Pular para o conteúdo

Descobrindo a Sicília

Home » CIDADES » 10 cidades para conhecer na Sicília

10 cidades para conhecer na Sicília


A maior região da Itália e também a maior ilha do Mediterrâneo, a Sicília oferece um pouco de tudo para todos os tipos de viajantes. Então, se você procura dicas de cidades para conhecer na Sicília, está no lugar certo.

Obs: Estas são apenas as 10 primeiras, ok? Além dessas, ainda há um mundo a se descobrir aqui na Sicília!

 

Dicas de cidades para conhecer na Sicília

Palermo

Fontana Pretoria em Palermo
Palermo, a maior cidade da Sicília, é um lugar imperdível. É uma cidade movimentada, onde as culturas ocidentais, árabes e africanas se uniram para criar uma combinação única de gastronomia, cenário, arquitetura e história.

Embora seja uma das cidades mais interessantes e autênticas da Itália, Palermo é muitas vezes esquecida por quem visita a Sicília, principalmente por quem procura apenas as praias. Sem dúvida vale a pena uma visita.

Veja todas as dicas do que ver e fazer em Palermo.

Cefalù

cidades para conhecer na Sicília

Localizada a cerca de 70 km da capital Palermo, Cefalù é uma das mais bonitas vilas da Itália e, como tal, se mostra extremamente popular entre os visitantes. É o lar de belas praias, bem como de uma das maiores obras de arquitetura árabe-normanda, sua catedral..

Enfim, o coração da vila é dominado por um penhasco rochoso monumental, conhecido como Rocca di Cefalù, que se ergue sobre a encantadora cidade.

Leia também: Dicas de Cefalù

Agrigento

vale dos templos
Templo da Concórdia no Vale dos Templos de Agrigento

Durante sua estadia na Sicília, você se dará conta que é uma ilha com uma história incrível, tocada por algumas das grandes civilizações dos tempos antigos, como os gregos. Eles controlaram a ilha durante o período de ouro da cultura helênica, e essa é uma das principais características desta cidade histórica que é Agrigento.

Agrigento é uma cidade pequena e simples, mas abriga os restos da cidade grega de Akragas. De fato, as ruínas de vários templos gregos ainda podem ser vistos ao longo das antigas muralhas da cidade, no incrível Vale dos Templos.

Veja dicas do que ver e fazer em Agrigento.

Dicas de cidades para conhecer na Sicília: Trapani

Trapani

Trapani, uma cidade pequena e importante porto de pesca na costa oeste da Sicília. Além de ser um destino costeiro próspero, Trapani também é a porta de entrada para as próximas ilhas de Favignana e Levanzo, perfeitas para quem busca uma mistura de atividade e tranquilidade.

Veja dicas do que ver e fazer em Trapani.

Erice

Bate e volta de Trapani - Erice
“Perca-se”, sem medo, pelas ruazinhas do vilarejo.

A pouquíssimos quilômetros de Trapani fica Erice, uma das mais bonitas aldeias da Sicília devido ao seu caráter medieval.

De uma altura de 800 metros, esta cidade domina a área circundante com o seu castelo. É o lugar ideal para fugir da agitação e passear tranquilamente. Os genovesi, pastéis doces, são uma iguaria local e essa doçura é maravilhosamente combinada com uma taça de vinho Marsala. Literalmente a dolce vita.

Leia também: Dicas de Erice

LEIA TAMBÉM:  Transfers na Sicília

Ragusa

Cidades para conhecer na Sicília – Ragusa
Cidades para conhecer na Sicília – Ragusa

Uma das melhores cidades para conhecer na Sicília é ser Ragusa, uma cidade barroca localizada na área sudeste da ilha. Ragusa está dividida em Ragusa Superiore e Ragusa Ibla, o que cria uma lição de história realmente interessante para os turistas. E enquanto Ragusa Superiore é a parte moderna e imponente da cidade, Ragusa Ibla é a cidade velha encaixada no vale.

De fato, quando Ragusa Ibla foi destruída em um terremoto em 1693, os locais recriaram sua bela cidade com Ragusa Superiore. No entanto, anos depois eles reconstruíram Ragusa Ibla e uniram as duas cidades em 1929 para se tornarem a cidade de Ragusa. Beleza e história, como não amar?

Saiba mais: Dicas de Ragusa

Dicas de cidades para conhecer na Sicília: Noto

Dicas de Noto

Noto, assim como Ragusa, é um grande representatne da era barroca da Sicília. Isso se demonstra na sua impressionante arquitetura e arte do século XVIII.

