Logo

lugares românticos na Sicília

Dicas de lugares românticos na Sicília

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

"Um romance na Sicília" bem que poderia ser o título de um livro água com açúcar, quem sabe até do meu próprio livro, se um um dia eu escrever algum! É que existem muitos lugares românticos na Sicília e haverá sempre um ar de romance nesta maravilhosa ilha, especialmente quando se combina a rica história e a cultura cativante da Itália com o lindo Mar Mediterrâneo e as vistas de tirar o fôlego aqui da Sicília.

 

Com o Dia dos Namorados chegando, pensei entrar no espírito da data e dar algumas dicas de lugares românticos na Sicília. Quem sabe o seu amor não te dá de presente uma viagem para cá?

 

Taormina é provavelmente o destino mais famoso na Sicília, e não é difícil adivinhar o porquê: ruas pequenas e encantadoras com lindas boutiques e cafés glamorosos, esplêndidos terraços com bancos de pedra, perfeitos para namorar e aproveitar a impressionante paisagem sobre a baía de Naxos e o vulcão Etna.

 

E a incrível atmosfera do Teatro Grego, especialmente ao pôr-do-sol: os tons de rosa no céu e a linda vista para o mar são perfeitos para curtir seu romance. Não se esqueça de caminhar nas praias de Mazzarò e Isola Bella, e fazer um passeio até Castelmola, um vilarejo empoleirado na montanha a apenas 5km de Taormina. Lá não deixe de tomar o delicioso vinho de amêndoas produzido localmente!

 

Leia também: Dicas de Hotéis em Taormina – os mais românticos

Vista do alto de Erice

O vilarejo medieval de Erice está localizado a 751 metros acima do nível do mar, e com suas encantadoras ruas estreitas, oferece um panorama surpreendente sobre toda a costa oeste da Sicília. Até a névoa, um clássico de Erice nos dias mais frios, dá à vila uma atmosfera muito peculiar.

 

Devido à sua localização remota, respira-se serenidade e é um lugar perfeito para quem busca tranquilidade. No final da tarde, vá até o castelo de Erice, sente-se em um banco e espere o pôr do sol, você vai se surpreender com as cores e a paisagem de tirar o fôlego! Se o céu estiver claro, com um pouco de sorte você poderá ver Favignana, a ilha de Ustica, Pantelleria e até mesmo o Cabo Bon, na Tunísia.

O que ver em Cefalù, Sicilia

A vista para o centro histórico de Cefalù, de frente para a praia, é uma das mais românticas da Sicília, especialmente quando o sol está se pondo. Os edifícios da parte antiga se transformam adquirem um tom de laranja brilhante, refletindo o pôr-do-sol.

Pôr do sol em Cefalù

Esta pitoresca vila de pescadores, próximo a Palermo, é uma das cidades mais populares da Sicília, meta de turistas do mundo inteiro. Com suas casas e vielas medievais dominadas pela imponente catedral do século XII, bem como suas lojas e restaurantes encantadores, é aqui que, quem sabe, você vai se apaixonar novamente!

Fotos da Sicília: Siracusa

Tendo sido uma das cidades mais importantes da Magna Grecia, Siracusa é rica em evidências impressionantes da fascinante cultura grega: seu parque arqueológico abriga um teatro fantástico, bem como outros vestígios de fora da presença grega e romana na área. 

Uma dica: A cidade tem um pôr do sol lindíssimo, um dos mais bonitos da Sicília. No fim da tarde os edifícios claros tornam-se dourados, iluminados pelos raios do sol. É o momento perfeito para tomar um drink juntinhos!

Dica de hotel romântico:

Donna Coraly: Charme e requinte com a tradição da Sicília

A ilhota de Ortigia, que compreende o histórico da cidade, é uma jóia repleta de lindos palácios barrocos, mas também é um lugar de lendas – algumas das quais envolvendo o amor. A mais famosa é sobre a Fonte de Aretusa: Aretusa era uma ninfa que pediu à deusa Artêmis para ajudá-la a impedir que Alfeu a cortejasse. A deusa transformou-a em água – e é aí que a fonte Aretusa se originou. No entanto, o jovem Alfeo estava tão apaixonado que também pediu a ajuda dos deuses e também foi transformado em água. A partir desse momento, o rio no qual foi transformado Alfeu flui para o mar, e hoje é aquele que abastece a fonte em Ortigia. Romântico, não é?

lugares românticos na Sicília

Localizada na província de Ragusa e declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, Scicli é certamente uma das cidades mais românticas da Sicília, aliás, foi descrita por uma importante revista de turismo como uma das cidades mais românticas da Itália! Tal é a beleza e a autenticidade da cidade, que muitas vezes é usada como cenário de filmes e séries de tv italianas, com vários edifícios barrocos e igrejas deslumbrantes. Uma cidadezinha pitoresca da Sicília para ficar na sua memória.

