Logo

Patricia Kalil

Inverno na Sicília: saiba como é e que tipo de roupa usar

Por

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Dezembro chegou e com ele, teoricamente, o frio. Teoricamente porque como já falei antes, o inverno na Sicília é imprevisível. Pode ocorrer dias bastante frios e outros em que a temperatura chega a ultrapassar os 20ºC. Por isso é importante colocar peças bem diversificadas na mala, de modo a estar sempre pronto para essas mudanças bruscas.

Dezembro, Janeiro e Fevereiro são meses de baixa estação e, depois das festas de fim de ano, muitos hotéis fecham para férias, retomando as atividades em fevereiro. A Sicília é uma ilha que recebe turistas todos os meses do ano, mas depois do dia 6 de janeiro o movimento nas cidades tipicamente turísticas cai bastante, por isso é o período que os hotéis escolhem como mês de férias, uma vez que trabalharam sem parar durante o verão.

No entanto, as cidades grandes como Catânia e Palermo não param. Aliás, é um período de bastante movimento, são cidades que não morrem durante o inverno, coisa que acontece com aquelas tipicamente de veraneio. Por este motivo, se você viaja para a Sicília no inverno, aposte em roteiros que incluam as cidades maiores, os sítios arqueológicos, museus e lugares de interesse artístico e arquitetônico.

 

A Sicília em Dezembro

As cidades litorâneas, como Taormina, Palermo, Catânia e Siracusa, têm uma temperatura média máxima de 17º e mínima de 7ºC. Costuma ser um período chuvoso no norte da Sicília, mas nem tanto no sul.

Dia 8 de dezembro é feriado nacional, dia da Imaculada Conceição. Além do dia 25, é também feriado no dia 26, dia de Santo Estevão (Santo Stefano). Os Parques Arqueológicos do Vale dos Templos e de Siracusa NÃO fecham nessas datas.

 

A Sicília em Janeiro e Fevereiro

Janeiro e Fevereiro são os meses mais frios do ano. As temperaturas, nas cidades no nível do mar, variam entre 5 e 15ºC. São também os meses em que o  Etna está com mais neve e, se a quantidade desta for suficiente, abrem as pistas de esqui do vulcão.

Além do dia 1º, é também feriado no dia 6 de Janeiro. Após esta data, terminam as férias de natal das escolas e o fluxo de turistas diminui bastante.

 

Dicas do que trazer na mala

 

Mulheres:

malainverno

– Calças jeans, de veludo e leggings grossas;

– Casacos de lã, feltro e pluma;

– Tricots e cardigãs;

– Bulsões de lã ou de tecido inteligente;

– Meia calça fio 80 (mínimo);

– Echarpes, pashminas e cachecóis;

– Sapatos totalmente fechados, botas de salto baixo, galochas, botas de salto alto para a noite.

– Um guarda-chuva.

 

Homens:

malainverno2

– Calças jeans e de veludo;

– Camisas e blusões;

– Casacos de lã, feltro e pluma;

– Cachecóis e gorros;

– Sapatos impermeáveis;

– Um guarda-chuva.

 

Mulheres e homens: Tragam peças básicas, segunda pele e roupas de manga longa tanto de lã quanto de algodão. Assim, você estará preparado também para os dias em que a temperatura estiver um pouco mais alta.

Quem for incluir o Etna no roteiro, deve trazer peças impermeáveis adequadas para a neve. Lembrem-se que o Etna possui mais de 3.000 metros de altura e lá em cima as temperaturas ficam bem abaixo de 0ºC. Não queiram imaginar o  que significa ficar com os pés molhados na neve!

 

Reserve já seu hotel na Sicília!*

* Se você acessa o site do Booking através da caixa acima e faz uma reserva, além de ter utilizado um dos sites mais confiáveis do mundo, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão. E o mais importante: nenhum encargo é repassado para você!

 

Curta o blog no Facebook!

Assine nossa newsletter mensal e receba dicas da Sicília no seu e-mail!

18 Comentários

  1. Oi Patrícia. Adorei suas dicas. Vamos passar 1 mês na Sicília em Dezembro e iríamos ficar em Taormina, mas depois das suas dicas, ficaremos em Catânia. Estamos indo eu, meu marido e minha filha que terá 1 ano e 8 meses. Como moro no nordeste do Brasil, difícil achar roupas de frio para criança. Você tem dicas de lojas para bebe na Catânia? Tem algum lugar que eu possa comprar pelo site? Ahhhh, tem dicas de programações com bebês? Obrigada! Beijos

    • Oi Bruna,

      Não sei se você chegou a perceber, mas nem todos os hotéis de Taormina ficam abertos o mês de dezembro inteiro. Ficar em Catania também facilita a locomoção e fazer passeios para os outros lugares da Sicília.
      Olha, eu não tenho filhos, então eu realmente não sei absolutamente nada de programações com bebês, mas vejo sempre nos museus também entretenimento para crianças.
      Em relação às lojas, talvez a maior aqui seja a Prenatal. Tem uma loja bem grande no shopping Porte di Catania e você também pode comprar online. Veja aqui: https://www.prenatal.com/it_it/

      Um abraço,

      Patricia

  2. Olá Patricia, gostaria de visitar a Sicilia por 12 dias em dezembro. Queria ficar hospedada em um hotel em Catânia. Alugar um carro e precorrer a ilha. Mas sempre baseada no hotel em Catânia. É possivel isso?