De fato, é uma cidade que está ficando cada vez mais popular entre os turistas na região sudeste da Sicília. Noto oferece uma paisagem deslumbrante dos edifícios barrocos sicilianos para você explorar. É, provavelmente, o destino por excelência para quem ama arquitetura e admira o estilo barroco.

Leia também: Dicas de Noto

Catania

curiosidades sobre Catania

Situada ao longo da costa do Mar Jônico, aos pés do Vulcão Etna, Catania, a segunda maior cidade da ilha, está entre as cidades para conhecer na Sicília.

Sem dúvida alguma, sua localização ideal faz dela uma ótima base para quem deseja fazer passeios bate e volta e também depende de transporte público. Além disso, é lá que fica o principal aeroporto da Sicília, o que facilita a chegada e a partida.

Veja dicas do que ver e fazer em Catania.

Siracusa

Cidades para conhecer na Sicília

Uma das cidades mais importantes do mundo da Grécia Antiga, Siracusa é uma das cidades mais bonitas da Sicília. Rica em história, é um caldeirão de culturas e civilizações antigas.

Sem dúvida, vale a pena explorar a parte antiga da cidade, Ortigia. De fato, é um lugar com tesouros em cada esquina e cheio de encantadoras vielas. Por exemplo, um deles é catedral da cidade, que era um antigo templo dedicado à deusa Atena.

Veja dicas do que ver e fazer em Siracusa.

Cidades para conhecer na Sicília: Taormina

Taormina do alto

Você é o tipo de viajante que quer misturar glamour, elegância e paisagens deslumbrantes? Então Taormina está entre as cidades para conhecer na Sicília.

Taormina se estende do topo de uma colina na costa leste da Sicília, com vista para as águas azul-turquesa do Mar Jônico. Sem dúvida, é o verdadeiro cartão postal da Sicília, sobretudo por causa do seu teatro grego. Além disso, de lá você pode desfrutar de uma vista deslumbrante que inclui até o vulcão Etna.

Veja dicas do que ver e fazer em Taormina.

***

Claramente essas são apenas 10 dicas de cidades para conhecer na Sicília. Com toda a certeza há muitos outros lugares além desses que merecem uma visita. Enfim, você só precisa definir seu objetivo e escolher aquelas que mais se encaixam no seu perfil de viajante!

 

 

Quer receber no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália? Então cadastre-se na nossa newsletter!
Não se preocupe, pois odiamos spam! Enviamos no máximo um e-mail por mês.

2 comentários em “10 cidades para conhecer na Sicília”

  1. Olá Patrícia, tudo bem? Adoro o seu blog; muito obrigada! Preciso de ajuda, estou um pouco atrapalhada em como montar um roteiro. Somos quatro adultos, saímos do Brasil para Roma em 02 de maio de 2024, ficamos três dias e depois vamos a Nápoles de trem. Aqui ficaremos mais três dias e, em seguida, vamos de avião para Palermo no dia 11 de maio. Alugaremos um carro e ficaremos até o dia 23 do mesmo mês, retornando a Roma para voltar ao Brasil de avião no dia 24.
    Aqui começa a minha dúvida: estamos certos em começar a nossa viagem à Sicília por Palermo? Você poderia me auxiliar a montar um roteiro na ilha? Quais cidades priorizar? Por onde encerrar a viagem? Retornar para Palermo ou voltar à Roma de Catânia? Ninguém do grupo conhece a Sicília. Agradeço muito se puder me ajudar.

    1. Olá Rose!
      Você pode começar sua viagem por Palermo, sim. Na verdade, não faz diferença a ordem. Você pode, por exemplo, chegar por Palermo e sair por Catania.
      Aqui no site tem diversas dicas de roteiros que podem lhe inspirar e ajudar na criação do seu. Dá uma olhada: https://descobrindoasicilia.com/tag/roteiros-pela-sicilia/
      Eu não produzo roteiros personalizados, porém ofereço um serviço de consultoria.
      O Serviço de Consultoria é uma oportunidade de tirar as suas principais dúvidas sobre a organização da sua viagem à Itália. O objetivo é otimizar o seu tempo e orçamento no planejamento da viagem e encontrar soluções para você desfrutar o máximo possível a sua permanência e os atrativos de cada lugar. Tudo o que você quer saber para viajar para a Itália é só me perguntar que eu te respondo! Caso deseje contratar a consultoria, marcamos um horário para realizar a reunião que seja possível para os dois lados (De segunda a sexta, em horário comercial italiano, +4h em relação ao horário de Brasília). Caso tenha interesse, é só me contatar através do descobrindoasicilia@gmail.com.

      Um abraço,

      Patricia

Comente!

Novidades e informações

Cadastre-se na nossa newsletter mensal

E receba no seu e-mail notícias, novidades e curiosidades sobre a Sicília e o restante da Itália!