Logo

A Sicília na Primavera

A Sicília na Primavera

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

A primavera é um dos melhores períodos para visitar a Sicília. Por outro lado, é também a estação que mais complica a vida na hora de se vestir. Explico: há uma boa diferença entre as temperaturas mínimas e máximas e nem sempre é fácil advinhar como vai ser o tempo durante o dia.

 

Como é a Sicília na Primavera?

A primavera é, sem sombra de dúvida, a estação do ano perfeita para quem quer visitar as cidades e passear pelos sítios arqueológicos com tranquilidade, sem ter que enfrentar o calor e a multidão dos meses de verão.

Nos últimos meses da primavera, ou seja, maio e junho, quase sempre dá para curtir uma prévia do verão e, o melhor, pagando preços da baixa estação.

 

A Sicília em Março

Março é um mês instável, mas normalmente não chove por vários dias consecutivos. A região norte da Sicília é aquela mais chuvosa nesse período. Apesar de ser o mês de início da primavera, costuma fazer ainda bastante frio (para os padrões sicilianos) e muitos dias, principalmente na primeira quinzena, ainda possuem a cara do inverno.

Nas cidades no nível do mar, a temperatura média máxima em Março fica por volta dos 18ºC e a mínima por volta dos 7ºC.  Nas cidades montanhosas do interior da Sicília há uma diferença notável de temperatura e as máximas ficam por volta dos 10ºC.

Se você viaja no início de março, é melhor trazer algumas peças mais pesadas, mais adequadas ao clima do inverno. Veja AQUI quais.

 

A Sicília em Abril

No mês de abril ainda há uma grande oscilação das temperaturas, mas os dias são mais longos e as manhãs de sol já pedem para deixar as roupas de lã no guarda-roupa. A temperatura média máxima nas cidades litorâneas é de 20ºC e a mínima 8ºC. Notem a grande diferença entre o dia e a noite.

É também em abril, lá para o final do mês, que os corajosos de plantão começam a tomar sol nas praias e encarar os primeiros mergulhos. Um exagero, na minha opinião.

 

Dicas do que colocar na mala caso viaje em Março ou Abril

Março e abril são meses em que é necessário se vestir no estilo “cebola”, com duas ou três camadas de roupa. Normalmente de manhã cedo as temperaturas ainda estão bem baixas, mas depois das 10h da manhã em um dia ensolarado, você sentirá a necessidade de tirar seu casaco. Por isso a minha dica é que você aposte em roupas de manga comprida de algodão e moletons e casacos menos pesados do que aqueles usados no inverno.

Mulheres, tragam:

primavera 1

O que vestir da segunda metade de março ao fim de abril.

– Blusas de manga comprida de algodão;

– Blusões de lã leve ou fio de algodão;

– Cardigãs para usar com camisetas;

– Calças jeans, de sarja e leggings;

– Botas e sapatos fechados;

– Echarpes e lenços;

– Trench coat ou casaco similar;

– Jaquetas de couro ou de nylon com forro.

 

Homens, tragam:

primavera 3

– Camisas de manga comprida;

– Moletons;

– Suéters de algodão ou lã leve;

– Casacos couro ou de nylon com forro;

– Casacos tipo blazer de lã;

– Calças jeans ou de sarja;

– Sapatos fechados e impermeáveis.

A Sicília em Maio

Tá aí um dos meses mais agradáveis para visitar a Sicília, perfeito para longos passeios ao ar livre. Maio e início de junho são uma mini prévia do que vai ser o verão, e como falei anteriormente, são meses em que é possível curtir uma boa praia (apesar da água ainda super gelada), sem ter que pagar os altos preços da alta estação.

Em maio a temperatura média máxima é de 24ºC, a mínima 12ºC. Agora a dica de quem mora na Sicília: apesar dessas estatísticas, as temperaturas de maio podem variar muito de ano para ano. Houve anos em que fazia um calor de 30ºC, mas em 2014, por exemplo, os termômetros tiveram que esperar até o início de junho para chegar na casa dos 30.

