é aquela típica do domingo em família.

 

6. Massas típicas da Sicília: Pasta ‘ncasciata

massas típicas da sicília

A pasta ‘ncasciata é um prato tradicional de massa italiana originário da Sicília. Para prepará-la, utiliza-se algum tipo de macarrão curto, como penne ou rigatoni. Depois de cozidos em água fervente, adiciona-se ao macarrão um rico molho de tomate (em Palermo) ou um ragu de carne (em Messina), cubos de berinjela frita, pedaços de queijo como caciocavallo ou mozzarella e molho bechamel.

Enfim, coloca-se a mistura em uma forma de bolo, se polvilha com farinha de rosca e depois é só assar até gratinar.

Uma curiosidade: A pasta ‘ncasciata é o prato preferido do Comissário Montalbano, personagem criado por Andrea Camilleri!

 

7. Pasta al nero di seppia

massas típicas da Sicília
Espaguete com tinta de lula e camarão.

 

Esta massa muito peculiar nasceu no leste da Sicília, onde os pescadores procuravam uma maneira de não desperdiçar absolutamente nada da lula (exatamente como se faz com o porco) e as donas de casa pensaram em combinar a tinta do molusco com um refogado de alho, tomate cereja e salsinha.

De fato, pasta al nero di seppia significa massa com tinta de lula. A tinta, que o molusco usa para confundir predadores quando se sente ameaçado, é um ingrediente incomum para usar na cozinha e, dada a cor difícil de associar a algo que se come, pode gerar dúvidas sobre sua comestibilidade. No entanto, o líquido que torna esta massa tão original não tem contra-indicações, exceto colorir toda a boca de preto!

A tinta de lula tem um sabor forte de “mar”, portanto se você gosta de sentir o gostinho dele na boca, vai adorar esta massa!

Uma curiosidade: Existe massa com tinta de lula também no Vêneto, norte da Itália, e ali ela é feita com anchovas e cebola.

 

 

8. Pasta con i broccoli arriminati

A pasta con i broccoli arriminati – literalmente macarrão com brócolis mexido – é uma das massas típicas da Sicília de origem bem simples. Arriminati é uma palavra em dialeto siciliana e significa “mexido” e nesta receita os brócolis (também usam muito couve-flor) são cozidos junto com pinhões, açafrão, queijo, cebola e passas, e à medida que são misturados, se desmancham, formando um molho muito bom e cremoso, perfeito para temperar massas.

Esta que citei acima é a receita palermitana original, mas há outras versões que levam anchovas ou salsichas e até tomates.

 

9. Pasta all’eoliana

A principal característica da culinária das Ilhas Eólias é o uso constante e sábio de ervas aromáticas que enchem cada prato cores e aromas naturais.

Assim, a pasta all’eoliana incorpora sabores e história. Os ingredientes para o seu preparo são os seguintes: azeitonas, alcaparras, orégano, alho, pimenta malagueta e tomatinhos (uva ou cereja). Enfim, produtos muito simples, mas de sabor único.

Enfim, é uma massa perfeita para ser saboreada nos quentes verões sicilianos enquanto se admira o mar incrível das Ilhas Eólias.

 

10. Pasta con pesce spada e melanzane

Massas típicas da Sicília

Uma das massas típicas da Sicília que mais caracterizam a ilha, a a pasta con pesce spada e melanzane é um prato à base de peixe-espada e berinjela.

De fato, vale ressaltar que esses dois ingredientes são muito utilizados na culinária siciliana e você os verá em diferentes pratos e em todas as versões.

Assim, da união do peixe espada com as berinjelas, mais algumas folhinhas de hortelã, nasceu um clássico da culinária siciliana, muito conhecido e sempre muito apreciado.

***

Agora me fale, qual das massas típicas da Sicília que mais aguçou seu apetite? Ou ainda, há um outro prato de massa que você provou por aqui e amou?

 

 

ASICILIA5

Veja Também

história da pizza margherita

História da Pizza Margherita

Atualizado em 30/11/2020 No mundo da pizza, uma das mais conhecidas e amadas é a …

Comente!