Logo

ônibus hop-on hop-off em Siracusa

Como é o passeio com ônibus hop-on hop-off em Siracusa

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Hoje em dia qualquer cidade turística que se preze tem seu próprio ônibus hop-on hop-off, aqueles vermelhos (apesar de que em alguns lugares é amarelo) que rodam pela cidade passando pelas principais atrações turísticas. Siracusa também tem o seu e, por isso, fui pessoalmente testar o passeio. Agora conto aqui as minhas impressões.

Como Siracusa é uma cidade relativamente pequena, o ônibus turístico de lá também tem suas dimensões reduzidas, com um só andar e capacidade para apenas 27 passageiros. E você pode estar pensando que se Siracusa é uma cidade pequena, qual a necessidade deste ônibus? Bem, também me fiz a mesma pergunta e por isso fui testar o passeio, para tentar encontrar uma razão válida para fazer este tour.

Antes de tudo, me informei pelo site do Siracusa Open Tour sobre os horários e paradas. Não há um guichê que explique isso em Siracusa, mas provavelmente há panfletos da empresa em todos os hotéis da cidade. Tive a feliz ideia de iniciar o tour não das paradas do meio do caminho, mas sim do “capolinea”, ou seja, o fim de linha/ponto de partida do ônibus, que fica pouco fora de Ortigia. Cheguei 5 minutos antes do horário em que o ônibus passaria e a parada já estava cheia! Quando o ônibus se aproximou, tive dúvidas que todo mundo conseguiria entrar, mas felizmente havia lugar para todos. Era 11h da manhã e aparentemente todo mundo tinha escolhido aquele horário para iniciar o tour, tanto que o motorista não deixou mais ninguém entrar ao longo das outras paradas, visto que o ônibus estava cheio.

ônibus hop-on hop-off em Siracusa

O ônibus

Defeitos e Chateações

No site e na placa localizada na parada final do ônibus tem escrito que o bilhete custa €4,10, propaganda enganosa. Para minha surpresa, não é bem assim. O valor real é 5 euros, visto que é preciso pagar € 0,90 pelos fones de ouvido descartáveis. A passagem é comprada diretamente com o motorista à bordo do ônibus.

ônibus hop-on hop-off em Siracusa

Além do ônibus cheio, outro fator que fez com que eu me arrependesse de ter escolhido aquele horário para iniciar o tour foi o trânsito. Os sicilianos não sabem andar a pé ou com transporte público, por isso vão de carro para todos os lugares, transformando o trânsito em um caos.

Um grande defeito do ônibus hop-on hop-off de Siracusa é o fato dele não dispor de áudio em português. Além do italiano, há inglês, espanhol, francês, alemão e japonês. Eu fui ouvindo as explicações em italiano, mas durante todo o tour tocava em continuação duas músicas folclóricas da Sicília. Sem parar. Não sabia se me chateava mais com a musiquinha insistente ou com as buzinas dos carros.

 

O percurso

Com o mapa do percurso nas mãos, já sabia que o tour não incluiria atrações fundamentais de Siracusa, como a Piazza Duomo ou o Templo de Apolo, até porque ali é proibido o trânsito de veículos e algumas ruas são muito estreitas. De fato, o ônibus passa somente pelas ruas mais externas de Ortigia e o tour está mais focado nos pontos turísticos que ficam na parte mais “moderna da cidade”.

Piazza Archimede, Siracusa

Um dos poucos pontos de Ortigia por onde passa o ônibus hop-on hop-off é a Piazza Archimede.

Após dar uma volta bem curta pela parte mais externa de Ortigia, o ônibus sai da ilhota e vai em direção à área arqueológica da cidade. Dá para ver bem pouco do parque arqueológico Neapolis. O que notei é que as pessoas estavam usando o ônibus hop-on hop-off como transporte comum, para se locomover entre as atrações, já que de fora não se vê absolutamente nada.

Enfim, vejas as paradas:

fermate

Imagem: site do Siracusa Open Tour – Está escrito “Teatro Grego”, mas já aviso que não dá para vê-lo de fora.

O inteiro percurso tem uma duração de 1h e não sei como, mesmo com o trânsito lento, o atraso no final foi de apenas 5 minutos.

Logo após o almoço, me programei para pegar novamente o ônibus em outra parada. A minha intenção era chegar às Catacumbas de San Giovanni (parada 12). Ao contrário do que havia ocorrido pela manhã, desta vez o ônibus estava vazio e o trânsito livre! Aí sim, a viagem foi um pouco melhor, mesmo assim o balanço final foi negativo porque as informações sobre os monumentos são muito superficiais.

ônibus hop-on hop-off em Siracusa

Dentro do ônibus, sem janelas!

 

As vantagens (?)

Na minha opinião, a única vantagem de utilizar o ônibus hop-on hop-off de Siracusa é poder conhecer um pouco (e bem superficialmente) as atrações fora de Ortigia. Pode ser útil para quem passa apenas um dia na cidade e quer fazer um passeio rápido.

Não vale a pena utilizar o ônibus turístico como transporte, visto que existem linhas que ligam as atrações turísticas fora de Ortigia e cujo bilhete custa apenas 1 euro.

 

Minhas dicas

Caso você tenha interesse em fazer esse passeio com o ônibus hop-on hop-off em Siracusa, as dicas que posso dar são as seguintes:

  • Tente iniciar o tour no “capolinea”, que fica na Via Rodi (veja o balãozinho verde no mapa abaixo).
  • Depois da minha experiência em dois horários diferentes, eu diria sem dúvida nenhuma que o melhor período para pegar esse ônibus é entre 13 e 16h, ou seja, o horário em que boa parte do comércio fecha e o trânsito diminui drasticamente. Ninguém merece ficar preso no engarrafamento dentro de um ônibus turístico, ouvindo buzinas o tempo inteiro, não mesmo.
  • Veja também se o tempo está bom. Não já janelas no ônibus e acredito que ele nem rode nos dias muito chuvosos.

 

Mapa do percurso do ônibus hop-on hop-off em Siracusa

 

Outras informações

  • O ônibus circula todos os dias, das 9 às 19h e os tours iniciam a cada hora.
  • O bilhete custa 5 euros e é comprado à bordo do ônibus
  • É possível acompanhar o percurso do ônibus ao vivo, através do site Siracusa Open Tour.

 

Reserve já seu hotel em Siracusa!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

3 Comentários

  1. Fizemos o passeio com esse onibus de turismo,o motorista não conhecia ou não queria dar informações,acabamos conhecendo pouco de siracusa,só agora que estamos vendo suas informações que estão bem claras.

    • Olá Eduardo,

      Pois é, esse foi um passeio extremamente deludente. É uma pena, porque Siracusa é cheia de lugares interessantes.

      Um abraço,

      Patricia

  2. Parabéns pelo post Patrícia. Conheci Siracusa com ônibus comum e caminhei por Ortígia.
    Grande abraço.

Comente!