 

Dicas do que trazer na mala caso viaje em Maio

Essas são as minhas sugestões de peças de vestuário coringa que não podem faltar na sua bagagem.

 

Mulheres, tragam:

O que vestir na Sicília na primavera

– Camisetas de manga curta e manga 3/4;

– Vestidos de manga comprida de tecido leve;

– Boleros;

– Coletes;

– Casacos leves;

– Blazers de algodão ou outro tecido leve;

– Sapatilhas e  sapatos semi-abertos;

– Calças jeans;

– Roupas de banho (a partir do fim de maio).

 

Homens, tragam:

O que vestir na Sicília na primavera - homens– Camisetas de algodão (usem e abusem);

– Camisas de manga comprida;

– Coletes;

– Casacos leves;

– Calças jeans;

– Tênis e sapatos confortáveis;

– Roupas de banho (a partir do fim de maio).

 

Uma observação importante: Independentemente do mês que você viaja, eu gosto sempre de lembrar que, se você for fazer uma excursão ao Etna, você precisa trazer um agasalho adequado para temperaturas mais baixas. Na primavera, mesmo fazendo um pouco mais de calor nas cidade no nível do mar, a 2000m de altitude, a temperatura pode ficar até 10 ou 15ºC mais baixa do que aquelas no nivel do mar.

 

Tempo bom, preços de baixa estação, o que você está esperando para vir para a Sicília na primavera?

Antes de viajar, dê uma olhadinha na previsão do tempo ou clique AQUI.

 

Reserve já seu hotel na Sicília!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

23 Comentários

  1. Oi Patricia , adorei as informações sobre o clima e temperaturas na primavera!
    Estarei na sicilia durante 7 dias no final de abril , com carro alugado … Estou meio perdida com o roteiro , vc pode me dar algumas dicas ?
    Faço a travessia da Reggi Calabria para Messina no dia 25 de abril
    Obrigada e abraços

    • Olá Natalia,

      Você pretende ir se deslocando de carro pelas principais cidades da Sicília? Já reservou algum hotel? Eu te aconselho a ir selecionando os lugares que gostaria de visitar e então ir fazendo o esboço do seu roteiro. Eu não tenho nada de pronto começando por Messina, mas você pode criar um roteiro que inclua também Taormina, o Etna, Catania e Siracusa. Como você vai ficar só uma semana, é bom não ir para o outro lado da Sicília, porque senão o roteiro ficaria muito apertado.
      Dá uma olhada nos roteiros que tem aqui no blog: http://descobrindoasicilia.com/tag/roteiros-pela-sicilia/ e também nas minhas dicas e bate e volta: http://descobrindoasicilia.com/tag/dicas-de-bate-e-volta/

      Um abraço,

      Patricia

  2. Olá Patrícia. Achei muito legal o seu blog.Parabéns.
    Como estou planejando uma viagem para a Itália no próximo ano e pretendo incluir no roteiro, uma semana na Sicília, no final de abril, peço uma dica para você: é melhor ficar em uma única cidade e a partir dela fazer os passeios pela ilha ou seria interessante dividir a estada em duas ou três cidades. Qual cidade (s) você indica.

    • Olá Fausto,

      Que bom que gostou do blog!

      Bem, se a sua ideia é conhecer as principais atrações da Sicília, incluindo, por exemplo, Palermo, Agrigento, Taormina, Siracusa, fica mais complicado se hospedar em uma só cidade, considerando as distâncias. Eu geralmente aconselho a pessoa primeiro colocar no papel os lugares da Sicília que quer visitar, e então definir as bases. Para um roteiro de uma semana o ideal é mesmo estabelecer duas ou três bases. Caso precise de ideias de roteiros, veja esta dica: Roteiro pela Sicília: a viagem de 8 dias de Cláudia e Walther. É um roteiro de 8 dias, mas pode servir de inspiração.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Obrigada Patrícia. Você sempre tão atenciosa. Um beijo.

