Palermo do alto - do terraço da catedral

10 Curiosidades sobre Palermo

São inúmeras as curiosidades sobre Palermo, uma cidade com uma história milenar, por onde passaram tantos povos e dominações. Sua beleza enche os olhos e seu folclore aquece o coração. Uma cidade onde eu passaria semanas inteiras e tenho certeza de que nunca me cansaria.

Há muitas coisas para ver, uma mais surpreendente que a outra. Mas o que mais surpreende são as histórias pitorescas, curiosidades escondidas entre as animadas ruas da cidade, que complementam o inestimável patrimônio artístico de Palermo.

Vou então contar para vocês algumas curiosidades sobre Palermo, que talvez não estejam nos guias e podem passar despercebidas durante sua estadia na cidade!

1. Um dos climas mais amenos da Europa

Curiosidades sobre Palermo

Graças à sua posição geográfica, no extremo sul da Itália e aos sistemas climáticos locais, incluindo sua proximidade com a África, a área de Palermo tem o melhor clima de toda a Europa! Seus verões são longos, quentes e secos, com temperaturas que permanecem quase sempre acima de 20º, de maio a outubro. Palermo experimenta mais de 2.500 horas de sol todos os anos, quase sem chuva durante os meses de verão.

2. Palermo tem o maior teatro lírico da Itália

Curiosidades sobre Palermo - Teatro Massimo

O Teatro Massimo abriu suas portas ao público em 1897, e não é apenas o maior teatro da Itália, mas um dos maiores teatros da Europa. O auditório foi projetado para acomodar 3.000 pessoas, mas atualmente recebe pouco mais de 1.300. O programa da casa inclui óperas, peças de teatro, dança e música clássica. É famosa não apenas pelo seu tamanho, mas também por ter aparecido no filme O Poderoso Chefão 3.

3. A padroeira de Palermo se chama Santa Rosália

Santuário de Santa Rosalia em Palermo

Rosalia era uma nobre, que viveu como uma cristã devoto em uma caverna no Monte Pellegrino no século XII. No século XVII, quando a peste devastou em Palermo, as pessoas começaram a ver aparições de Rosalia. A imagem supostamente dizia a um caçador onde encontrar seus restos mortais, que foram achados e transportados por Palermo. Por onde as relíquias passavam, as pessoa se curavam.

Logo depois, a praga deixou Palermo e Rosalia foi venerada como a padroeira da cidade. Um santuário foi construído onde seus restos mortais foram descobertos.

4. A "múmia" mais bonita do mundo

Múmia de Rosalia Lobardo

A pequena Rosalia Lombardo, a Bela Adormecida das catacumbas de Palermo, é considerada a múmia mais bonita do mundo. É uma menina nascida em 1918 e falecida aos dois anos de pneumonia e que, graças à injeção de uma mistura especial à base de formalina, glicerina, sais de zinco, álcool e ácido salicílico, adicionada ao tratamento facial com parafina diluída em éter, ainda mantém um rosto com aspecto vivo. O rostinho dela está tão intacto que a menina parece estar simplesmente dormindo.

5. Curiosidades sobre Palermo: a maior árvore da Europa

Piazza Marina - Palermo

Em Palermo, há uma árvore muito famosa entre cidadãos e turistas: é o ficus macrophylla da Piazza Marina, a maior da Europa. Esta árvore gigantesca, plantada em 1863, mede mais de 25 metros de altura e cobre uma área de quase 3000 metros quadrados.

6. Palermo tem rios que desapareceram

Bairro da Albergheria, em Palermo, Sicilia

Nos tempos antigos, a cidade de Palermo era banhada por dois rios: o Papireto e o Kemonia ou Cannizzaro, também chamado de "rio do mau tempo" por seu caráter torrencial. Seus cursos foram desviados, enterrados e canalizados para o mar. Hoje me dia, em correspondência com o antigo leito de Kemonia, na via Ponticello, encontramos uma placa em memória desse rio e da ponte que servia para atravessá-lo.

7. O documento mais antigo da Europa

Uma das curiosidades sobre Palermo é que lá está conservado o documento em papel mais antigo da Europa, ou seja, a carta bilíngue grega-árabe de Adelaide del Vasto (ou Adelasia), esposa de Rogério I, conde da Sicília e da Calábria.

A carta, conservada no Arquivo de Palermo (Via Maqueda), foi escrita em 1109 para ordenar às autoridades de Castrogiovanni (hoje Enna) que protegessem o mosteiro de San Filippo di Demenna, localizado no vale de San Marco, que fazia parte de sua herança pessoal.

8. Maravilhas da arte islâmica

O teto da Capela Palatina, localizada no Palácio Real de Palermo, é considerado o maior monumento de arte islâmica do planeta e representa o espírito multicultural da época.

Composto por polígonos em forma de estrela, o teto é decorado com esquetes animados, feitos com um estilo gráfico com uma linha clara e limpa, de clara origem no Oriente Médio, representando dançarinos, músicos, jogadores, leões e vários outros animais, cavaleiros, lutadores, tudo misturado com decorações geométricas e vegetais. Em torno dos polígonos, existem inscrições auspiciosas em estilo cúfico (árabe). A passagem entre o teto e as paredes é modulada pelas muqarnas.

9. O maior julgamento criminal já realizado

Curiosidades sobre Palermo - Maxiprocesso

O maior julgamento criminal já realizado no mundo aconteceu em Palermo, o chamado MaxiProcesso, que atingiu a máfia pela primeira vez na história. O julgamento durou de 10 de fevereiro de 1986 (o primeiro dia da Corte d'Assise) a 30 de janeiro de 1992 (o último dia da Suprema Corte de Cassação), e foi realizado em um tribunal no estilo bunker, construído especialmente para esse fim, dentro do presídio Ucciardone.

Os promotores sicilianos indiciaram 475 mafiosos por vários crimes relacionados às atividades da Máfia, baseados principalmente em testemunhos de ex-chefes da Máfia que se tornaram informantes.

338 pessoas foram condenadas e sentenciadas a um total de 2.665 anos, sem incluir sentenças de prisão perpétua destinadas a 19 chefes da máfia. A importância do julgamento foi que a existência de Cosa Nostra foi finalmente confirmada judicialmente.

10. Curiosidades sobre Palermo: a comida de rua

Palermo está sempre presente nas listas de cidades com comida de rua mais saborosa e variada comida de rua. É um pecado visitar Palermo e não experimentar os vários pratos oferecidos em suas ruas. Aqui você encontra as seguintes iguarias: Arancine (as famosas bolinhas de arroz da Sicília com recheio de carne e inúmeros outros sabores), Pannele (massa de grão de bico cozido com várias ervas e frita), ou ainda o peculir sanduíche de baço de boi.

Veja Também

tour em Catânia em português

10 Curiosidades sobre Catania

O que lhe vem em mente quando você pensa em Catania? Certamente você sabe que …

Comente!