Logo

Descobrindo Palermo com uma guia que fala português

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Há algum tempo recebi uma mensagem assim: “Oi Patricia, tudo bem? Sou uma guia de Palermo e falo português”. Fiquei muito surpresa, afinal guias de turismo que falam português aqui na Sicília existem, mas são pouquíssimos.

Raffaella é italiana mas fala bem o português. Ela é uma guia maravilhosa, e além de ser extreamente simpática, sabe muito da história e da cultura da Sicília. Um passeio feito com um guia de turismo se torna muito mais interessante e com ela é possível descobrir tanta coisa legal, que durante um tour por conta própria, passariam totalmente despercebidos.

Guia de Palermo

Raffaella é uma guia oficial da Sicília habilitada em inglês e francês e tem 20 anos de experiência, mas há algum tempo ela decidiu aprender o português. Por morar em Palermo, sua especialidade são os city tours na cidade, mas ela também faz passeios nas cidades vizinhas, como Cefalù, Erice e Trapani.

Alguns tours que a Raffaella faz são os seguintes:

 

Passeios dentro de Palermo:

1) Tour Palermo Árabe-Normanda

Capela Palatina, em Palermo

City tour de 4 ou 7 horas à descoberta das igrejas e palácios de época árabe-normanda de Palermo, como o Palácio Real, a Capela Palatina e outros. Um itinerário tão importante a ponto de ser Patrimônio da Humanidade da Unesco.

 

2) Tour Palermo Barroca

Palermo

City tour de 4 ou 7 horas pelos palácios, igrejas e oratórios em estilo Barroco, espelho da riqueza e da potência das famílias nobres durante o domínio espanhol que durou quase 500 anos.

 

3) Tour A Nobreza de Palermo

Gostaria de reviver a atmosfera do famoso romance “O Leopardo”, de Tomasi di Lampedusa? Neste tour, é possível conhecer suntuosos palácios ricamente decorados que representam os tempos de glória da nobreza de Palermo.

 

4) Palermo Liberty

A Palermo da Bella Époque se reflete nos magníficos palácios da Família Florio, a qual fez de Palermo uma cidade verdadeiramente europeia. A esta família deve-se a construção do “boulevard ” Viale della Libertà, os teatros, as belas praças e residências em estilo Art Nuveau. Raffaella guiará vocês em um passeio pelo bairro liberty de Palermo, com uma visita à Villa Florio, recentemente restaurada, e a Villa Malfitano, imortalizada nas cenas de O Poderoso Chefão.

 

5) Palermo e seus museus de arte

Se você ama a Arte, mas especificamente a pintura, não pode deixar de fazer uma visita ao Museu Palazzo Abatellis,  onde você encontrará obras de arte de Antonello da Messina, como a belíssima “Annunziata” e de outros grandes artistas europeus.

A Galeria de Arte Moderna é o segundo museu que faz parte do tour, com suas obras de arte do impressionismo siciliano e não só, além das obras dos grandes mestres do século passado, como Tommaso Guttuso. Tudo isso inserido em um bairros históricos mais fascinantes de Palermo!

6) Tour Degustação & Cultura

Palermo cidade do gosto, das cores e da cultura! Descubra a cultura da cidade através do sabor dos doces típicos, tomando um cafezinho na loja de café mais antiga da cidade e curtindo os aromas, as cores e sabores no mercado antigo. Duração: 3h. Degustação de alguns produtos típicos incluída.

 

Passeios fora de Palermo (exigem deslocamento de carro)

1) Tour em Cefalù*

Catedral de Cefalù

Um city tour de 4h descobrindo as belezas naturais e medievais da pequena Cefalù, que vão bem além de suas praias.

 

2) Tour em Erice e Segesta saindo de Palermo*

Templo de Segesta

Um passeio de 8h saindo de Palermo para Erice, um dos burgos medievais mais bonitos da Itália, e Segesta com seu templo e teatro grego.

 

3) Tour de 1 dia de Palermo a Agrigento*

vale dos templos

Um passeio ideal para quem tem pouco disponível e quer fazer um bate e volta para Agrigento, saindo de Palermo. Conhecer o incrível Vale dos Templos em um tour guiado e privativo é uma experiência inesquecível.

 

4) Tour em Castelbuono*

Castelbuono é uma cidadezinha no coração da cadeia montanhosa das Madonias, caracterizada, entre outras coisas, pelo ar puro que se respira e por seu aspecto medieval, típico das cidadezinhas do interior da Sicília, que parecem ter parado no tempo.

Castelbuono também é conhecida pelo mestre pasticcere Fiasconaro, que fez do seu “panetone artesanal das Madonias” um produto exportado no mundo inteiro!
Ótima comida, incríveis doces, em um lugar encantador em meio à natureza. O que mais pedir?

 


Notas:

  • Os passeios assinalados com um asterisco (*) exigem deslocamento com um veículo próprio. Caso não disponham de um carro alugado, há a opção de contratar um transfer particular com motorista.
  • Os passeios não incluem bilhetes para entradas nos museus, palácios e sítios arqueológicos;
  • Todos os tours são privativos, ou seja, só vão participar você e seus acompanhantes;
  • É possível combinar também passeios para outras localidades no oeste da Sicília, por exemplo Trapani, Castelbuono, etc, tudo de acordo com as suas necessidades!