  4. Oi Patrícia, tudo bem? Como está o clima por aí? O que devo colocar na mala pra primeira quinzena de junho? Obrigada.

    • Oi Tatá,

      Desculpa não ter respondido logo, mas tava viajando. Pode trazer roupa de verão porque tá calor. Ah, por segurança trás um casaquinho para a noite, mas pode ser um leve, porque durante a noite a temperatura cai um pouco (fica por volta de 20 graus), principalmente perto do mar.

      Beijos,

      Patricia

  5. Obrigada Patricia pela resposta! Vamos torcer para o sol permanecer forte e a temperatura agradável!
    Seu blog é ótimo e tem ajudado bastante na nossa viagem!

    Abraços!

    Karine

  6. Bom dia!

    Estou na Itália desde o dia 09.05, agora em Tropea. Estarei em Taormina a partir de quarta-feira, 21.05.16 e depois vou pra Favignana e San Vito Lo Capo. Como tem estado o tempo por aí? Vi um post seu no Instagram dizendo que a temperatura chegou a 30 graus em um dia da semana passada… Mas a previsão do tempo não me parece muito animadora. Confesso que, como brasileira, tenho sentido muito frio aqui na Itália…. Rs…

    Obrigada!

    Karine

    • Olá Karine,

      O tempo anda muito instável esses dias. Semana passada fez calor, hoje tá fazendo um sol forte, mas como está ventando muito, faz um pouco mais de frio. A previsão para essa e a próxima semana é de temperaturas máximas em torno dos 25 graus. Infelizmente esse não é um período ideal para fazer um roteiro como o seu, baseado em praias. O melhor mesmo seria vir a partir da segunda metade de junho!

      Um abraço,

      Patricia

  7. Olá! Patricia. adorei o blog e vc escreve de maneira muito agradavel, ja da vontade de fazer as malas… Vou para Sicilia dia 15.março e estou curiosa pelo cliente. Estou seguindo suas dicas, mas vc complementaria algo sobre o clima ? Vi q vc sugere uma mala variada nesse periodo.
    Desde ja agradeço as informações,
    Paula

    • Oi Paula, que bom que gostou do blog!

      Olha, este ano o clima aqui está louquíssimo. Teoricamente este deveria ser o período mais frio do ano, mas tem feito entre 18 e 20 graus todos os dias, praticamente 10 graus a mais!

      Então, eu normalmente indico uma mala variada porque de dia, sob o sol, dá para ficar até sem casaco, mas à noite as temperaturas caem. De qualquer maneira, para te dar uma resposta mais precisa, o ideal seria que você me escrevesse algo tipo uma semana antes da viagem, aí eu falo como estão as temperaturas. Porque com esse clima louco, vai que o “inverno” de verdade decide chegar justamente quando deveria estar indo embora?

      Um abraço,

      Patricia

  8. Olá Patricia! Amo seu blog e amo a Sicilia! Estive aí por 18 dias em maio do ano passado e agora pretendo fazer um curso de italiano em Taormina. A minha maior dúvida – razão pela qual ainda nao fiz a matrícula na escola – é se vou em junho, antes do verãozão e das férias, ou se vou em setembro/outubro. É que nesta estada de 1 mês gostaria de ir à praia, que nao consegui em maio porque estava frio. Quindi, puoi darmi qualche consiglio? Te agradeço muito! Baci

    • Olá Silvia!