    • Olá Aparecida,

      Antes de mais nada, é preciso levar em consideração que a Sicília é muito grande e, para ver suas principais atrações, pode ser necessário ter que ficar em bases diferentes. Pelo menos duas, mesmo assim tendo às vezes que ficar um bom tempo na estrada. Por exemplo, para ir de Catania a Palermo são mais de 2h de carro, é um passeio possível, mas você não consegue ver quase nada da cidade em um único dia. Te aconselho a escolhar duas bases, uma para explorar a parte norte/oeste e a outra para explorar a leste.

      Um abraço,

      Patricia

  3. Oi, Patricia, tudo bem? Obrigado pelas informações aqui… Você sabe alguma coisa sobre como anda o processo de obtenção da cidadania aí nas comunes da Sicília?

    • Oi Vitor,

      Como não trabalho com cidadania e nem nunca tive que usar esses serviços aqui, não tenho a menor ideia sobre a velocidade dos processos. Realmente não tenho como te ajudar nesse sentido.

      Um abraço,

      Patricia

  4. Olá vou viajar em janeiro como vi em seus comentários que nesse período os hotéis fecham de férias existem residências que alugam quartos? Pretendo ficar 5 dias na região.

    • Olá Gerson!

      Eu escrevi que alguns hotéis fecham, não são todos e isso não acontece em todas as cidades. Em lugares como Catania e Palermo, por exemplo, que são cidades grandes, isso não acontece.
      De qualquer maneira, há também apartamentos para temporada ou quartos de aluguel. Tem também os chamados B&B (Bed and Breakfast) que têm um ótimo custo benefício. Você pode ver todas as opções de hospedagem disponíveis na cidade que você quer, no Booking: http://www.booking.com/region/it/sicilia.html?aid=393726&no_rooms=1&group_adults=1

      Um abraço,

      Patricia

      P.S.: 5 dias para a Sicília são poucos! 🙂

  5. Fico feliz em saber que o Etna não causa problemas. Tb. não tinha visto que moras em Catania. Te mandei umas perguntas espero ajuda. Obrigada Izabel

  6. Ola, parabéns pelo seu blog, tem dicas muito boas… vou viajar em janeiro para Sicilia, mas estou um pouco preocupada com o vulcão Etna que entrou em forte erupção ontem… Ainda não marquei hotel, devo evitar Catânia? parece me bastante próximo.
    obrigada

    • Oi Cristina,
      Te respondi lá no outro post. Não se preocupe com o Etna. A erupção dura pouco tempo e acontece nas crateras altas, nem se aproxima das cidades. Eu moro em Catania e aqui está tudo normal.

      Um abraço,

      Patricia

  7. Olá! Estamos pensando em ir para Itália em janeiro, mas não queremos pegar frio (rsrs). Contudo, se pegarmos, há outras opções além de esquiar? Qual o local mais quente? Vamos com pessoas de 4 a 80 anos. Me ajuda?

    • Olá Cristina,

      Esquiar deve ser a sua última opção de passeio aqui na Sicília, pos nem sempre há neve suficiente para abrir as estações de esqui! 🙂
      Como escrevi no texto acima, ao viajar em janeiro para a Sicília, prefira incluir no seu roteiro os sítios arqueológicos e as cidades de interesse histórico e arquitetônico: Palermo, Catania, Siracusa, Ragusa.
      Não sei quantos dias pretende ficar por aqui, mas esse roteiro talvez possa lhe dar algumas ideias. Os leitores viajaram no início do mês de janeiro: http://descobrindoasicilia.com/2015/03/dica-de-roteiro-8-dias-na-sicilia/

      Um abraço,

      Patricia

  8. Olá Patricia, o mês de outubro tem uma temperatura agradável para viajar pela Sicília?

  9. Agradeço! dicas valorosas, espero em breve conhecer toda Itália e apreciar esses lugares lindos. Grata Patricia!

    • Oi Valeria, eu que agradeço seu comentário. Um abraço!

  10. ai, mulher chic!
    saudades de ti, amiga linda.
    parabéns sempre.
    obrigada pela sua dedicação amorosa.

Comente!