Logo

Resort na Sicília: Donna Coraly

Donna Coraly Resort: charme e requinte com a tradição da Sicília

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

A Sicília é um lugar para ser vivido intensamente, onde tradição, charme e belezas naturais se encontram frequentemente. Para conseguir entender bem o sentido disto que estou falando, nada melhor do que se hospedar em um hotel de tirar o fôlego. Deixe-me apresentar-lhe o Donna Coraly, um resort de luxo na Sicília onde tradição e requinte se unem em perfeita harmonia.

Eu tive a oportunidade de me hospedar uma noite no Donna Coraly e saí de lá encantada. Tudo, desde a chegada, o cuidado com os detalhes, o ambiente, o contexto histórico, as pessoas… tudo, tudo mesmo foi impecável.

Resort na Sicília: Donna Coraly

Donna Coraly

Enquanto procurava um lugar para relaxar nos arredores de Siracusa, me deparei com o Donna Coraly. Além das belas imagens, o que mais me intrigou e me deixou curiosa foi todo o aspecto histórico de lá. O resort se encontra dentro de uma grande fazenda, a San Michele, propriedade há séculos de uma importante família da região. A esta família pertencia uma mulher iluminada, protagonista da vida sócio-cultural de Siracusa no início do século XX: a nobre Coraly Grande Sinatra, amante da arte e das viagens, ativa defensora dos direitos das mulheres.

Coraly, ou melhor, Donna Coraly era a avó da proprietária do resort, a senhora Lucia, uma mulher elegantíssima que viajou o mundo inteiro e decidiu voltar às suas raízes sicilianas. O bom gosto e requinte da dona da casa se percebe em cada detalhe do resort, na decoração, escolha dos móveis e na hospitalidade calorosa e sofisticada.

Quando chegamos ao hotel, passando por meio de plantações, logo podemos saborear um pouco do contexto em que o Donna Coraly se encontra: tão perto da cidade, mas ao mesmo tempo rodeado pela tranquilidade do ambiente rural da fazenda do século XVII.

Resort na Sicília: Donna Coraly

A

O Donna Coraly foi inaugurado apenas em 2015, portanto é novinho em folha. Este charmoso resort é um canto de tranquilidade e sonho, onde a tradição autêntica do território é combinada ao conforto e ao requinte para oferecer aos clientes o prazer de uma boas-vindas, em perfeito equilíbrio entre passado e futuro.

Resort na Sicília: Donna Coraly

A localização

O Donna Coraly fica na cidade de Cassibile, a poucos quilômetro de Siracusa, pertinho de Noto e das praias de Fontane Bianche, San Lorenzo e da reserva ambiental de Calamosche.  Bem próximo do resort tem um campo de golfe também.

Ele é perfeito para quem quer explorar com calma o sudeste da Sicília, as praias da região e as lindas cidades barrocas. Devido à sua localização, só é possível chegar lá de carro e, por isso, o resort dispõe de um amplo estacionamento gratuito.

O aeroporto de Catania dista cerca de 60km e é muito simples chegar lá, assim como ir do resort para Siracusa, Noto ou mesmo Catania e Taormina (mais distantes, porém facilmente acessíveis de carro).

Os Quartos

O Donna Coraly dispõe de apenas 5 suítes, todas levam o nome de uma mulher da família e são decoradas com mobiliário do século XIX, tecidos finos, obras de arte e cerâmicas sicilianas coloridas. Cada suíte dispõe de um pequeno jardim privativo que dá acesso à área da piscina e ao parque.

Resort na Sicília: Donna Coraly

Resort na Sicília: Donna Coraly

 

O banheiro era amplo e extremamente limpo. A ducha era lindamente decorada com azulejos coloridos realizados com cerâmica de Caltagirone. Adorei os produtinhos do kit de amenidades, da linha Ortigia. Uma delícia!

Resort na Sicília: Donna Coraly

A ducha

 

As áreas comuns

As áreas comuns do Donna Coraly são muito charmosas. Do jardim privado de cada suíte é possível ir até o parque e a piscina natural do resort.

Resort na Sicília: Donna Coraly

A piscina natural, um laguinho artificial criado em sintonia com o ambiente.