      Ah Sicília apaixona, né? Sei bem como é… rsrs
      Olha, não dá para te dizer com certeza matemática que em junho já dá para tomar banho de mar. Houve anos em que foi um mês quentíssimo, mas este ano, por exemplo, nem tanto. Eu normalmente só começo a ir a praia em julho, mas é questão de gosto pessoal, porque eu acho a água em junho ainda muito gelada (acostumada com as praias do nordeste brasileiro!).
      Se você puder vir no início de setembro é melhor. Até metade do mês, as temperaturas ainda estão altíssimas e a água do mar agradável. Depois do dia 20 as temperaturas vão baixando um pouco, mas bem pouquinho, ao invés de 30 fazem 25 graus rsrs. Já em outubro é mais complicado, pode ser que chova.
      Espero ter ajudado!
      Um abraço,
      Patricia

  9. Oi Patrícia ! Estou adorando o seu site.. gostaria das suas dicas para o mês junho (depois do dia 20), quando estarei na Sicília. Quais roupas deverei levar (para mim e minha esposa)..? gostaria de conhecer as suas sugestões. obrigado.

    • Oi Sérgio, que bom que gostou do blog!
      Você vai chegar aqui junto com o verão, então traga as mesmas roupas que usaria no verão brasileiro ;-).
      Se você pretende fazer uma excursão ao Etna, traga também um casaco um pouco mais pesado.
      Em breve vou publicar um post com as temperaturas do verão siciliano. Fica ligado!
      Um abraço,
      Patricia

  10. Obrigada Patrícia.

  11. Oi Patricia, estamos estudando ir à Sicília do dia 24 a 31 de maio. Você acha que está época é boa? Os bares e restaurantes já estão abertos? Ou muita coisa fecha fora da alta temporada?
    Adorei seu site e orientações. Obrigada.
    Leila

    • Oi Leila,

      Considero o fim de maio um dos melhores períodos para visitar a Sicília. Já está tudo aberto e você poderá ter uma prévia do verão.
      Os hotéis e restaurantes que fecharam durante o inverno, já voltaram a funcionar agora no fim de março.
      Um abraço!
      Patrícia

  12. Oi Patricia, tudo bem? Estou com a viagem para a Sicilia toda pronta e muitas das decisões foram auxiliadas pelos seus comentários e orientações…obrigado e parabens pela dedicação. Sairei de Palermo no dia 02/05 para Napoles (após ter aproveitado a Sicilia) e planejo ficar uns 4 dias na costa amalfitana com pretenções de poder aproveitar as belezas da região e inclusive o mar…contudo poderia me dizer se esse período do início de maio seria possivel curtir praia em Capri e Positano? corro o risco de pegar frio e chuva?
    Antecipo agradecimentos, Cristiano

    • Oi Cristiano!

      Olha, acredito que o as temperaturas na Costa Amalfitana sejam parecidas com a da Sicília. NORMALMENTE (com letras maiúsculas porque não dá para confiar 100% na meteorologia), no início de maio as temperaturas durante o dia ficam por volta dos 23, 25 graus, mas a água do mar ainda está muito gelada e por isso quase ninguém toma banho de mar. Acho improvável que você pegue dias de chuva e frio, vamos torcer para que sejam lindos dias de sol.
      Um abraço,
      Patricia

  13. Oi estou indo a Italia agora abril e ficarei 15 dias estou querendo ir a Sicilia e ficar 4 dias onde ficaria mais colocado para 4 dias ou seja o que visistar e onde ficar pois depois iremos para Milao .. Outra informacao é sobre onde e qual a melhor regiao para ficar em hotel bom e restaurantes adoramos movimento bacana e adoramos uma boa comida e um bom vinho..Obrigado..

    • Olá Marcelo!

      Quatro dias para ver a Sicília são bem pouquinhos, mas se você só tem esses disponíveis, eu sugiro que você fique em Taormina e de lá faça passeios para o vulcão Etna, Castelmola e para Siracusa. É uma cidade lindíssima, com hotéis e restaurantes de alto nível. Se quiser ter uma ideia, dá uma olhadinha nas minhas dicas de hotéis em Taormina: http://descobrindoasicilia.com/2014/12/dicas-de-hoteis-em-taormina-os-mais-romanticos/
      Ah, e onde quer que você for na Sicílai, irá sempre comer e beber bem!
      Um abraço,
      Patricia

Comente!