Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » Sul da Itália » Nápoles e Costa Amalfitana » 10 coisas para fazer em Sorrento ou a partir de lá

10 coisas para fazer em Sorrento ou a partir de lá


“Entre todas as cidades da Itália, eu amo Sorrento de um afeto que não saberia descrever-te…” – Friedrich Nietzche (1877)

Nietzche foi somente uma entre as muitas personalidades que, ao longo dos séculos, ficaram fascinados com o charme da “cidade das sereias”. A origem deste apelido se deve ao poeta Homero, que na Odisséia indica Sorrento como a terra onde Ulisses encontra as sereias, as quais tentam atraí-lo, com o canto, para a ilha Li Galli (uma das ilhas que ficam de frente para Sorrento).

A literatura, a história, o cinema e também a música contribuíram para fazer com que o nome de Sorrento ficasse famoso no mundo inteiro. Uma das canções italianas, ou melhor, da tradição napolitana, mais famosas é justamente Torna a Surriento, interpretada pelos mais célebres cantores líricos. Por exemplo, um desses intérpretes foi Luciano Pavarotti.

Assim, se você já está de viagem marcada para esta belíssima cidade que é Sorrento, aqui vão algumas dicas do que fazer por lá. E se você ainda tem dúvida se inserí-la ou não no seu roteiro, espero que a coloque, sim!

O que fazer em Sorrento

Passear sem pressa pelo centro

Sorrento é uma cidade pequena, então dá para explorar as vias principais a pé. A praça principal, a Piazza Tasso, é o lugar perfeito para começar o passeio. De lá é só prosseguir pela via San Cesareo, antigamente a rua principal da cidade, onde ficavam as casas das famílias nobres.

centro de Sorrento

No centro de Sorrento você encontrará ótimos restaurantes e muitas, muitas lojas de artesãos, desde sapateiros que produzem sandálias feitas à mão, a rendeiras, escultores e lojas onde quase tudo é feito com limão.

artesanato em Sorrento

Caixinhas de madeira marchetada numa loja do centro de Sorrento. A arte da marchetaria é tão importante em Sorrento, que há até mesmo um museu dedicado a isso, o Museo della Tarsia Lignea.

Conhecer a Marina Grande

Com todo o desenvolvimento e expansão ocorrendo no centro da cidade, é fácil esquecer que Sorrento começou como uma vila de pescadores. Mas ainda dá para sentir o gostinho disso na Marina Grande.

De fato, este pequeno porto fica pertinho do centro da cidade, tanto que dá para ir a pé, mas parece que está a quilômetros de distância da agitação que caracteriza o resto de Sorrento.

LEIA TAMBÉM:  10 Curiosidades sobre o Vulcão Vesúvio

Marina Grande em Sorrento

Na Marina Grande a atmosfera requintada do Corso Italia e das outras ruas do centro de Sorrento dão lugar à genuinidade e autenticidade de uma vila de pescadores cheia de personalidade e charme.

Sorrento

Dica: Aproveite para almoçar ou jantar em um dos inúmeros restaurantes da Marina Grande que servem ótimo peixe fresco!

Assistir ao pôr do sol em Sorrento

O cenário de penhascos de Sorrento é um dos seus maiores encantos. E quando o sol começa a ir descendo, o céu adquire lindos tons de rosa tudo fica ainda mais encantador.

Por do sol em Sorrento

Um dos melhores lugares para admirar o pôr do sol em Sorrento é na Villa Comunale, mas se preferir acompanhar o espetáculo tomando uma bela taça de prosecco ou champanhe, uma opção pode ser participar do aperitivo do Hotel Mediterraneo ou do sofisticado hotel Bellevue Syrene. Mesmo não sendo hóspede desses hotéis, é possível tomar uma bebida no bar do terraço.

Ver o pôr do sol em Sorrento

A vista do terraço do Hotel Mediterraneo.

Visitar um pomar de limões e beber limoncello

Os limões são um grande recurso econômico em Sorrento e arredores. Eles crescem em vasos ou jardins, onde quer que haja espaço na cidade, bem como em enormes pomares tanto no centro da cidade quanto nos arredores.

Limões de Sorrento

Passeando por Sorrento você encontrará muitos produtos feitos com limão, mas seu uso mais famoso é o licor limoncello, cujas garrafas estão por todas as partes da cidade.

Feito por imersão de casca de limão em álcool, o limoncello é geralmente servido fresco como um digestivo após o almoço ou jantar. Se achar que a bebida é forte demais, você também pode encontrar um gelato com sabor limoncello, que é mais suave.

Esbaldar-se com as delícias de Sorrento

Comida e bebida são uma parte muito importante da vida em Sorrento. O solo vulcânico da região produz produtos frescos e saborosos, como azeitonas, tomates, pêssegos, cerejas, além dos limões, claro. Estes são usados em deliciosos pratos simples, como salada caprese, pizzas, pratos à base frutos do mar e a famosa Delizia al Limone, um bolinho coberto com creme.

Um de nossos lugares favoritos foi o Ristorante Tasso. Os pratos do chef Giovanni Blucher nos supreenderam na questão do sabor, criatividade e apresentação. O ambiente também é extremamente agradável e a simpatia do pessoal sem igual. Recomendo!

As delícias do Ristorante Tasso.

Fazer trekking pela “Trilha dos Deuses”

Há tempos tínhamos ouvido falar do “Sentiero degli Dei“, uma trilha que tem uma das vistas panorâmicas mais impressionantes da Costa Amalfitana. Quando soubemos que havia a possibilidade de participar de um tour guiado a partir de Sorrento, não pensamos duas vezes!

