Logo

Palermo com crianças

Palermo com crianças

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Convidei a Raffaella Saba, amiga do blog e proprietária do B&B Piccola Sicilia, a escrever um post especial aqui, dando dicas do que fazer em Palermo com crianças. Ela é uma mamãe e profunda conhecedora da cidade, então ninguém melhor do que ela para contar para vocês como é passear em Palermo com os pimpolhos!

Dicas para quem vai visitar Palermo com crianças – Por Raffaella Saba

Palermo é uma cidade com mil opções, fascinante, inclusive e sobretudo se a visite com crianças. Seu centro histórico, com ruas destinadas somente aos pedestres, possibilita visitar as principais atrações: da Catedral aos Quattro Canti, passando pela Piazza Pretoria e Piazza Bellini, sempre ter que se preocupar com o trânsito. É sim, você pode deixar que os pequenos corram livres também no meio da rua. Mas só tenha cuidado com as ciclovias!

Se a sua ideia é passar na cidade mais que um dia, você pode se hospedar em uma estrutura family friendly como o B&B Piccola Sicilia, que fica próximo ao centro histórico. O B&B tem um quarto espaçoso que pode receber, se necessário, uma cama infantil e um berço portátil.

É possível chegar ao B&B de carro porque fica fora da zona de tráfego limitado de Palermo e a dois minutos a pé há um estacionamento-garagem onde você pode deixar seu veículo (custa 8 euros por 24 horas, mas o valor varia se fica menos tempo).

 

Palermo com crianças: o que ver e fazer

 

Palermo com crianças

Mercato del Capo

É bom iniciar por este mercado, não só porque realmente fica pertinho do B&B, mas também porque, ao longo de uma única rua você pode mergulhar nas cores, na riqueza, na vida diária de um dos mercados mais importantes da cidade até chegar à área da catedral. Há apenas uma rua reta que, da entrada do mercado – Porta Carini – nos leva diretamente para a praça Sette Angeli, atrás da Catedral.

 

Catedral

Uma vez de frente a este magnífico exemplo de arte mista (da arquitetura árabe-normanda ao gótico-catalão) é impossível não ficar maravilhado com o efeito cenográfico da grande praça que surge na frente do pórtico. A entrada é lateral, mas aquela principal dá para a via Matteo Bonello.

Já dentro da catedral, peça para as crianças procurarem o próprio signo na meridiana. Elas irão se divertir ao verem como ele é representado!

Leia mais sobre a Catedral de Palermo AQUI.

 

Quattro canti

Seguindo sempre pela Via Vittorio Emanuele se chega aos Quattro Canti, um lugar que representa o cruzamento das ruas mais importantes de Palermo: a Via Maqueda e o Corso Vittorio Emanuele – que corta em quatro partes o centro histórico. São quatro cantos arredondados estruturados em anéis concêntricos com quatro fontes com alegorias das quatro estações, quatro reis espanhóis e quatro santas protetoras.

Um dos quatro cantos

Quem de vocês, entre pais e filhos, descobre em qual canto está representada a primavera?

 

San Cataldo e la Martorana

As duas igrejas se encontram na Piazza Bellini e ficam numa parte alta onde se chega através de uma escadaria um pouco íngreme. Subir com o carrinho não é o máximo, então é sempre bom encontrar um modo legal de fazer com que as crianças subam a pé, principalmente se forem preguiçosas como meu filho!

Igreja da Martorana, Palermo

A igreja da Martorana e sua torre.

Por exemplo, você pode contar junto com elas as janelas da torre da Martorana ou quantas cúpulas tem a igreja de San Cataldo.

Leia mais sobre a Igreja da Martorana AQUI.

 

Piazza Marina

Prosseguindo pela via Vittorio Emanuele, indo na direção do mar, chega-se até a Piazza Marina. Na praça se encontra um jardim chamado Villa Garibaldi, e nele há uma das árvores mais espetaculares da cidade: uma enorme figueira cujos ramos chegam até o chão formando um emaranhado de colunas.

Piazza Marina - Palermo

A figueira-estranguladora da Piazza Marina.

É um lugar onde é possível brincar de esconde-esconde! O jardim é cercado, então vocês podem descansar enquanto as crianças brincam.

 

Foro Italico

O Foro Italico é a parte do passeio histórico que se fazia à beira mar. Ali passeavam à noite, sobretudo no verão, os nobres com suas charretes, principalmente para encontrar um pouco de refresco das horas quentes do dia. Atravessando Porta Felice, o mar nos recebe com um caloroso abraço. É possível tomar um bom sorvete nos vários quiosques ao longo das antigas muralhas ou então decidir se descansar um pouco no gramado sob a sobra de uma palmeira de frente para o mar.

Palermo com crianças

O gramado do Foro Italico

Se você não tiver levado nenhuma bolinha ou algo do gênero, não se preocupe: há várias bancas que vendem brinquedos de todos os tipos!

 

Pupi siciliani

E se à tarde vocês estiverem ainda cheios de energia, não deixem de ver um espetáculo de marionetes, os chamados Pupi Siciliani. Quase na frente do Teatro Massimo, na via Bara All’Olivella, fica a oficina de Mimmo Cuticchio. De um lado se encontra a oficina em si, onde são construídas as marionetes. Do outro lado fica um teatrinho com capacidade para cerca de 50 pessoas onde são realizados os espetáculos (em italiano!).

Marionetes sicilianas

O Sr. Mimmo Cuticchio e suas marionetes. Foto: Erico Vandeville

Os fantoches de Palermo são diferentes daquele da zona de Catania por vários motivos:

  • são movidos pelos lados, enquanto os de Catania a partir do alto
  • são menores em relação àqueles do leste da Sicília
  • podem levantar e abaixar o elmo e desembainhar a espada, enquanto os outros são, na maior parte, fixos.

As histórias contadas são aquelas dos paladinos da França, de Carlos Magno e do poema Orlando Furioso.

 

Nos arredores de Palermo

Para quem passa vários dias em Palermo, principalmente se nos meses mais quentes, entre primavera e verão, aqui vão duas dicas de lugares para visitar com seus filhos perto de Palermo.

 

Bioparco di Sicilia

É um jardim zoológico de conceito moderno onde não há somente animais presos. De fato, é preciso considerar o programa de educação e sensibilização que o Bioparco conduz.

Além do zoológico com 60 diferentes espécies, incluindo chimpanzés, lêmures, cangurus, zebras, quatis, suricates, asnos sicilianos, camelos, lhamas e outros, há uma área grande, onde é possível fazer um piquenique e uma área dedicada aos dinossauros em tamanho natural.

Foto: Bioparco di Sicilia

O Bioparco di Sicilia está situado em Carini, a meia hora de carro de Palermo. Mais informações: www.bioparcodisicilia.it

 

Ecocampus

O Ecocampus é um parque de aventura onde ficamos em contato com a natureza. Lá é possível participar de vários percursos acrobáticos entre as árvores, com pontes, redes, troncos e passarelas. É um lugar onde podem se divertir tanto crianças, quanto adolescentes e adultos. Tudo é avaliado a partir da idade, da altura e da força física.

Foto: Ecocampus Casaboli

O Ecocampus e o Parque aventura se encontram em Casaboli, a 15 minutos de carro de Palermo. Mais informações: www.ecocampuscasaboli.it.

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Comente!