Logo

Amêndoas de Avola, Sicília

Amêndoas de Avola, um dos produtos top da Sicília

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

A amendoeira é uma planta conhecida desde a Antiguidade e muito difundida na Bacia do Mediterrâneo, principalmente na Sicília, tendo sido trazida pelos gregos e pelos fenícios. Hoje em dia, as amêndoas fazem parte da maioria das receitas de doces sicilianos e estão presentes em todos os âmbitos da gastronomia, dos pratos salgados às bebidas.

Aqui na Sicília, quando pensamos em amêndoas, pensamos imediatamente na cidade Avola, localizada a poucos quilômetros de Siracusa. Foi no Val di Noto, entre Siracusa e Ragusa, que as amêndoas encontraram um ambiente ideal para crescer em harmonia com o território, tornando-se um produto de altíssima qualidade, de forma elegante e sabor muito genuíno.

A Sicília é a segunda maior produtora de amêndoas do mundo, perdendo somente para a Califórnia. As amêndoas de Avola, em particular, possuem uma qualidade superior em relação às outras amêndoas produzidas em outros lugares do mundo e isso já foi comprovado cientificamente. É uma variedade que contém muito mais amigdalina, a vitamina B17.

Graças ao FoodTour Sicilia, evento organizado pela comunidade Instangramers Sicilia, fui convidada por eles para conhecer o processo de produção das amêndoas de Avola e a sucessiva transformação delas. Uma honra!

Visitamos uma plantação de amêndoas e pudemos ver ao vivo a colheita dos frutos, a qual acontece entre os meses de Agosto e Setembro. Eu nunca tinha visto uma árvore de amêndoas e muito menos o fruto fresco.

Amêndoas de Avola, Sicília

A amendoeira e, no detalhe, as amêndoas ainda na árvore.

Amêndoas de Avola, Sicília

A colheita. As árvores são sacudidas e as amêndoas caem sobre essa rede.

O presidente do Consórcio de Produtores de Amêndoas de Avola (Consorzio della Mandorla di Avola) nos explicou que existem bem três tipos de amêndoas: a Pizzuta, que tem uma casca mais dura e lisa, usada principalmente em doces de alto nível e para a produção de confeitos (é uma amêndoa mais “elegante”); a Fascionello, menos elegante que a pizzuta, mas tão delicada quanto, usada também em doces; e a Romana, menorzinha, de forma mais irregular.

Amêndoas de Avola, Sicília

Uma vez colhidas, as amêndoas seguem para os estabelecimentos e sucessiva transformação. Elas são descascadas por máquinas e então expostas ao sol para secarem.

Nós visitamos a Munafò, uma empresa que desde os anos 50 produz e comercializa amêndoas, sempre no respeito do meio ambiente e mantendo as antigas tradições.

Amêndoas de Avola, Sicília

Fase de descascamento das amêndoas. Hoje essa operação é feita por máquinas, mas imaginem que algumas décadas atrás, tudo isso era feito à mão e por mulheres.

Combinando métodos tradicionais, pesquisa e equipamentos de alta tecnologia, a Munafò processa e comercializa produtos orgânicos com a finalidade de oferecer aos próprios clientes todo o potencial nutricional das amêndoas.

Pudemos ver como acontece a secagem das amêndoas. Na foto abaixo, com meus pés e as amêndoas estendidas ao sol, servem para ilustrar como se dá o processo. Praticamente a cada duas horas, uma pessoa caminha empurrando as amêndoas com os pés. Nesta fase, nada de máquinas!

Depois de todo o processo, as amêndoas são selecionadas de acordo com as características de cada uma. Aquelas menores e de forma irregular, acabam sendo moídas para serem utilizadas no preparo de doces ou outros produtos.

Amêndoas de Avola, Sicília

Depois de conhecer todas as fases do processamento das amêndoas, não nos restava que saborear as guloseimas de Avola. Visitamos o laboratório da confeitaria Dolci Tentazioni e vimos de perto como é feito o delicioso leite de amêndoas. Basta 1 litro de água, 200g de amêndoas moídas e açúcar à gosto, tudo batido no liquidificador, para produzir uma bebida maravilhosa!

Amêndoas de Avola: Fazendo o leite de amêndoas

Amêndoas, água e açúcar: basta pouco para transformar esses três ingredientes numa bebida muito saborasa, o leite de amêndoas!

 

Dicas de onde comprar produtos derivados de amêndoas

Os produtos à base de amêndoas podem ser encontrados em toda e qualquer loja de produtos típicos sicilianos. Em Avola, conheci a Genesis, uma loja enorme que produz e comercializa muitos produtos interessantes feitos com os mais variados ingredientes sicilianos. Quem quiser levar pra casa um pouco da gastronomia siciliana, dá uma passadinha na Genesis. É a minha dica!

Produtos derivados de amêndoas

O pesto de amêndoas é um dos meus produtos preferidos. É a base para preparar um prato típico dessa área da Sicília, uma massa que leva vôngole e amêndoas. Uma delícia.

A loja fica numa estrada entre Avola e Noto, na Contrada Calabernardo (coord. 36.882309, 15.130622), mas há vários outros revendedores dos produtos deles, que você encontra no site www.genesisfood.it.

As amêndoas de Avola são um produto de altíssimo nível e um dos mais importantes da Sicília. Não deixe de experimentá-las em sua forma natural ou em uma das mais incríveis guloseimas que você pode encontrar por aqui: em torrones, granitas, em simples biscoitos ou num belo prato de espaguete!

 

Reserve já seu hotel na Sicília!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Curta o blog no Facebook!

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Comente!