Logo

Caseificio Borderi, Siracusa

Caseificio Borderi, em Siracusa: o melhor dos sabores da Sicília

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Ao passar pelo mercado de Ortigia, em Siracusa, principalmente por volta do meio dia, vocês verão uma grande concentração de pessoas na frente daquela que, teoricamente, seria somente uma mercearia.  Na verdade, trata-se de um dos lugares mais incríveis onde comer bem gastando pouco em Siracusa: o Caseificio Borderi.

Não tem dia que não haja um grande número de pessoas dispostas a passar até 40 minutos na fila para comprar um simples “panino”. Mas o que será que o Caseificio Borderi tem assim de tão especial para atrair tanta gente? Eu fui conferir. E fui uma, duas, três, perdi as contas das vezes. Porque foi amor à primeira mordida.

Sanduíche do Caseificio Borderi

 

O sanduíche do Caseificio Borderi

Imaginem um sanduíche gigantesco, que provavelmente pesará quase 1kg (não sei quanto pesa exatamente, mas é imenso e alimenta bem duas pessoas normais). É assim o sanduíche do Caseificio Borderi. E não, você não escolhe o que vai colocar dentro do seu panino, quem irá decidir isso é o Sr. Andrea, o mestre do caseificio (caseificio em italiano significa uma casa de queijos). A única coisa que eles perguntam é se você tem alguma alergia ou intolerância, se é vegetariano ou não. O resto fica por conta do Andrea.

O saunduíche do Caseificio Borderi

Todo mundo para e observa o Sr. Andrea fazendo os sanduíches. Ele prepara tudo do lado de fora do Caseificio.

Enquanto você está na fila, acontece uma série de coisas que irão lhe entreter por todo o tempo. A primeira coisa que nos chama atenção é o modo como o Sr. Andrea vai criando os sanduíches. Hipnotizante. Além disso, ele conversa com os clientes, pousa para fotos, coisas que acabam deixando a fila mais lenta, mas é o único caso em que ninguém dá a menor bola para isso, porque é tudo muito divertido.

Mercado de Ortigia: Caseificio Borderi

Antonio, a maior figura do Caseificio Borderi, oferecendo aquela que é, na minha opinião, a maravilha do caseificio: a Mozzarella defumada! Gente, você não têm noção…

Outro detalhe importante: você não irá passar fome na fila. Enquanto sua vez não chega, vai ter sempre alguém oferecendo um pedacinho de queijo, de presunto, de mortadela. Tem SEMPRE algo para degustar antes do panino. E grátis.

Na verdade não é somente o panino que atrai todos esses clientes para ao Caseifio Borderi, é um conjunto de fatores. Eu vou tentar explicar aqui:

  • A arte de saber comunicar com o cliente

Não importa se você seja italiano, inglês, russo, brasileiro. O Antonio, o rapaz que atende as mesas (veja foto acima), vai conseguir se comunicar com você de algum modo. E vai te fazer rir, brincar, ele é incrível.

Caseificio Borderi

  • Os produtos genuínos e frescos

Cada vez que eu vou ao Caseificio Borderi, consigo comer um sanduíche ou uma tábua de frios diferente. Isso porque eles usam sempre produtos frescos, de acordo com o que aquela determinada época oferece. Aliás, segundo o Sr. Andrea é justamente esse um dos maiores motivos do sanduíche deles fazer tanto sucesso. Só com o uso de matérias-primas frescas e de alta qualidade é que se consegue exaltar os verdadeiros sabores da Sicília.

O saunduíche do Caseificio Borderi

Vejam só a quantidade de recheio no sanduíche…

  • Os preços justos

Nada de sanduicheria gourmet com preços nas estrelas, o Caseifico Borderi continua com os mesmos preços de quando era somente uma simples mercearia. Mesmo atendendo turistas do mundo inteiro que visitam Siracusa, o lugar continua também sendo frequentado pelos habitantes da cidade, que vão lá comprar seus queijinhos ou mesmo almoçar.

Os sanduíches, como falei acima, alimentam bem duas pessoas com fome “normal”. E sabe quanto custam? Somente 5 eurinhos!

 

O serviço de mesa e a tábua de frios

Se ficar na fila por um sanduíche não é a sua intenção, o Caseificio Borderi dispõe de algumas mesinhas onde você pode sentar e pedir uma tábua de frios e uma taça/garrafa de vinho, coisa que eu prefiro e recomendo, sobretudo se você não estiver sozinho.

Onde comer em Siracusa - Caseificio Borderi

Uma tábua de frios que é uma explosão de cores e sabores. Essa é uma tábua para duas pessoas.

Além dos queijos e dos embutidos, na tábua também vem pequenas porções de entradas clássicas da culinária siciliana, como a caponata, os tomates secos e as azeitonas temperadas. Uma tábua de frios para duas pessoas custa 16 euros. E você come até não aguentar mais!

Outro detalhe muito legal é que, quem pede a tábua de frios ainda pode fechar com chave de ouro a refeição, saboreando um vinho de sobremesa. Eles sempre oferecem um pouco de Zibibbo, Passito di Pantelleria ou outro vinho doce siciliano. Grátis.