No parque, repleto de espécies botânicas da área do Mediterrâneo, inclusive com uma horta de onde são retirados os produtos usados no restaurante, fica um lugar de imensa importância histórica para a Itália. Sim, porque foi dentro da fazenda San Michele que foi assinado o armistício de Cassibile, ou seja, o acordo através do qual a Itália cessou as hostilidades com os Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

Resort na Sicília: Donna Coraly

No local onde foi assinado o acordo, D. Lucia mandou colocar uma pedra com uma inscrição que lembra o fato.

Além do parque, um lugar lindo para um passeio relaxante, há vários cantinhos onde é possível dedicar-se à leitura, a um drink ou uma boa conversa. Considerando o número de quartos, jamais será preciso ter que dividir os ambientes com muitas pessoas, algo perfeito para quem preza pela tranquilidade e pela privacidade também.

Resort na Sicília: Donna Coraly

Resort na Sicília: Donna Coraly

Uma das varandas do resort.

Serviços que o hotel oferece

O Donna Coraly tem um restaurante à disposição dos hóspede. O chef prepara almoço e jantar mediante solicitação e serve pratos tradicionais utilizando produtos orgânicos da própria horta do resort. A carta de vinhos também é fantástica, com grandes rótulos sicilianos e importantes vinhos internacionais.

Neste mesmo restaurante é servido o café da manhã. Havia uma boa variedade de frutas frescas, produtos doces e salgados. Eu prefiro um café da manhã com comidinhas doces, então nem pestanejei em colocar no meu pratinho os docinhos típicos sicilianos. Foram-me oferecidas também várias geléias produzidas pelo chef, pães, tortas e frutas frescas. Os queijos e frios eram fatiados ao momento.

Resort na Sicília: Donna Coraly

Nos fins de tarde é oferecido um delicioso aperitivo aos hóspedes. No dia em que estive lá, foi oferecido um aperitivo tradicional, mas fiquei sabendo que em várias outras ocasiões há um barman especializado em drinks moleculares. Que pena que perdi!

Algo bem legal é que eles podem organizar visitas guiadas, passeios de barco, têm convenção com beach clubs e ainda facilitam a locação de veículos, assim ninguém precisa se preocupar com nada.

No Donna Coraly há um pequeno spa onde são oferecidos tratamentos estéticos e massagens aos hóspedes. Eu cheguei tarde demais para poder usufruir dos serviços, mas é algo que não perderei na próxima vez!

Minha opinião

Enfim, a atmosfera elegante e discreta, o cuidado com cada detalhe, uma conexão entre o amor pela tradição, requinte e conforto, uma gama completa de serviços destinados a satisfazer as necessidades dos clientes e a exaltar a tipicidade da Sicília fazem do Donna Coraly um hotel perfeito para quem busca uma estrutura mais sofisticada. É também o lugar ideal para passar uma romântica lua de mel italiana ou uma tranquila e prazerosa viagem de casal. Recomendo muito o Donna Coraly!

 

Mais informações

  • O Donna Coraly fica fechado do início de novembro até o fim de março. Ele é, portanto, um lugar para passar as férias de primavera-verão!
  • As tarifas partem de 250 euros por noite. Clique AQUI para ver mais detalhes sobre o hotel, tarifas e disponibilidade.
  • Site: www.donnacoraly.it

 

Resort na Sicília: Donna Coraly

O núcleo do resort

 

*A diária foi cortesia do hotel, mas isso não condiciona em nada a minha opinião, afinal de contas a filosofia do blog é somente propor produtos e serviços que eu realmente tenha testado e aprovado! Veja também outras opiniões de viajantes sobre o Donna Coraly no Booking. Não recebi remuneração alguma pela escrita e publicação deste texto e o blog não tem nenhum vínculo comercial com o hotel.

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

2 Comentários

  1. Olá Patricia,

    Que maravilha esse seu “emprego”! rsss

    Sorte a nossa de ter você degustando e divulgando esses recantos sicilianos. Realmente parece ser um lugar maravilhoso para organizar as idéias e relaxar.

    • Olá Luiz,

      Pois é! A parte mais difícil desse trabalho nem é conhecer os hotéis, mas ir às vinícolas degustar os vinhos! rsrs

      Um abraço,

      Patricia

Comente!