Logo

Picasso em Catania

Exposição “Picasso e Suas Paixões” em Catânia

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Os achados arqueológicos e as obras de arte do Museu Cívico de Catânia, localizado dentro do Castelo Ursino, cederam espaço à arte moderna de Pablo Picasso. Ficará em cartaz até 28 de Junho de 2015 a exposição “Picasso e le sue passioni”, um percurso à descoberta das paixões que acompanharam o artista durante toda a sua vida.

A mostra foi inaugurada no dia 04 de abril e eu pude visitá-la já no segundo dia da exposição. O Castelo Ursino se encontra no centro histórico de Catânia, a 10 minutos da Catedral da Cidade. O Museu Cívico possui coleções de objetos, esculturas, mosaicos e pedaços de monumentos de época grega e romana, além de uma pinacoteca com obras de artistas de Catânia.

Castelo Ursino em Catânia

O castelo e a propaganda da exposição “Picasso e le sue passioni”.

O acervo que faz parte da mostra Picasso e Suas Paixões conta com mais de 200 obras, entre gravuras, pinturas (das quais, uma inédita), vasos de cerâmica, os quais representam os temas que o artista catalão mais gostava de tratar. De fato, na primeira sala da exposição são mostradas 27 obras que retratam sua paixão pelas touradas, a suite “Tauromaquia”. As gravuras foram feitas com a técnica da água-tinta, o que possibilitou a Picasso enfatizar a emotividade das cenas. Todas as gravuras são assinadas por Picasso.

Gravuras de Picasso

Parte da série “Tauromaquia”.

A maior parte das obras expostas provém de coleções privadas e do Centro de Arte Contemporânea de Mijas, Málaga. Algo que me impressionou bastante foi a harmonia existente entre as coleções permanentes do museu de Catânia e aquela de Picasso. Aparentemente são tipos de arte que nada têm a ver uma com a outra, mas na sala das cerâmicas, por exemplo, era quase impossível distinguir os vasos gregos daqueles produzidos por Picasso.

As séries de gravuras expostas são: “La Suite des saltimbanques” (1913) 14 gravuras água-forte, “Le Tricorne” (1920) 33 gravuras a buril, 20 Poemas de Góngora, (1958) 41 gravuras água-forte e água-tinta, Carmen (1949) 40 gravuras a buril, Tauromaquia (1959) 27 gravuras água-tinta, Barcelona Suite (1966) 5 litografias a cores, La Célestine, (1971) 68 gravuras água-forte e água-tinta.

Além das gravuras, há uma pintura exposta ao público pela primeira vez. É uma obra proveniente da coleção de Dora Maar, uma das mulheres de Picasso.

Picasso em Catania

Obra inédita: Figura de mujer inspirada en la guerra de España.

Informações úteis sobre a exposição

– Horários: de Segunda a Sexta, das 9 às 19h; Aos Sábados, das 9 às 23h; Domingos, das 9 às 22h. (a bilheteria fecha uma hora antes);

– Valor do ingresso: Inteiro, € 9,50 (valor do ingresso ao museu, que já inclui a exposição);

– O castelo Ursino fica na Piazza Federico II di Svevia, centro de Catânia-

– Para não esquecer: a exposição fica em cartaz até 28 de junho de 2015.

 

No dia em que visitei a exposição, o museu estava repleto de crianças. Há uma área dedicada a elas, onde podem desenhar e pintar as obras de Picasso. Uma experiência sem igual, não? Leve seus filhos ao museu!

 

Reserve já seu hotel na Sicília!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Curta o blog no Facebook!

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

Comente!