 

Algumas dicas

  • Quanto mais cedo você chegar, melhor. A fila do sanduíche geralmente é aceitável no período entre 12 e 12h30. A partir das 13h costumam também chegar o pessoal local que está em horário de almoço, aí já viu.
  • Se você estiver acompanhado por outra pessoa, peça um sanduíche só. Sério. Depois dele, se ainda der, você come um bom cannolo e ficará satisfeito pela tarde inteira.
  • O Caseificio Borderi fica aberto de segunda a sábado, das 7 às 16h.

 


♥ Veja AQUI algumas opções de apartamentos para temporada em Siracusa

♥ Clique AQUI para ver opções de passeios em Siracusa e no resto da Sicília

 

Reserve já seu hotel em Siracusa!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

8 Comentários

  1. Oi Patrícia, parabéns pelo blog, muito informativo e com fotos lindas!!!
    Chegarei em Catania vindo de Malta meado de novembro próximo e terei de quinta à terça p/ tentar aproveitar ao máximo suas valiosas dicas! Gostaria de ir, usando transporte público, pelo menos à Taormina, Siracusa/Ortiga e ao vulcão Etna. Como são poucos dias, poderia dar uma sugestão de roteiro? Não dá p perder tempo, né? Nesse período estará frio/chovendo?

    Obrigada,
    Um abraço,

    Vania

    • Olá Vania!

      É viável e muito simples ir de Catania a Taormina ou a Siracusa usando transporte público e em ambos os casos dá para ir tanto de trem quanto de ônibus (veja AQUI as linhas de ônibus e, quanto aos trens, consulte http://www.trenitalia.it). O mesmo não vale para o Etna, uma vez que não há sempre ônibus para lá (eu explico como ir ao Etna de excursão ou por conta própria aqui: Excursão ao Etna: como visitar o maior vulcão ativo da Europa.

      Quanto ao clima, provavelmente não estará frio de dia, um pouco mais fresco de noite (como em Malta),exceto no Etna, onde fará realmente frio. Se vai tá chovendo, bem, isso infelizmente não posso prever. O clima da Sicília muda muito de ano para ano. Houve novembros muito chuvosos, outros em que não caiu nem mesmo uma gota. Vamos torcer para que não chova! Eu escrevi sobre a Sicília em novembro aqui: Outono na Sicília: temperaturas e o que trazer na mala

      O roteiro que eu aconselho para 5/6 dias é justamente esse que você citou: conhecer Siracusa, Etna, Taormina, Catania (incluindo AciCastello e Acitrezza).Infelizmente não dá para fazer muito, a Sicília é muito grande!

      Um abraço,

      Patricia

  2. Muito interessante,

    Sou da familia Bordieri, meu avô era da região de Siracusa. Estive là no ano passado, mas não tive a oportunidade de conhecer o Caseificio Bordieri.

    Abraço,

    Eloisa Bordieri

  3. Nossa!!! Finalmente mesmo …rsrs!!
    Vou anotar aqui pra não perder, obrigada!!
    Beijinhos

  4. Patricia querida obrigada pelo carinho e pelo convite.
    Você sabe se o programa O mundo segundo os Brasileiros – Sicília – já foi ao ar?
    Um beijo
    Tatá

    • Aaahh, bem lembrado!

      O produtor me mandou uma mensagem alguns dias atrás dizendo que vai ao ar (finalmente) no dia 16/09!

  5. Oi Patrícia!!!!
    Aproveito este post para agradecer mais uma vez todas as suas dicas e sua atenção.
    Nossa viagem foi maravilhosa e inesquecível!
    Me apaixonei pela Sicília desde o primeiro post que li no seu blog.
    Ao chegar aí me encantei ainda mais com esse lugar incrível, repleto de história, arquitetura diversificada, natureza belíssima, pessoas super acolhedoras e amáveis, culinária deliciosa….
    Palermo, Castellammare del Golfo, San Vito Lo Capo, Erice, Marsala, Agrigento, Enna, Caltagirone, Siracusa, Taormina, Savoca….todas lindas e particularmente especiais. E o mar…Ah, a cor do mar … meu Deus, vontade de voltar várias e várias vezes.
    Obrigada por tudo mesmo, adorei de te conhecer. Que seu trabalho continue despertando nas pessoas a vontade de visitar a Sicília e seus encantos!!
    Já estou com saudades da Sicília e do ambiente acolhedor do Caseificio Borderi com seus produtos deliciosos e a simpatia de Antonio.
    Um beijo grande
    Tatá

    • Oi Tatá!

      Você é uma querida! Também adorei ter conhecido você e o Eduardo. Fico felzi que tenham aproveitado bem a estadia por aqui, porque me lembro bem como esse roteiro foi estudado e montado com carinho.
      Se um dia você tiver tempo e vontade de descrever a sua viagem em forma de post aqui no blog, fica à vontade! Adoraria publicar seu roteiro! 😀

      Um beijão e obrigada pelas palavras carinhosas.

      Patricia

Comente!