tour em Catânia em português

10 Curiosidades sobre Catania

O que lhe vem em mente quando você pensa em Catania? Certamente você sabe que ela é uma das principais cidades da Sicília e que está localizada aos pés do vulcão Etna.

Bem, de fato nosso ponto de referência no leste da Sicília tem uma história muito antiga e é, portanto, cheia de fatos interessantes.

Assim, aqui estão algumas curiosidades sobre Catania que talvez você não conheça!

LEIA TAMBÉM  12 Curiosidades sobre Nápoles

1 - É a segunda maior cidade da Sicília

curiosidades sobre Catania

Catania é a segunda maior cidade da Sicília, ficando atrás de Palermo. Além disso, é a 10ª cidade mais populosa da Itália, contando com cerca de 310.000 habitantes (em 2020).

2 - Curiosidades sobre Catania: Um elefante

Segundo uma antiga lenda, um elefante liberou o território de Catania de todos os animais nocivos. Por este motivo, os habitantes, gratos, escolheram este animal como símbolo da cidade.

Surpreendentemente, a lenda tem um fundo de verdade. De fato, na área aos pés do vulcão Etna, foram encontrados restos de elefantes-anões, animais muito menores dos que conhecemos hoje e que viveram nesta parte do Mediterrâneo na pré-história.

No entanto, há ainda uma outra curiosidade sobre Catania e seu elefante. Ninguém na cidade o chama de "elefante", mas sim de liotru! De onde vem esse nome?

Na verdade, derivaria do nome de um mago e membro de uma família nobre siciliana, Eliodoro. Ele viu em Catania no século VIII e, por ser muito culto, tinha intenção de se tornar bispo. Todavia, uma outra pessoa foi nomeada e ele ficou muito chateado, lógico.

Como se dizia que Eliodoro era um bruxo e tinha poderes sobrenaturais, ele decidiu usá-los. Ainda, de acordo com outras lendas populares, o mago conseguia animar o elefante de pedra e cavalgá-lo, transformando a vida dos cataneses num inferno.

3 - Foi destruída várias vezes pelo Etna

Erupção do Etna - Foto: Gnuckx

Se considerarmos o número de vezes que Catania foi destruída, seu símbolo deveria ser a fênix e não o elefante!

Catania foi destruída por uma erupção do Etna no ano 121 a.C., quando fazia parte do Império Romano. Mas foi em 1669 que aconteceu a mais famosa erupção que destruiu não só Catania, mas também uma série de cidadezinhas nas encostas do Etna.

Em 11 de março de 1669, abriu-se uma boca perto de Nicolosi, onde hoje fica a cratera chamada Monti Rossi. Um fluxo de lava muito forte soterrou várias cidades e vilas do Etna, até alcançar Catania. A lava chegou a encher um lago e todo o vale que o circundava.

Enfim, no dia 16 de abril chegou ao centro da cidade e uma semana depois alcançou o mar, cobrindo parcialmente o porto por cerca de dois quilômetros.

4 - ... e por terremotos

bate e volta saindo de Catania

Apesar da erupção do Etna de 1669 ter destruído boa parte de Catania, um terremoto que aconteceu 24 anos depois foi muito pior.

No dia 11 de janeiro de 1696 houve um terrível terremoto (7.4 na escala Richter) e Catania, assim como boa parte do leste da Sicília, foi totalmente destruída.

De todos os edifícios, apenas as absides da Catedral, o Castelo Ursino e algumas casas foram salvas. Cerca de 18.000 pessoas perderam a vida, sendo que a cidade tinha 27.000 habitantes.

Os sobreviventes queriam deixar a cidade, mas foram encorajados e incentivados a reconstruí-la.

Catânia ficou ainda mais bonita e graças à força da população e a excelentes arquitetos, foi possível construir esplêndidos palácios e magníficos monumentos no estilo da época, o barroco. De fato, estes palácios se tornaram Patrimônio da Humanidade da Unesco.