LEIA TAMBÉM:  Procida: O fascínio da ilha de O Carteiro e o Poeta

Saímos de Sorrento com nosso guia até Agerola, onde iniciava a trilha a pé. O percurso inteiro, que tem cerca de 7km, levou aproximadamente 4 horas, com paradas para fotografias e uma pausa para um lanchinho também. Não é uma trilha difícil, apesar de alguns trechos bastante acidentados, e vimos elo caminho pessoas de todas as idades. Você não precisa ser um caminhante expert para fazê-lo!

Leia AQUI como foi a minha experiência.

Conhecer de perto um vulcão

De vários lugares de Sorrento é possível admirar de longe o vulcão Vesúvio, mas fazer uma visita ao Parque do Vesúvio é uma experiência gratificante.

Se você estiver em Sorrento, estará pertinho de dois dos lugares mais famosos da Itália, o Monte Vesúvio e Pompéia. Sorrento dista cerca de 40 minutos de carro de Pompéia, e um pouco até o Vesúvio, então dá para visitar tranquilamente os dois lugares em um bate e volta.

Vista do Vesúvio a partir de Sorrento

Vista do Vesúvio a partir de Sorrento

Todo mundo conhece a história da erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C que destruiu as cidades romanas de Pompeia e Herculano, e o vulcão ainda está ativo hoje (dormindo, na verdade). O vulcão e a área ao redor também foi declarado Parque Nacional em 1995.

Há uma estrada que vai até próximo ao cume, então ninguém precisa necessariamente “escalar” o vulcão. E quem não estiver de carro, pode aproveitar e fazer um tour privativo com nossos parceiros. O que acha? Saiba mais AQUI.

Mergulhar nas águas cristalinas de Sorrento

Com seus penhascos íngremes, Sorrento não tem uma praia clássica, com longas faixas de areia, como a gente imagina. É uma cidade litorânea sem uma ótima praia. Para algumas pessoas, isso pode ser desanimador, é claro, porque às vezes, no calor do verão europeu, não há nada melhor do que um dia na areia, intercalado com mergulhos no mar.

No entanto, a coisa maravilhosa sobre Sorrento é que isso não importa. A cidade tira o melhor proveito de tudo, inclusive de sua forma geográfica. Lá pode não haver grandes praias de areia fininha, mas eles criaram alguns piers de madeira, onde é possível nadar ou tomar sol durante os meses de verão. E tudo bem glamuroso!

Esses são os piers e plataformas dos quais estava falando

A maioria é propriedade de hotéis ou beach clubs, então você pode ter que comprar uma bebida ou alugar espreguiçadeiras para poder usar os serviços. Mas há alguns trechos de areia livre, como na Marina Grande, por exemplo.

A deliciosa praia privativa do Hotel Riviera em Sorrento.

De qualquer forma, não deixe de mergulhar nas águas límpidas de Sorrento. É uma delícia!

LEIA TAMBÉM:  Roteiro em Taormina: a viagem de Luana

Fazer um passeio de barco

Já falei acima sobre as águas límpidas do mar de Sorrento, então outra dica do que fazer na cidade é um passeio de barco!

Existem inúmeras oportunidades para passear de barco por esta parte da Itália, tanto na Costa Amalfitana quanto na Sorrentina. Há lugares onde você pode alugar um barco, se você quiser ou puder guiar um, ou então você pode contratar um dos muitos passeios de barco disponíveis com saída Sorrento para Capri ou outros lugares ao longo da Costa Amalfitana.

Nada é melhor do que navegar pela costa, apreciando as vistas das praias e tomando uma taça de prosecco. Aproveite o sol, mergulhe e se divirta em um passeio de um dia. Ou ainda, você pode fazer um passeio no pôr do sol!

Aproveitar para conhecer a Costa Amalfitana

Se você está planejando uma viagem para Sorrento, saiba que ela vai ser uma base perfeita para conhecer a Costa Amalfitana, justamente por causa da proximidade.

Por exemplo, você pode começar o tour pela manhã, experimentar o melhor de Amalfi, Positano e Ravello até o fim da tarde, e estar de volta a Sorrento a tempo para o jantar. Isso não só lhe permite conhecer as cidades mais famosas da Costa Amalfitana em um dia, mas também lhe fará economizar tempo e dinheiro, não tendo que pernoitar nesses destinos.

Se você estiver de carro alugado, apesar de ser uma experiência inesquecível, é menos recompensador para o motorista, porque as curvas da Costa Amalfitana são muitas e as estradas bem estreitas. Além disso, o trânsito às vezes é desafiador.

Por este motivo, se você não for um motorista experiente ou não quiser se estressar, o ideal é contratar um profissional. A estrada da Costa Amalfitana, que leva de Sorrento a Amalfi via Positano, é linda durante o dia. À noite, é ainda mais impressionante porque fica tudo iluminado, mais bonito do que nunca.

***

Depois de todas estas dicas, o que você está esperando para escolher Sorrento como a sua base para conhecer as melhores cidades não só da Costa Amalfitana, como de toda a Campânia?

 

Marcações:

2 comentários em “10 coisas para fazer em Sorrento ou a partir de lá”

    1. Oi Loanda!

      Que bom que está gostando! Esses são textos que estavam escritos há tempos, de viagens que fiz nos últimos anos e decidi trazê-los para cá, afinal de contas um dia Sicília e Nápoles foram um só reino, o reino das Duas Sicílias! 🙂

      Um grande abraço,

      Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!