Logo

Chocolate de Modica na Antica Dolceria Bonajuto

Antica Dolceria Bonajuto: o reino do chocolate de Modica

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Já escrevi o quanto o chocolate de Modica seja um produto valioso da gastronomia siciliana. E se Modica é a pátria do chocolate na Sicília, a Antica Dolceria Bonajuto é um dos principais representantes dessa maravilha, famosa no mundo inteiro.

A Antica Dolceria Bonajuto foi fundada em 1880 como uma pequena doceria que produzia artesanalmente chocolate segundo uma metodologia muito parecida com aquela realizada pelo povo Asteca. Hoje em dia é uma loja que está presente em todos os guias turísticos de Modica e, claro, eu não poderia deixar de falar dela aqui no blog.

Antica Dolceria Bonajuto - Modica - Sicília

Com mais de 130 anos de vida, a Antica Dolceria Bonajuto continua sendo uma referência na produção do chocolate de Módica e hoje, como em 1880, o chocolate continua sendo produzido do mesmo jeito, ou seja, através de uma técnica chamada “a frio” (a freddo), sem jamais ultrapassar os 40 graus, impedindo a alteração organoléptica dos componentes do cacau. Deste modo, o açúcar não derrete  totalmente na pasta de cacau e se obtém um chocolate meio amargo, granuloso e que se esfarela, sem a adição de gorduras vegetais.

Chocolate de Modica - Antica Dolceria Bonajuto

A porta da Antica Dolceria Bonajuto em Modica: “A mais antiga fábrica de chocolate da Sicília”.

De fato, quando a gente põe na boca um pedacinho de chocolate de Modica, dá para sentir facilmente cada ingrediente e notar os grãos de açúcar ainda inteiros.

A Antica Dolceria Bonajuto continua com a sua lojinha tradicional numa travessa quase escondida do Corso Umberto, a rua principal de Modica. Ao entrarmos lá, a sensação é de estarmos numa doceria de outros tempos. Os móveis são antigos, as vitrines, tudo. Mas o que logo chama a atenção dos gulosos que lá entram são os potinhos com pedaços de chocolate que ficam em cima do balcão. Dá para experimentar todos os sabores antes de comprá-los!

Chocolate de Modica na Antica Dolceria Bonajuto

Potinhos com amostras de chocolate 70% cacau, com adição de canela, baunilha (vaniglia) e na versão com açúcar mascavo (mascobado).

Há, se não me engano, 17 variações de sabores: com pimenta, com laranja, limão, sal, cardamomo e até jasmim! Além disso, há também barrinhas com diferentes percentuais de cacau, inclusive os amargos (90% de cacau) para os “puristas” que preferem saborear o verdadeiro sabor do chocolate.

Chocolate de Modica na Antica Dolceria Bonajuto

Todas as barras de chocolate da Bonajuto

Além de barras de chocolate, na Bonajuto também é possível encontrar doces típicos de Modica e clássicos sicilianos como cannoli e torrones. Experimentem o cannolo com recheio de creme de pistache ou os impronunciáveis “‘mpanatigghi” (a pronúncia é algo como “panatígui”), pastéis doces recheados com carne e chocolate.

 

Pausa para um# cannolo neste lindo domingo ensolarado em #Modica. Além dos tradicionais chocolates, na Antica Dolceria @Bonajuto também tem ótimos cannoli!

Una foto pubblicata da Descobrindo a Sicília (@descobrindoasicilia) in data:


 

É impossível entrar na Antica Dolceria Bonajuto e não comprar nada. Lembre-se de deixar um pouco de espaço na sua mala!!

Uma dica: A Bonajuto está quase sempre cheia. Então, para evitar filas, aconselho ir lá ou no início da manhã, quando abre, ou entre 14 e 15h! 🙂

As barrinhas de chocolate de 100g custam a partir de € 2,40.

 

Antica Dolceria Bonajuto – Modica
Horários de funcionamento: Todos os dias, das 9 às 20h30.
Endereço: Corso Umberto I, 159

 

Reserve já seu hotel em Modica!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Um Comentário

  1. Olá Patricia!

    Mais um motivo para voltar a Sícilia, Pára com isso! rssss
    A Patricia ficou com água na boca. rsss

Comente!