5 - Tem um dos maiores mosteiros da Europa

Mosteiro dos Beneditinos de Catânia, Sicília

O Mosteiro Beneditino de San Nicolò l’Arena em Catania é um dos maiores mosteiros da Europa e um Patrimônio Mundial da Unesco. É o segundo maior mosteiro beneditino da Europa (o maior deles fica em Mafra, Portugal).

O mosteiro foi fundado em 1558 e hoje abriga o Departamento de Ciências Humanas da Universidade de Catânia. Além disso, considerando sua data de fundação, testemunhou essas duas grandes tragédias que contei nos tópicos anteriores. No mosteiro, como em nenhum outro  lugar, podemos ver com nossos olhos os altos e baixos pelos quais Catania passou.

6 - A primeira universidade da Sicília

curiosidades sobre Catania

Entre as curiosidades sobre Catania estão a sua universidade.

Por certo a Universidade de Catania é a mais antiga da Sicília e foi fundada em 1434. Naquele ano, o rei da Espanha e da Sicília, Afonso V de Aragão, autorizou a fundação do Studium Generale com o privilégio de emitir diplomas legalmente válidos: licenças, bacharelados e graduações.

O início das atividades acadêmicas aconteceu em 18 de outubro de 1445.

7 - Um rio subterrâneo

Catania

Uma das grandes curiosidades sobre Catania é seu misterioso rio subterrâneo, o Amenano.

O rio Amenano abasteceu toda a cidade de Catânia com água até 1669, ano da erupção mais devastadora do Etna. Como escrevi anteriormente, a lava cobriu o lago, de onde se ramificavam os 36 canais que alimentavam os braços do Amenano. Consequentemente, o manto de lava cobriu também o fluxo de água do rio.

Apesar disso, o rio ainda hoje flui por debaixo de Catania e, de vez em quando se mostra, silencioso e tímido, em alguns pontos da cidade.

Por exemplo, um desses lugares fica na esplêndida Piazza Duomo. É a famosa Fontana dell'Amenano (esta da foto). Outros lugares são o chafariz do Largo Paisiello, o lavadouro de Cibali, o chafariz do Setti Canali e em um trecho da Villa Pacini. Enfim, o rio também aparece nas termas Achilliane e no poço Gammazita.

8 - A 3ª maior festa religiosa do mundo

Todos os anos, no início do mês de fevereiro, acontece em Catânia a terceira maior festa religiosa do mundo: a Festa de Santa Ágata. De fato, a festa chega a reunir mais de um milhão de pessoas em procissão pelas ruas para celebrar a santa siciliana.

9 - Curiosidades sobre Catania: a carne de cavalo

Catânia se destaca por ter um ingrediente especial na cozinha: a carne de cavalo.

É provável que muitos vão torcer o nariz, mas aqui a carne deste animal é a rainha da comida de rua. As almôndegas (polpette) dominam, mas também o bifinho assado na brasa. Certamente são sabores fortes (é carne de cavalo), mas que vão te fazer lamber os dedos!

10 - Violet Hill

Por fim, Catania foi cenário do clipe da música Violet Hill, do grupo Coldplay. Aperte o play no video acima!

As primeiras imagens mostram o vulcão Etna. Em seguida, o casarão onde o Coldplay tenta brincar e se mover como soldados é o Palazzo Biscari, o palácio mais bonito e importante em Catânia. De fato, ele é decorado lindissimamente e foi contruído no final do século XVII, quando ressuscitou graças a uma reestruturação encomendada pela família Paternò Castello Principi di Biscari, isso após o terremoto de 1693.

O palácio é cheio de afrescos, pinturas, mármores, salas de prestígio, telas e foi também sede, no passado, de museus e galerias de arte. Entre os famosos visitantes do palácio, destaca-se o escritor Johann Wolfgang Goethe que, durante a sua viagem à Itália, foi recebido pelo Príncipe de Biscari no dia 3 de maio de 1787.

Enfim, o video termina com Chris Martin de novo no vulcão Etna.

 

***

E então, gostou de conhecer essas curiosidades sobre Catania?

Veja Também

Defesa Siciliana: curiosidades sobre esta abertura do xadrez

Atualizado em 19/11/2020 A Defesa Siciliana é uma abertura clássica do xadrez, bastante utilizada pelos …

Comente!