Logo

hamburgueria em Catania

FUD Bottega Sicula: produtos típicos e hamburgueria em Catânia

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Não é comum associar hambúrguers à culinária italiana, mas o mundo inteiro tem se rendido ao fenômeno das hamburguerias e as coisas não são diferentes aqui na Sicília. E um dos lugares mais legais onde comer hambúrguer em Catânia é o FUD Bottega Sicula.

Confesso que eu não sou uma grande frequentadora de fast food, aliás, com tantos pratos típicos sicilianos deliciosos, prefiro mais um “bel piatto di pasta”, mas o FUD chamou muito a minha atenção por oferecer hamburguers gourmet feitos com excelentes produtos sicilianos. Eu tinha que ir lá.

FUD - hamburgueria em Catania

O lugar é muito informal e descontraído. Achei muito divertido o jeito como estão escritos os nomes dos pratos no cardápio e nas paredes: um “inglês” escrito como a pronúncia em italiano, ou seja, cis está para cheese, uain está para wine e hamburguer é chamado de am burgher. Deu para entender?

 

Os Hambúrguers

Já cheguei no FUD sabendo que iria pedir um hambúrguer de carne de cavalo. É a especialidade de Catânia e a minha carne preferida desde que vivo na Sicília. No cardápio tinha várias opções de carnes, desde o hambúrguer normal bovino, frango, porco, opções vegetarianas e veganas e, por fim, o hamburguer de carne de burro, chamado por eles de Shek Burgher (no dialeto siciliano, “scecco” significa burro), a pedida do meu marido.

FUD - hamburgueria em Catania

Marido foi de shek (hamburguer de 200g com muçarela de búfala, cebola, funghi, alface, maionese e molho barbecue) e eu fui de ors, ou seja, horse (com cebola crua,queijo, alface, folhas (tipo espinafre) refogadas) .

Apesar de eu ser uma grande fã da carne de cavalo de Catânia, achei que o Shek Burgher estava muito melhor. A carne de burro tinha um gostinho defumado e estava super macia e saborosa. Gostei tanto dela que quando voltei ao FUD pela segunda vez, foi esse o hambúrguer que pedi.

Os hambúrguers são servidos em uma tábua, no estilo americano, para comer com as mãos e se lambuzar. Eles são enormes e achei difícil dar conta de um inteiro. É preciso estar com muita, muita fome mesmo. Tive que pedir para o garçom trazer talheres, porque fui obrigada a cortar o hambúrguer para conseguir comê-lo.

FUD - hamburgueria em Catania

Veja que na parede está escrito “ius ior hands” (use your hands), dizendo explicitamente para você comer com as mãos, sem vergonha. Se essa não for a sua praia, pode pedir talheres aos garçons que eles dão, sem problemas.

Os preços dos hamburguers são um pouco mais altos do que em uma normal panineria da cidade, porém justos levando em consideração a elevada qualidade dos ingredientes.

FUD - hamburgueria em Catania

Uma parte do cardápio

Além de hamburguers, no FUD você também encontra pizzas, calzones, saladas e tábuas de frios. Como fui intencionada a comer hambúrguer, não experimentei nenhum desses, mas vi passar uns calzones imensos, que serviriam abundantemente duas pessoas.

 

As bebidas

Uma das características do FUD são as cervejas, exclusivamente artesanais e produzidas por pequenas cervejarias da Sicília. Segundo o parecer do meu acompanhante, o chopp era uma delícia, mas preferi optar por um vinho tinto do Etna (todos os vinhos também são sicilianos).

FUD - hamburgueria em Catania

As batatinhas que pedimos de acompanhamento estavam divinas.

 

O ambiente

Como falei no início do texto, a atmosfera do FUD é informal e isso se vê inclusive na disposição das mesas, sem muita privacidade. Há um mesão coletivo no centro da sala e outras mesas com 4 lugares, que na verdade são 2+2. Assim, se você estiver só com um acompanhante, vai ficar do ladinho de outro casal, como se estivesse na mesma mesa que eles. Então, se você busca privacidade, saiba que no FUD não encontrará.

FUD - hamburgueria em Catania

Além da sala, há a possibilidade também de ficar no balcão ou nas mesinhas colocadas do lado de fora.

Uma observação importante: O FUD costuma lotar à noite nos fins de semana. Se você tiver intenção de ir lá numa sexta ou sábado à noite, o ideal é chegar por volta das 20h no máximo, porque a partir das 21h se forma uma fila na porta. Eu já estive lá no horário do almoço e é bem mais tranquilo.

 

A mercearia de produtos típicos

Algo bem interessante, principalmente para quem está só de passagem por Catânia, é a mercearia de produtos típicos do FUD. Há uma série de molhos, doces, produtos à base de pistache e amêndoas, massas, grãos, etc., tudo artesanal e autêntico, ideal para quem quer levar para casa uma lembrancinha gastronômica da Sicília.

Os produtos típicos do FUD

Enoteca

Tem também uma enoteca.

 

Outras informações

  • O FUD Bottega Sicula fica na Via Santa Filomena, uma ruazinha cheia de restaurantes, paralela à Via Etnea (altura da Villa Bellini);
  • Site: www.fud.it (tem o cardápio completo com todos os preços).
  • Horários de funcionamento: das 12h30 às 15h30 e das 19 à 1h.

 

Reserve já seu hotel em Catânia!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Comente!