Dica de hospedagem

Próximo a Scicli fica o Relais Torre Marabino, um romântico hotel fazenda 4 estrelas situado dentro de uma histórica torre de pedra que data do século XVI.

A ilha vulcânica onde Ingrid Bergman e Roberto Rossellini se apaixonaram loucamente, no arquipélago das Ilhas Eólias, é um paraíso para aqueles que querem estar cercados por paisagens lindíssimas, longe do resto do mundo. É um lugar perfeito para os casais mais aventureiros, que curtem fazer trilhas e ficar em contato direto com a natureza.

 

Leia AQUI meu texto sobre a ilha de Stromboli.

Ilha de Salina

Minha ilha preferida no arquipélago das Eólias, Salina é certamente um lugar para curtir um lindo romance. Seu mar cristalino alternando um profundo azul e o litoral todo de pedrinhas protegido por enormes penhascos só pedem uma bóia bem grande e nada mais. O pôr do sol é único, com cores quentes típicas da Sicília, obviamente para ser desfrutado a dois enquanto se degusta um cálice de Malvasia, o vinho doce produzido na ilha.

 
Uma dica: em Pollara, que é um dos municípios de Salina, percorrendo uma escadaria de pedra que leva até a praia, chega-se à baía de "Le Balate". Ao longo da descida fica uma casa utilizada nas filmagens de O Carteiro e o Poeta, aquela onde vivia o poeta!

Esta ilha da Sicília, mais próxima da África do que da Itália, é o lugar de paisagens exóticas, mares intocados, refúgios isolados e casinhas que parecem ter parado no tempo. É perfeita para uma viagem romântica. Por que mais haveria um lago chamado de "Venus" lá?

 

Leia AQUI a inteira série sobre Pantelleria publicada no Itália para Brasileiros!

Localizada no meio do Mediterrâneo, Lampedusa é o destino ideal para aqueles que estão em busca de um contato puro com a natureza e, especialmente, com o mar. Suas praias são incríveis: faixas de areia branca em contraste com um mar azul-turquesa. Um verdadeiro oásis paradisíaco onde assistir - quem tiver sorte - a passagem de golfinhos e tartarugas.

 

Além da célebre Rabbit Beach (Praia doa Coelhos), por vezes definida a mais bela praia da Europa (ou do mundo?), não deixem de visitar a romântica Cala Francese, a belíssima Cala Pulcino e a íntima Cala Greca, um paraíso onde é possível relaxar e desfrutas das águas cristalinas.

Favignana

Favignana é certamente um lugar romântico para passar uma lua de mel ou aquela viagem dos sonhos. Imagine uma paisagem encantada, noites estreladas com a lua que ilumina o mar, águas de um azul-turquesa inexplicável... Favignana é uma ilha que inspira amor! 

Dica de hotel romântico em Favignana:

Cave Bianche

Ah, l'amore...! Ou melhor, l'amuri (em dialeto siciliano)!! Gostaram dessas dicas de lugares românticos na Sicília? Se você fez uma viagem com o seu amor aqui pela ilha, qual lugar mais os deixou encantados?

4 Comentários

  1. Ciao Patricia, como vai?
    Está chegando o meu, tão esperado, passeio para a Sicilia.
    Escolhi o destino por conhecer o teu blog e todo o resto foi construído com sua ajuda. Obrigada.
    Dia 08/07, daqui menos de una semana, embarcaremos para o tão sonhado passeio a tua ilha.
    Queria mais uma ajuda, comprei ingressos para a Opera Carmen em 14/07, para conhecer um show no teatro grego. Por minha surpresa, e sem querer, fui dar uma olhada no site novamente e descobri que foi mudado para o Castelo Mainace. Fiquei muito triste, será que vc sabe como ficam os lugares numerados que comprei? Não tem essa informação no site e nem no TicketOne, onde comprei.
    Obrigada.
    Gostaria muito de te conhecer pessoalmente. Agradecer pela tua grande ajuda e disposição.
    Un bacio.
    Sandra

    • Olá Sandra!

      Nossa, como passou rápido o tempo, falta pouquíssimo!
      Se você não me informasse, eu não saberia dessa mudança para o Castello Maniace! Não sabia mesmo!
      Olha, certamente eles vão numerar a arena do castelo exatamente como no teatro grego, porque senão vai dar confusão. Imagino que você estava na expectativa para ver uma ópera no teatro grego, mas se pode servir de consolação, o castelo também tem uma vista linda para o mar.

      Para mim seria um prazer encontrá-la. Eu vivo entre Catania e Siracusa, portanto em qualquer uma dessas duas para mim estaria bom.

      Um grande abraço e boa viagem!

      Patricia

  2. Muito bacana essa postagem Patricia !
    Alias, como sempre !

    Grande abraço !

    • Que bom que gostou, Bruno!

      Um abraço,

      Patricia

Comente!