1. Banhar-se no lago “Espelho de Vênus”
Diz a lenda que Vênus, deusa do amor e da beleza, encontrou na ilha de Pantelleria, “seu Espelho”, “sua grande Concha” cheia de água vítrea onde podia admirar o reflexo de sua própria beleza. Mitologia à parte, o Espelho de Vênus (em italiano, Specchio di Venere) é um lago de origem vulcânica, cujas águas são ricas de enxofre. Mas além da beleza, a característica principal do lugar é a sua lama preciosa e as águas termais quentes.
A lama do lago tem propriedades terapêuticas e é usada também em cosmétivos, tanto que há até uma linha de produtos de beleza criados com ela, que você encotnra em diversas lojas de produtos típicos da ilha. Além disso, muitas pessoas se cobrem com a lama morninha e deixam secar. Dizem que é ótima para a psoríase e deixa a pele bem macia!
A estrada que leva ao lago também é parte integrante da beleza do lugar: a vista do lago que quando você sai da última curva é algo indescritível. O lago está lá, imenso, plácido, com águas cristalinas. E tem mais, ele muda de cor de acordo com o horário em que você vai, dependendo da intensidade da luz do sol!
2. Visitar uma vinícola
3. Comer o “Bacio Pantesco”
4. Mergulhar no Arco do Elefante e na Balata dei Turchi
5. Fazer uma sauna natural
6. Fazer trekking em meio às fumarolas
Em Pantelleria tem atividades para os amantes do trekking também! Se você visita a ilha em um período não muito quente, uma boa dica é fazer uma caminhada na área da Favara Grande para admirar este curioso evento vulcânico… as fumarolas!
7. Assistir ao pôr do sol
8. Dar a volta na ilha de barco
O único modo de ver as diferentes praias de Pantelleria em um único dia é fazer um passeio de barco ao redor da ilha.Ao fazer um passeio de barco, principalmente se for uma embarcação pequena, é possível se aproximar das grutas e tomar um banho nas enseadas (calette) mais bonitas. Normalmente nos passeios está incluído almoço a bordo, com muito macarrão, vinho zibibbo e uvas, retornando ao porto no final da tarde.
9. Banhar-se nas águas quentes de Gadir
10. Hospedar-se em um “Damuso”
Dammuso é a rústica casa de pedra, típica de Pantelleria, de origem árabe, coberta por uma cúpula branca baixa. Esta cúpula tinha uma função fundamental: direcionar a água da chuva através de calhas que levavam até uma cisterna subterrânea. Em uma ilha onde chovia tão pouco, não se podia desperdiçar nem uma gota!
Estou aqui sonhando com essa viagem a Sicília, coloquei mais alguns lugares na lista 🙂
Obrigado por compartilhar
Adorei conhecer os “damusso”, porque é mesmo esse tipo de alojamento, pequeno e tradicional, que gosto de usar nas minhas viagens. Obrigado pela partilha e grande abraço desde Portugal.
Olá Filipe,
Acompanho suas viagens e tenho certeza que você iria adorar Pantelleria!
Um grande abraço,
Patricia
Oi, Patrícia. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Que maravilha, Natalie!
Obrigada!
Um abraço,
Patricia