 

Tem interesse em contratar os serviços da Raffaella? Preencha o formulário abaixo e solicite um orçamento. Se tiver outras exigências, não deixe de especificar na mensagem.

Seu Nome:

Email:

Número de pessoas:

Datas possíveis para o passeio:

Nome do hotel ou outra estrutura onde estará hospedado:

Qual(is) tour(s) gostaria de fazer em Palermo? (marque os passeios que lhe interessam)
Palermo Árabe-NormandaPalermo BarrocaNobreza de PalermoPalermo LibertyPalermo e seus museus de arteTour Degustação & CulturaOutro (informe na mensagem)

Também gostaria de fazer passeios fora de Palermo? (marque os passeios que lhe interessam)
CefalùCastelbuonoErice e SegestaAgrigentoOutro (informe na mensagem)

Mensagem:

 

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

12 Comentários

  1. Achei o tour à pé que fizemos com a Raffaella excelente! Ela fala bem o português, tem um ótimo conhecimento de história, o que tornou o passeio muito interessante! Levou-nos a todos os pontos do roteiro com muita boa vontade e atenção deste o início até o final do tour!

  2. Olá Patricia ,já te escrevi.tenho 10 dias na Sicília.
    Chegarei por Catânia.
    Penso em ficar 5 dias em Catânia e 5 em Palermo. Pois parto de Palermo para Roma.
    Você acha que essa distribuição de dias está correto.
    Grata
    Marina

    • Oi Marina,

      Imagino que você tenha dividido o roteiro assim, pensando em fazer vários bate e voltas, não é? Se for, a distribuição está boa, sim. Tanto em um “lado” da Sicília, quanto no outro, há muita coisa para ver.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Ola Patricia
    Estou indo npara Sicilia em Setembro
    Gostaria de saber ,qual cidade devo chegar primeiro ,partindo de Roma
    volto de trem para Napoles, melhor comprar os bilhetes de trem aqui no brasil.
    Pretendo ficar 8 dias,quais cidades devo me hospedar ,quero conhecer o maximo que puder.
    Voce teria uma dica de alguma cidadezinha de interior bem rural, que produz algo da regiao.
    Aguardo resposta
    Abraços
    Denise

  4. Olá Patricia . Estivemos na Sicilia este mês, foi uma experiência deliciosa e impar !
    Seu Blog foi muito “estudado” antes da viagem e várias vezes, em nossas andanças por lá, citávamos suas dicas como se você fosse uma amiga nossa rsrsrs. Um ponto importante foi a Rafaella Nicollini , nossa guia para um passeio árabo – normando em Palermo . Ela é simpática , interessada e sempre pronta a responder nossas dúvidas . Vale super !!!!!!! Muito obrigada pelas dicas e parabéns pelo conteúdo do seu blog . Abraços Rachel

    • Olá Rachel,

      Fiquei muito feliz com a sua mensagem! Para mim é maravilhoso saber que o que eu escrevo realmente é válido.
      Contei para a Raffaella o que você escreveu e ela também ficou super feliz.

      Um grande abraço!!

      Patricia

  5. Oi, Patricia! Quero agradecer a sua ajuda na nossa viagem e as suas dicas nesse site, teria sido muito mais complicado organizar o passeio sem ele. Fizemos um tour c/a Raffaella, foi excelente! Ela é mega bem humorada, rápida, inteligente e muito sabida. Estivemos nos Oratórios di San Cita e del Rosario di San Domenico, duas preciosidades barrocas, no Palazzo Mirto e na Martorana e tudo ficou muito mais interessante com a narrativa da nossa guia. Valeu!!!!!

    • Olá Cristiane!

      Fico muito feliz que tenha gostado dos passeios! A Raffaella é uma querida e muito divertida. Até quem não se interessa por arte ou história gosta! Vou passar a sua mensagem para ela, que irá amar.

      Um grande abraço,

      Patricia

  6. * separar-me = deparar-me

  7. Ao separar-me com o Descobrindo a Sicília na internet simpatizeis cara. Nos primeiros e-mails trocados, apaixonei-me. Como gosto de esperar o trem na estação, entrei em contato muito cedo, acho que em março para agendar para janeiro. Neste interim fomos trocando mensagens até que em agosto fechamos o passeio. Estávamos em um cruzeiro e nosso tempo seria de algumas horas em Palermo. A Raffaella, nossa guia, foi nos apanhar no porto. Foi um dia maravilhoso, com direito a comidas locais, passeio por áreas não turísticas e de interesse turístico. Tomamos café, fomos ao mercado, almoçamos em uma mesa a que estavam o Governador da Sicília e assessores. Tudo em um clima maravilhoso. Raffaella fala muito bem o português e é super simpática, atenciosa e informativa. Obrigado ao Descobrindo a Sicília e a nossa maravilhosa guia Raffaella. Até breve, vcs despertaram a vontade de voltar em um clima menos frio.

    • Olá Luiz,

      Fico muito feliz que tenham gostado do passeio. A Raffaella adorou guiar vocês. Que pena que o dia não estava tão bonito, se fosse um belo dia de sol certamente o passeio teria sido ainda mais marcante.

      Um grande abraço e os esperamos de novo aqui na Sicília.

      Patricia

Comente!